Vinho: 8 Ideias Imperdíveis de Harmonização com Pães + Bônus

Hoje vou falar sobre um assunto bem legal e que muitos alunos do nosso Curso de Panificação Artesanal e leitores aqui do blog me perguntam bastante: harmonização de pães e vinho.

Eu sou padeira e não sommelier, mas também adoro combinar os pães que faço com um bom vinho, para relaxar, depois de um dia intenso de fornadas e mais fornadas… rs

Então, vou compartilhar com vocês algumas coisas que tenho aprendido nas minhas pesquisas sobre a arte de harmonização de vinho.

Dicas de harmonização de pães e vinho

Dica 1 – Quando o pão é o protagonista, use um vinho “coringa

Então, se o objetivo dessa harmonização é evidenciar o sabor dos pães, como é nosso caso, você pode utilizar vinhos chamados de “coringas”. Esse é o tipo de vinho mais interessante para testar a complexidade dos sabores dos pães. Alguns exemplos de vinhos coringas são o Pinot Noir, o Tempranillo ou Merlot, por exemplo.

No caso do Merlot, uma vez conversei com um sommelier em um supermercado, e ele me disse que esse vinho é o ideal para principiantes, ou seja, para pessoas que estão começando a se aventurar no mundo da harmonização de vinho, pois ele é bem fácil de se combinar e apreciar.

Gosto muito dos vinhos merlot chilenos.

Dica 2 – Para não errar, prefira sabores complementares para o pão e o vinho

Uma questão importante para quem está começando acertar logo de cara é buscar aromas de vinhos similares aos sabores dos pães.

Por exemplo, ao saborear um pão doce, a ideia é combiná-lo com um vinho também com aroma doce para não perder esse sabor adocicado. Se o pão tem um sabor mais forte, então melhor também escolher um vinho mais forte.

A ideia é que nenhum dos dois se sobressaia muito ao outro. Assim, nem o vinho, nem o pão seja mais marcante do que o outro.

garrafas de vinho

Pães e Vinho: Ideias de Harmonização

1-Panetones ou pães frutados

Os panetones e os pães frutados, como o Stollen, que ensino a fazer no nosso Curso de Panetone Artesanal Descomplicado, combinam bem com vinhos que valorizam essa característica doce. A Riesling é uma uva com sabor discretamente adocicado, que pode ajudar a valorizar esse tipo de pão. (Ps.: não estamos falando de vinho suave, ok?)

2-Baguette

As baguettes são pães de sabor neutro, então combinam com vinhos de uvas francesas como Pinot Grigio e Cabernet Sauvignon, que também têm sabor mais suave. Lembra da dica 2, sobre sabores complementares, então, olha ela trabalhando aqui também. 😉

3-Foccacia

As focaccias podem ter diferentes recheios, sendo os mais comuns como tomate, ervas e queijo, por exemplo. O clássico é composto apenas por sal grosso, azeite e alecrim. Uma receita simples e que combina muito bem com vinhos rosés.

4-Pão Italiano

O pão italiano, também conhecido como pão rústico, é um pão leve, mas que tem um pouco de acidez característica da fermentação natural. Esse pão combina bem com um Chianti, ou mesmo outros vinhos feitos com a uva Sangiovese, ou a uva Montepulciano.

Para aprender todas as técnicas da panificação artesanal e faze pão de fermentação natural de qualidade superior, conheça nosso Curso de Panificação Artesanal Descomplicada.

pães com vinho branco

5-Ciabatta

ciabatta é um pão de massa magra, que pode ser servido com um bom vinho branco encorpado ou mesmo com champagnes, Para quem vai saborear uma boa ciabatta, a bebida escolhida deve ser o Champagne, em especial aqueles feitos com uvas Pinot Noir, também chamados de Blanc de Noir, ou outros tipos de espumantes.

6-Cinnamon Rolls ou pães doces

Pães doces, feitos com chocolates, ou outros ingredientes que deixam a massa com um sabor fortemente açucarado, são ideais para combinar com aquele vinho do Porto que você adora, ou com os Rieslings mais adocicados, como falei acima.

7-Pão Australiano

Por ser um pão mais denso, de massa escura e levemente adocicado, a melhor opção é um vinho tinto, de corpo leve e frutado. Vinhos feitos com as uvas Pinot e Grenache podem ser boas pedida.

8-Pão Integral

Vinhos rosés são ótimos para combinar com pães saborosos, como os integrais. Como esses pães têm o sabor um pouco mais marcante, o rosé é uma ótima opção para complementar a experiência, deixando-a equilibrada.

Uma dica interessante é escolher rosés mais doces para pães mais adocicados, e rosés secos para pães com sabor mais forte.

Bônus: Pizza

  • Pizza de Calabresa – Cabernet Sauvignon, Tannat;
  • Pizza de Abobrinha – Chardonay, vinho verde branco;
  • Margherita – Greco di Tufo, Verdicchio;
  • Pizza de quatro queijos – Espumante Brut, Rosé, Vermentino;
  • Rúcula e tomate seco – Sauvignon Blanc

Conclusão

Nesse post mostrei como você pode harmonizar vários tipos de pães com vinhos que combinam melhor os sabores e aromas.

Você deve ter reparado que todos os pães que indiquei, você pode encontrar a receita aqui mesmo no blog, clicando no link do nome do pão. Aproveite para fazer essas receitas na sua casa e harmonizar depois com o vinho ideal. Garanto que não vai se arrepender!

Até a próxima!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *