O que é Levain (Fermento Natural) e como usar para fazer pão?

Essa pergunta pode parecer um pouco inusitada a essa altura do campeonato, então o que é Levain? O fato é que tenho ouvido algumas vezes essa questão, de algumas pessoas que estão chegando agora no blog ou lá no Instagram do Meu Pão Caseiro e não sabem ao certo o que seria esse tal de fermento natural e o que pode ser feito com ele. 

Assim, resolvi fazer esse post, para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto para quem nunca ouviu falar do nosso querido Levain.

Então, vamos começar pelo começo.

O que é Levain?

Para ser bem direta mesmo, já coloquei a explicação da pergunta nela mesma, lá em cima no título desse post. Sendo assim, Levain é exatamente o famoso fermento natural.

Isso nos leva a outra questão: será que existe fermento não-natural?

Na realidade o que queremos dizer com essa expressão é que o fermento natural não é aquele industrializado, que conhecemos como fermento biológico e pode ser facilmente encontrado na prateleira do seu supermercado favorito.

Os dois tipos servem para um único objetivo, que é fazer pão, mas a diferença está no tipo de pão e na complexidade de sabores que você vai conseguir quando utiliza o Levain.

Ele é muito usado para fazer pães artesanais de fermentação natural, que estão muito em moda hoje em dia.

Inclusive, estão surgindo várias padarias especializadas em fermentação natural por todo o Brasil. Então é possível que tenha uma perto da sua casa.

Agora já ficou claro que o Levain nada mais é do que um fermento para pão, mas não é só isso. Tecnicamente, o fermento caseiro, não industrializado, é um complexo de leveduras, bactérias e microorganismos que se alimentam da mistura de farinha e água e como subproduto dessa reação química gera gases que vão fazer o seu pão crescer, ficar macio e fofinho. 

Você já reparou como uma receita de pão sem fermento ou que leva muito pouco fermento, como o pão sírio, por exemplo, que leva apenas 3 gramas, não cresce muito e geralmente tem uma consistência mais dura e massuda? Pois é… a função do fermento é exatamente essa. Fazer sua massa de farinha e água virar um pão grande, vistoso, cheio de alvéolos.

Se quiser saber mais sobre como deixar seu pão macio e fofinho, veja esse post aqui.

Como criar seu Levain do zero?

Agora que você já sabe que o Levain é um tipo de fermento, criado a partir de leveduras e usado em pães de fermentação natural, chegou a hora de saber como criar seu próprio Levain. 

Isso mesmo, pois como o Levain é um fermento artesanal, ele pode ser criado do zero ai mesmo na sua casa, misturando apenas dois ingredientes.

Para saber como criar seu próprio fermento e começar a se aventurar nesse mundo da panificação artesanal, basta seguir as dicas que deixo aqui  nesse vídeo.

Como cuidar do seu fermento?

Se você começou a ler esse texto do começo, agora já deve saber o que é o tal Levain e já aprendeu também como criar seu próprio fermento natural ai na sua casa.

O próximo passo, então, é saber como cuidar do seu novo amiguinho da maneira correta.

“Mas eu não posso simplesmente guardar na geladeira e usar quando quiser?”

Pasmem… Essa é uma questão que recebo bastante aqui no blog e a resposta é muito simples: claro que não!

Para fazer pães maravilhosos usando seu Levain, você vai precisar cuidar bem dele, alimentá-lo no mínimo uma vez por semana e armazenar da forma correta.

Pode parecer complicado, mas não é. Com o tempo você pega o jeito.

Como sou bem boazinha, deixei aqui um texto explicando tudo o que você precisa saber sobre como cuidar bem do seu fermento. Dá uma olhada lá, que vale muito a pena. 

Se quiser saber mais sobre farinha de trigo e qual a melhor farinha para usar no seu pão, deixei um post sobre isso aqui.

Como aproveitar seu fermento para fazer um pão delicioso?

Agora que você já é um expert em fermentação natural, falta saber como fazer seu primeiro pão usando seu novo fermento.

Aqui no blog deixo várias receitas que são super fáceis de fazer e você vai poder aproveitar ao máximo o potencial do seu Levain.

Se ficou um pouco perdido, então comece com essas receitas que deixo aqui, que não tem erro.

Conclusão

Nesse texto falei um pouco sobre o que é Levain, como criar o seu e como cuidar dele para obter excelentes resultados com suas fornadas.

Se ficou aquela curiosidade e vontade de se aprofundar no assunto, indico meu curso de Panificação Artesanal Descomplicada. Lá você vai aprender a fazer pães maravilhosos e quem sabe começar um novo negócio…

Então é isso. Espero que tenha gostado do nosso conteúdo. Até a próxima!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *