Pão de calabresa e azeitona

Na receita de hoje vou ensinar você a fazer um delicioso pão de calabresa com azeitonas, que vai muito bem com aquele vinho ou uma cerveja artesanal.

Vamos à receita?

Ingredientes da massa do Pão de Calabresa e azeitonas

  • 350 gramas de farinha de trigo
  • 292 gramas de água (65%)
  • 105 gramas de fermento natural/levain bem ativo (se não tiver o levain, faça uma esponja misturando 4 gramas de fermento biológico seco, 52 g de farinha, 52g de água, espere ativar por cerca 1 hora e siga a receita normalmente)
  • 7 gramas de sal

Ingredientes do recheio

  • -117 g de calabresa picada em rodelas finas
  • Tapenade de azeitonas a gosto. A Rita Lobo tem uma receita que gosto bastante e é bem simples de fazer. Para aprender a fazer, clique aqui.

E se você ainda não tem o fermento natural, clique aqui e aprenda a fazer!

Modo de Preparo do Pão de Calabresa

1- Para começar a fazer o pão misture a farinha com a água e deixei descansar na geladeira em torno de 1 hora.  Este processo é conhecido como autólise

2-Após a autólise, acrescente o Fermento Natural e por fim o sal e sove a massa até ela ficar bem uniforme. Não tem necessidade de chegar no ponto de véu pois vamos fazer dobras que vão ajudar no desenvolvimento do pão. Você pode sovar na mão ou na batedeira. Para facilitar o processo nas mãos, faça a sova  “slap and fold”. Veja como fazer esse tipo de sova no vídeo abaixo:

3-Após a sova deixe a massa descansando por 30 minutos em temperatura ambiente ( 26 graus C)

4-Depois que a massa descansar, é a hora de fazer as dobras. Nesse pão fiz 4 dobras na massa. Para ver como faço as dobras, assista o vídeo abaixo:

5-Após as dobras, deixe a massa descansando em torno de 20 minutos em temperatura ambiente (cerca de 26 graus Celsius), e depois é hora da pré-modelagem. Fiz em formato bola, apenas juntando as bordas da massa para o centro, virando as emendas para baixo e tensionando um pouco. Este processo vai dar mais estrutura para a massa na hora da modelagem propriamente dita.

pré-modelagem do pão italiano

6-Tampei a massa e novamente deixei descansar por uns 20 minutos em temperatura ambiente de 26 graus Celsius. Após o descanso, é hora da modelagem. 

Modelagem do Pão

7-Na modelagem é o momento de acrescentar o recheio. Nesse pão recheei com calabresa picada em rodelas bem finas e tapenade de azeitonas. Ficou simplesmente divino. Veja como eu fiz a modelagem deste pão:

8- Feita a modelagem do pão, você tem duas opções:

  • Deixar fermentar em temperatura ambiente até quase dobrar de tamanho.
  • Tampar bem com um plástico para não ressecar e levar para a geladeira para fermentar durante a noite toda. Fique de olho para que não passe do ponto de fermentação. 

Hora de Assar o Pão

9-Depois da fermentação, é hora de assar o pão.  Quando o pão praticamente dobra de volume com relação ao início da modelagem, é hora de assar. Outra forma de observar que seu pão está no ponto é apertar levemente a superfície da massa e ela voltar devagar, deixando uma leve marca.

Se a massa fermentar pouco, o pão vai ficar pesado e massudo. Se deixar fermentar demais, a massa vai virar um balão e ao fazer o corte, o pão vai murchar.

Assando o Pão Italiano na Panela

10-Para assar o pão, primeiro pré-aqueça o forno junto com panela por aproximadamente 30 minutos à 250 graus.

11-Após aquecer bem o forno, vire a massa sobre um papel antiaderente ou tapete de silicone, faça o corte e rapidamente coloque a massa dentro da panela. Tampe e leve ao forno com a panela fechada por 30 minutos a 230 graus.

12-Depois de 30 minutos, reduza um pouco a temperatura do forno e retire a tampa, para que o pão caseiro possa dourar.

Obs.: As temperaturas aqui passadas servem apenas de referencial, cada forno é diferente e isso tudo pode variar muito. Com a prática, você vai aprendendo a entender o seu forno. 

Para dicas de como assar pão sem panela, clique aqui!

Conclusão

Por fim, deixe esfriar um pouco e está pronta nossa receita de pão italiano. Se gostou dessa receita, compartilhe com seus amigos e não esqueça de me seguir nas redes sociais. Me marque se fizer esse pão ai na sua casa. Vou adorar ver como ficou. Até a próxima!

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *