5 Dicas Para Reduzir Custos Na Sua Padaria

Uma das principais preocupações de todo empreendedor é como reduzir custos do seu negócio. Em uma padaria não poderia ser diferente, principalmente se você é um pequeno empresário dono de uma padaria artesanal ou se faz pães para vender a partir de casa.

Já falamos aqui no blog sobre dicas de como empreender vendendo pão caseiro. Falamos também sobre como começar um negócio de panificação e como embalar seus pães para vender. Dá uma olhada lá, que vale a pena.

Nesse post vamos falar sobre cinco pontos que devem ser observados com cuidado para não desperdiçar recursos escassos e economizar na gestão do seu negócio.

É importante pensar ainda que não basta sair cortando custos em todo lugar, pois isso pode comprometer a qualidade dos seus produtos ou serviços, então fique atento e não faça “economia porca”, como dizem no interior.

Qual a diferença entre custos fixos e variáveis?

Os custos fixos são também conhecidos como custos de estrutura. Entram nessa categoria o aluguel do ponto onde você montou sua padaria, aluguel de equipamentos e maquinário, se for o caso, serviços de limpeza, segurança, salários de funcionários, entre outros.

Os custos fixos são aqueles que estão menos sujeitos a variações devido a aumentos ou reduções na produção ou volume de vendas.

Os custos variáveis são os valores que se alteram conforme a produção e o fluxo da empresa. Ele sempre irá acompanhar as mudanças de volume. Sendo assim, se o nível de produção do mês for alto, os custos variáveis também irão aumentar.

São exemplos a mão de obra extra, matéria prima, comissão de vendas, logística de entrega, entre outros.

Como reduzir os custos no seu negócio?

1. Controle sobre o estoque é fundamental

Saber o que está guardado na sua despensa e refrigeradores é a melhor forma de evitar o desperdício. Assim, você evita gastos extras com matéria prima que vai parar no lixo.

É importante registrar em uma planilha a quantidade e validade dos produtos que você tem guardado, assim pode usar primeiro os que vão vencer primeiro e saber quais podem ficar armazenados por mais tempo.

Também é importante controlar o estoque para saber o que você já tem e não precisa ser comprado e o que vai faltar para a produção nos próximos dias.

Também é importante controlar as matérias primas que estão sendo mais usadas e aquelas que estão “encalhadas” no estoque, para não comprar demais coisas que estão saindo pouco.

2. Reveja periodicamente os contratos com fornecedores

Uma boa dica é estar sempre atento às novidades do mercado para saber se existem fornecedores de produtos ou serviços que você usa no seu negócio com preços ou condições mais vantajosas.

Um bom exemplo são os bancos. Com a entrada das fintechs no mercado, muitos bancos tradicionais ficaram defasados em suas taxas e serviços. então, trocar de banco pode ser um bom negócio, dependendo da sua realidade.

Você pode ainda negociar com o seu fornecedor atual, caso encontre condições melhores nos concorrentes dele. 

Esse levantamento ajuda muito a cortar custos no seu negócio.

3. Pense em investimentos que vão te fazer economizar

Um bom exemplo disso que estou dizendo é a energia solar. Se sua conta de luz está muito cara, talvez seja o momento de pensar em fazer um investimento em placas solares e economizar na conta de luz.

Muitas vezes as pessoas ignoram essas oportunidades, porque o investimento inicial pode ser um pouco alto, mas é preciso sempre pensar no longo prazo, quando se está falando de negócios.

4. Seja eficiente na contratação e demissão de funcionários

Tanto a contratação, quanto a demissão envolvem custos para o negócio, como treinamento, pagamento de direitos trabalhistas, etc.

Então é preciso fazer com inteligência e avaliar com cuidado a real necessidade de mão de obra da sua padaria.

Em alguns casos, recorrer à terceirização pode ser uma estratégia interessante.

Se for o caso de abrir uma vaga, avalie bem os candidatos e considere contratar os serviços de uma empresa especializada, para diminuir os riscos de demissão futura.

5. Não descuida da gestão financeira

Estar sempre atento à gestão financeira e do fluxo de caixa da sua empresa é fundamental para evitar desperdício de recursos.

Entenda de onde vem o seu dinheiro e onde ele é gasto. Isso leva ao entendimento de que talvez seja interessante investir mais em determinada linha de produtos e retirar outros produtos do seu  portfólio.

Essa análise vai te mostrar onde colocar seu dinheiro para gerar mais retorno para seu negócio e, ao mesmo tempo, onde não está valendo a pena investir recursos.

Conclusão

Então é isso. Se gostou desse post sobre 5 formas de economizar e melhora a gestão financeira da sua padaria, para reduzir custos no seu negócio, então compartilhe com seus amigos. Me siga no Instagram, que sempre deixo dicas interessantes por lá. Até a próxima!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *