Receita de pão australiano ‘aussie bread’

No post de hoje, vou compartilhar com vocês uma receita que faço há muito tempo, muito antes de pensar em ter o blog. Esta receita de pão australiano foi uma das primeiras receitas que aprendi a fazer, e deu muito certo desde o começo, o que acabou despertando em mim o amor pelos pães. 

Embora seja conhecido como pão australiano, ou aussie bread, a grande realidade é que este não é um pão típico da Austrália como todos pensam. 

Da mesma forma como o pão francês que conhecemos no Brasil não é conhecido na França, provavelmente se você pedir um pão australiano na Austrália, não saberão do que se trata. 

Esse nome se popularizou com a famosa rede de restaurantes Outback, que entre seus pratos serve a famosa costelinha no  barbecue como especialidade da casa.

Aqui em casa, vira e mexe a gente faz essa costelinha, mas das últimas vezes que fiz, resolvi dar uma abrasileirada no barbecue e fiz o molho com goiabada. Ficou divino!! 

Neste vídeo o mago da cozinha, Felipe Bronze, mostra como fazer a costelinha no forno e um molho de goiabada picante, que você pode fazer para acompanhar seu pão australiano:

A receita de pão australiano

Para fazer essa receita de pão australiano você vai precisar de poucos ingredientes, pois ela é bem simples de fazer. O mel dá um sabor todo especial à massa, e, embora muitas receitas levem centeio, esta não leva, porém, de verdade não senti nenhuma falta, e o sabor é muito semelhante (pra não dizer igual) ao servido nos restaurantes da famosa rede já citada acima.

Vamos à receita?

Ingredientes da receita de pão australiano ( aussie bread)

300 gramas de farinha de trigo

300gr de farinha de trigo integral

25 gramas de cacau em pó

60 gramas de açúcar mascavo

100 gramas de melaço ou mel

7 gramas de fermento biológico. Se quiser fazer com fermento natural, use 120 gramas (mas lembre-se de usar o Levain bem ativo, no pico da atividade e ter mais paciência durante o processo, espere o tempo da massa). 

30 gramas de manteiga em ponto de pomada 

306 grama de água 

1 pitada de sal

fubá para polvilhar

Modo de preparo

Para começar, misture a água,o fermento, o açúcar, o mel e a manteiga.

misturando os ingredientes da receita de pão australiano

Depois, acrescente as farinhas e o cacau.

acrescente a farinha e o cacau na mistura
misturando a massa da receita de pão australiano

E por fim, o sal

sal para a receita de pão australiano

Sove até a massa ficar bem homogênea e atingir o ponto de véu, então, tenha paciência. 

massa pronta

Chegar ao ponto de véu é importante para a textura final do pão, mas se a massa demorar a chegar muito no véu, tampe e deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Após o descanso, faça o teste do véu novamente e, se for o caso, volte a sovar.

massa no ponto de véu

 Depois da sova, tampe e então deixe crescer até dobrar de tamanho

deixe a massa crescer

Logo que a massa dobrar de tamanho, modele no formato que preferir. Você também pode fazer bolinhas ou neste formato mais alongado.

modelagem da massa do pão australiano

Veja como eu costumo modelo no vídeo abaixo:

Após modelar, polvilhe fubá sobre os pães e novamente espere dobrar de tamanho. 

pão australiano pronto para assar

Após dobrar de tamanho, faça os cortes com uma lâmina bem afiada. Eu uso lâminas de barbeiro, dessas que vendem em farmácias bem batatinhas, mas você pode usar outro tipo de lâmina, da sua escolha, desde que esteja bem afiada.

Eu uso sempre uma nova porque assim o corte fica bem definido. Já tentei até bisturi e outras formas, mas este foi o melhor jeito pra mim.

faça cortes transversais na massa

Hora de assar o pão australiano

Por fim, asse em forno médio em torno de 40 minutos. Não há necessidade de assar em panela ou fazer vapor pois neste caso queremos um pão com a casca mais macia.

Após assar, deixe esfriar sobre uma grade e pronto!!

Espero que gostem dessa receita de pão australiano, pois fiz com muito carinho. Se fizer a receita, me marque nas redes sociais. Até a próxima. 

Sobre o Autor

33 Comentários

    • Depende muito do clima aí na sua cidade. Se for quente, usando o fermento biólogico, ela dobra em mais ou menos 1 hora. Se você estiver usando levain, leva mais tempo, umas 3,4 horas no clima quente.. Tudo vai depender da observação mesmo. A gente tem que ter paciência de esperar o tempo da massa.

  1. Se for fazer com levain, devo misturar ele no pão na mesma fase que mistura o fermento seco? Isto é, na hora do mel, açúcar e manteiga.

    • Isso. Pode misturar junto com as farinhas. Você pode.fazer autólise tb. Ajuda a este pão a ficar mais macio e chegar no ponto de véu mais.rápido. Mistura apenas farinha e água e deixa descansando por uns 40 minutos. Aí depois acrescenta o levain os demais ingredientes. Qq.dúvida me fala.
      Bjs. Amanda

    • Oi! Pode fazer sim, até pra ajudar a chegar no véu. Pode fazer autólise também. Mas não tem necessidade de panela nem.vapor neste pão, porque a textura dele é mais macia.
      Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda

  2. Boa noite!!
    Vc falou mais acima sobre fazer a autólise é utilizar o levain. Posso fazer o processo de autólise também, porém utilizar o fermento biológico?
    Grata desde já!

    • Oi Barbara! Com certeza! Na autólise vc mistura apenas farinha e água e deixa descansando e depois acrescenta o fermento da sua preferência. Você vai ter os mesmos benefícios: massa mais maleável, diminuição do tempo de sova e pão mais volumoso. Qualquer dúvida me fala. Amanda

      • Fiz hoje e já está na ultima etapa de fermentação. Depois que assar, te enviarei uma foto lá no insta. Uma outra dúvida que fiquei é: quando fiz a autólise, notei q a massa ficou meio seca ainda, precisei ir amassando bem até encorporar toda a farinha. É assim mesmo ou talvez minha farinha aguentava um pouco mais de água? Utilizei a farinha de trigo Finna e a integral Dona Benta.
        Grata desde já, pela sua atenção mais uma vez!! =)

        • Oi!! A farinha integral pede um pouco mais de farinha mesmo. Se vc notou que estava muito dura a massa você pode tentar ir acrescentando água aos poucos e vendo até quanto ela aguenta.

  3. Oi Amanda! Tudo bem! Utilizando o levain, não precisaria deixar a massa fermentando na geladeira por umas 12 horas ou não é necessário?
    Muito obrigada!

    • Oi Michele! É mais uma questão de escolha sabe. Com ou sem levain, a gente pode fazer toda a fermentação em temperatura ambiente ou prolongar na geladeira pra obter os benefícios da longa fermentação. É mais uma questão de escolha mesmo. Dos 2 jeitos funciona. Resta saber qual o seu objetivo. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala blz? Bjs, Amanda

  4. Oi Amanda! Tudo bem!
    Utilizando o levain, não precisaria deixar a massa fermentando na geladeira por umas 12 horas ou não é necessário?
    Muito obrigada!

    • Oi Michele! É mais uma questão de escolha sabe. Com ou sem levain, a gente pode fazer toda a fermentação em temperatura ambiente ou prolongar na geladeira pra obter os benefícios da longa fermentação. É mais uma questão de escolha mesmo. Dos 2 jeitos funciona. Resta saber qual o seu objetivo. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala blz? Bjs, Amanda

  5. Fiz a receita e a massa ficou ótima, contudo gostaria da massa um pouco mais adocicada. Até quantos % poderia aumentar de açúcar ou mel sem comprometer a receita?

    • Oi! Em regra 1 pão doce pode ter até uns 25% e é o que já tem esse pão. Mas tudo é questão de gosto. Aumenta para uns 30% aumentando mais 20 gramas de açúcar que acredito que vá funcionar muito bem. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda.

    • Oi! Pode ser falta de sova. No começo da sova, a massa gruda mesmo. Mas com a sova ela começa a desgrudar. Se for sovar na mão, o tempo é mais ou menos uns 20 minutos. Mas se vocês sentir que ela está excessivamente grudenta, você pode acrescentar um pouquinho mais de farinha. As farinhas tem uma variação muito grande, tem dias que estão absorvendo mais ou menos água. Mas é bom não exagerar nesta farinha extra que a gente adiciona pois um pão com massa mais mole é um pão mais macio, fofinho. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala.
      Bjs, Amanda.

  6. Oie Amanda!
    Qual o processo se usar o levain?
    Em que momento coloco na massa?
    Posso trocar a manteiga por oleo pra fazer a versão vegana?
    Grata
    Rosimeri

    • Oi! Usa o levain bem ativo, no pico da fermentação e acrescenta ele logo junto com os secos e o açúcar. Faz a receita normalmente. Só os tempos da fermentação que serão beeeeem mais longos. Espera o tempo da massa. Não estranhe se demorar bastante. Mas no fim dá certo e este pão fica muito bom.

  7. Oi Amanda!
    Minha massa custa pra chegar no ponto de véu. Eu sovei na batedeira e notei que ela ficou meio pesada. Bati por 30 minutos, descansei na geladeira mais 30 e bati mais 30. Ainda assim não ficou no ponto de véu perfeito (a massa ficou um pouco rasgando). Será que faltou água?

    • Oi Bruna! Não, esta massa demora mesmo para chegar no ponto,já aconteceu muitas vezes comigo. A farinha integral e o cacau dificultam a chegar no véu. Faz assim, deixa descansando na geladeira uns 30 minutos e faz o teste. Provavelmente ela já vai estar bem maleável. Segue firme que vai dar certo. Este pão demora para dar o ponto e pode demorar para fermentar também mas vale muito a pena. O sabor fica muito bom. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala. Amanda

    • Muito obrigada. A gente tem cursos de panificação aqui no blog também. Na parte superior tem um campo só com cursos. Neste mês estamos com promoção no curso de Panetones. Qualquer dúvida me fala.
      Amanda


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *