No post de hoje vou mostrar a receita do pão de hambúrguer ao estilo do restaurante Madero.
Quem resiste à um bom hambúrguer?
Aqui em casa amamos hambúrguer. Meu esposo faz um hambúrguer muito bom, sem segredos, muito fácil de fazer. O único segredo está nos ingredientes.
Um bom pão, uma boa carne e queijo fazem toda a diferença.
Para ver como a gente costuma fazer o hambúrguer, assista este vídeo:
E, pra acompanhar um bom hambúrguer caseiro, sempre que posso, eu faço o pão.
Inclusive, já compartilhei duas receitas de pão de hambúrguer aqui no blog. Uma com fermento natural e outra com biológico, ambas bem simples de fazer.
Recentemente, eu conheci a famosa hamburgueria Madero e ficamos apaixonados pelo sanduíche, e principalmente, pelo pão que eles servem lá. É um pão bem crocante, no mesmo estilo do nosso pãozinho francês de cada dia, só que no formato de pão de hambúrguer. Bom demais.
Pois bem, como boa viciada em fazer pão que sou, não sosseguei enquanto não consegui fazer o tal do pão do Madero em casa. rsrs
E o resultado ficou bem legal. E é esta receita que vou compartilhar com vocês.
Ingredientes da esponja:
52 g de farinha
52 g de água
5 g de fermento biológico seco
ou 100 g de Levain bem ativo, no pico na fermentação.
Ingredientes da massa do pão do Madero
250 g de farinha
10 g de açúcar
5 g de sal
150 g de água
Toda a esponja ou levain que preparamos previamente
10 g de manteiga
Modo de preparo da esponja:
Para fazer a esponja, misturei a farinha, o fermento biólogico e a água, tampei e deixei fermentar por aproximadamente 60 minutos. Você pode usar também 100 g de Levain bem ativo, no pico da fermentação, só que neste caso o tempo para ativar o levain vai ser bem maior.
Modo de preparo da Massa do pão de hamburguer
Pra fazer a massa, misturei a farinha, o açúcar, a esponja, a água e o sal e sovei até incorporar bem.
Depois que a massa já tinha se desenvolvido, acrescentei a manteiga e sovei até o véu.
Fiz a massa de manhã bem cedo, tampei bem, coloquei na geladeira e deixei fermentar até o final da tarde. Lá pelas 17 horas tirei a massa da geladeira, modelei bolinhas de 75 g e coloquei em uma assadeira untada para fermentar até quase dobrar de volume. Você pode também começar o pão à noite, colocar na geladeira e assar no outro dia.
Corte do pão
Antes de levar os pães para o forno, polvilhei farinha, fiz 1 corte em cruz em cada 1 dos pãezinhos com a lâmina bem afiada e coloquei um pedacinho de manteiga em cada 1 dos pães.
Este processo deve ser bem rápido para não atrapalhar o desenvolvimento do pão. Se a gente faz o corte e demora para levar ao forno, ele sela e o pão não se desenvolve bem.
Hora de assar o pão de hamburguer
Depois que a massa cresceu é hora de assar. Para assar no forno a gás, preaqueça o forno a 230 graus por 30 minutos junto com uma assadeira vazia no fundo do forno.
Antes de colocar os pães, jogue cerca de 25 ml de água na assadeira vazia e coloque os pães para assar. Esta temperatura é só uma base pois cada forno é um forno. O mais importante é a observação.
O tempo de assamento vai variar muito de acordo com o seu forno. Deixe assar até ficar dourado.
Após assar, retire os pães do forno e deixe esfriar sobre uma grade e pronto!!
Então é isso pessoal. Se gostou dessa receita de pão de hamburguer ao estilo do Madero, compartilhe com seus amigos. Se fizer ai na sua casa, me marque, que vou adorar ver o resultado. Até a próxima!
Faça seu Levain do Zero
Quer aprender a fazer seu Levain do zero, sem complicação, com passo a passo simples e prático? E o melhor, totalmente grátis? Clique no link abaixo e saiba mais.
Mais Artigos interessantes
Receita de Pão Caseiro Italiano
Como Começar a Lucrar Vendendo Pão Caseiro
Converter Receita Para Fermento Natural: 3 Formas Simples de Fazer
Oi Amanda, que bom que encontrei sua receita de pão de hambúrguer estilo Madero!! Estava mesmo querendo fazer esse pão.
Depois que modelou as bolinhas, quanto tempo deixou em TA antes de fazer os cortes e colocar no forno?
Você tem algum vídeo dessa receita?
Obrigado pela receita e parabéns pelos lindos pães!!
Obrigada!!! Infelizmente não tenho vídeo da receita, apenas o post com as fotos. Depois que eu modelei deixei em temperatura ambiente em torno de 1 hora. Aqui é muito quente e fiz com fermento biólogico,então a fermentação ocorre bem mais rápida. Qq coisa me fala. Amanda
Ficaram perfeitos! Vou tentar fazer amanhã. Já alimentei o levain. Depois te marco no resultado. Obrigada Amanda!
Obrigada!!
Ficou com uma cara tão boa!!! Vc acha que fica mais gostoso com o biológico ou com o levain?
Obrigada Carol. Eu acho que neste caso, o biológico vai trazer uma maciez maior para o pão, mas com levain funciona bem também.
O meu fiz com levain e não sei porque mas não ficou igual. Na vdd não dobrou de tamanho nem depois de 3h30 de descanso. Cresceu só um pouco. Coloquei no forno e não deu certo
Oi Kelly! Seu levain estava bem ativo? Quando o meus pães com levain estão demorando muito, eu costumo fazer uma estufa esquentando una água no microondas e coloco os pães pra crescer do lado. Ajuda muito.
Olá Amanda, me desculpe a ignorância, mas vc disse que deixou a massa fermentando na geladeira. Sou leigo neste assunto mas gosto muito de fazer pães. Este período que vai na geladeira não interrompe o processo de fermentação?
Oi David,
Não interrompe a fermentação, ele apenas atrasa o processo, deixa mais lento, o que pode beneficiar sua massa. Quando você faz descansos na geladeira, precisa sovar menos sua massa diminui a necessidade de sova e evita que a massa esquente demais na sova.
Olá Amanda.
Legal esse tipo fermentação na geladeira, isso é bem interessante.
Esse processo é válido para este tipo de pão ou posso usar em outros tipos de pães?
Parecido com esse processo fiquei sabendo, de colocar água e gelo na masseira para misturar os ingredientes pois ali acaba gerando uma certa troca de temperatura esquentando muito a massa e fazendo esse processo a massa fica mais estável.
Faço pães sobe encomenda.
Tipo pão caseiro ou integral, também faço de batata(carro chefe das minhas encomendas) e de moranga com erva doce.
Obrigada pela atenção e por saber que gostas de fazer pães.
Oi Rodnei! Tudo joia? Sim, este processo de fermentar na geladeira e atrasar a fermentação pode ser feito em praticamente todo tipo de pão. E o melhor é que o pão fica bem mais leve, digestivo.
E sim, este processo de usar gelo durante o batimento da massa é bem legal pois ajuda a massa não esquentar demais e isto ajuda muito também nesta fermentação longa. Porque do contrário o pão fermenta muito rápido e não é tão legal.
Eu que agradeço. Qualquer coisa me fala. Amanda.
Por quanto tempo a massa tem que ficar na geladeira ? ( tempo mínimo e tempo máximo) . Se fizer a massa a noite, posso deixar na geladeira e assar no fim da tarde do dia seguinte?
Oi! Pode assar no outro dia sim. Só não é legal deixar muitos dias porque vai aumentar um pouco a acidez da massa. Mas até 72 horas já testei e ficou muito bom. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala.
Acabei de fazer e comer os que fiz, ficaram ótimos! Porém queria com a casca mais crocante, a dos meus ficou macia, alguma dica para deixá-las assim?
Oi! Você pode tentar fazer vapor durante os 15 minutos iniciais do assamento. Pode colocar uma assadeira vazia no fundo do forno pra aquecer junto com o forno e despejar água logo antes de colocar o pão. Você pode tentar também tampar a assadeira dos pães com papel alumínio para fazer vapor, deixa 15 minutos tampado e depois tira e termina de assar os pães. A gente vai tentando e observando os resultados pra ver se melhora a questão da crocância.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala. Bjs, Amanda.
Oi bom dia
Vou fazer essa receita, adoro o pão do madeiro mas só uma duvida depois que modelo os pães e ja posso colocar na geladeira? Os pães que faço sempre coloco em ambiente quente para crescer e fiquei nessa duvida neste tipo de pão.
Obrigada e parabéns pela receita
Oi! Tudo joia? Depois que eu modelo os pães, eu costumo deixar em temperatura ambiente até que eles dobrem de tamanho e já asso.
Eu gosto de deixar na geladeira logo que faço a massa, na primeira fermentação, antes da modelagem. Eu deixo a massa passar a noite na geladeira e no outro dia de tarde eu tiro, modelo os pães e deixo eles crescerem até dobrarem de volume em temperatura ambiente até a hora de assar. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala. Bjs, Amanda.
Bom dia,
tudo bem!!!
gostei muito da receita clara, objetiva, e simples.
obrigado
vou fazer e te informo.
abraço
Luiz
Oi Luiz. Que bom que gostou. Se fizer e postar me marca que vou adorar ver. Abraços.
Bom dia,
vou preparar hoje e assar amanhã.
gostei da receita.
obrigado
Bom dia,
Fiz a sua receita e ficou muito bom por ser a primeira vez.
Tive uma pequena dificuldade os pães não ficaram com uma abóboda, ficaram mais chatos.
Qual será o motivo?
aguardo
obrigado
Luiz
p.s. o sabor ficou excelente.
Oi Luiz, será que eles não fermentaram demais? Quando você modelou e deixou fermentar eles cresceram quanto tempo? Se eles crescem demais na hora de assar eles ficam disformes.
Acho que você matou a charada. Na próxima fornada vou ficar mais atento. Obrigado Luiz
Que ótimo!!! então eu consigo fazer a massa a noite e no outro dia a tarde tirar e modelar? Achei que perdia a fermentação deixando tanto tempo na geladeira, mas que ótima dica muito obrigada!!!
Com certeza! A massa vai ficar bem leve. Por nada, se fizer, me fala. Bjs, Amanda.
Olá! Tudo bem com vc? Fiz hoje e adoreeei! Ficou perfeito! Deixei fermentando na geladeira, das 22h00 de ontem, às 14h00 de hoje!
Devido ao sucesso, amanhã repetirei!!
Amanda, muito obrigada pela receita do pão italiano! Muito detalhada, perfeita!!! Estou há algum tempo pesquisando e fazendo pães de fermentação natural. A sua receita e as demonstrações de como fazer a sova e as dobras foram fundamentais para o sucesso do meu pão. Consegui o resultado tão esperado ✨✨ Fiquei extremamente feliz.
Boa noite, segui a receita e os meus pães deram uma solada, além de ter crescido muito na segunda fermentação, parecia sem força. O que poderia ter ocorrido?
Oi! O miolo ficou com aspecto de cru? Será que o forno não estava muito alto?
Posso fazer na Batedeira planetária depois coloco a massa na geladeira ou faço os pãezinhos e coloco na geladeira.
Eu prefiro deixar a massa inteira crescendo na geladeira e dividir os pães no outro dia e deixar crescer em TA. Mas é questão de escolha.
Boa tarde
Fiz a receita, mas coloquei a água aos poucos, e usei menos de 50ml, pode ser devido a marca da farinha?
Pois o ponto ficou maravilhoso
Obs. 150ml de água (no comentário saiu 50ml)
Olá Amanda, atualmente faço faculdade de gastronomia e em busca de um pão de centeio para um cliente, achei o seu. Estou maravilhada com suas explicações e técnicas que não aprendi no módulo de panificação. Estou amando cada post seu… Parabéns mesmo que você cresça sempre. Beijos Gedália Nogueira.
Oi! Eu fico muito feliz em poder ajudar de alguma forma. Qualquer dúvida me fala blz. Bjs, Amanda