Receita de Pão Italiano Recheado

Nesse post ensino a fazer uma receita deliciosa de Pão Italiano fácil e sem segredos, com fermentação natural e recheio de queijo da Canastra e Alecrim.

Rendimento: Uma receita rende 1 pão artesanal tipo italiano de aproximadamente 500 gramas

Tempo de preparo: 3 a 4 horas

Ingredientes da Massa
Modo de Preparo do Pão Caseiro
Modelagem do Pão Caseiro
Hora de Assar o Pão
Assando o Pão Caseiro na Panela
Conclusão

Ingredientes da massa do Pão Italiano

  • 450 gramas de farinha de trigo
  • 135 de levain bem ativo, no pico na fermentação (fazendo desta forma, o pão fica mais aerado)
  • 292 gramas de água (65%)
  • 7 gramas de sal

Modo de Preparo do Pão Italiano

1- Para começar a fazer o pão misture a farinha com a água e deixei descansar na geladeira em torno de 1 hora.  Este processo é conhecido como autólise

2-Após a autólise, acrescente o Fermento Natural e por fim o sal e sove a massa até ela ficar bem uniforme. Não tem necessidade de chegar no ponto de véu pois vamos fazer dobras que vão ajudar no desenvolvimento do pão. Você pode sovar na mão ou na batedeira. Para facilitar o processo nas mãos, faça a sova  “slap and fold”. Veja como fazer esse tipo de sova no vídeo abaixo:

3-Após a sova deixe a massa descansando por 30 minutos em temperatura ambiente ( 26 graus C)

4-Depois que a massa descansar, é a hora de fazer as dobras. Nesse pão fiz 4 dobras na massa. Para ver como faço as dobras, assista o vídeo abaixo:

5-Após as dobras, deixe a massa descansando em torno de 20 minutos em temperatura ambiente (26 graus C), e depois é hora da pré-modelagem.

pré-modelagem do pão italiano

6-Tampei a massa e novamente deixei descansar por uns 20 minutos. Após o descanso, é hora da modelagem. 

Quer desvendar todos os segredos da Panificação Artesanal? Conheça nosso curso de Panificação Artesanal Descomplicada. Clique aqui e saiba mais.

Modelagem do Pão Italiano

7-Na modelagem é o momento de acrescentar o recheio. Nesse pão usei queijo canastra e alecrim a gosto.

recheando o pão de queijo canastra e alecrim

Veja como faço a modelagem do pão caseiro no formato redondo: 

modelagem do pão italiano

8-Deixe fermentar em temperatura ambiente até quase dobrar de tamanho. Você pode também fazer este processo na geladeira, mas fique de olho para que não passe do ponto de fermentação. 

Hora de Assar o Pão

9-Depois da fermentação, é hora de assar o pão italiano.  O ponto da fermentação é quando aperto levemente a massa e ela volta devagar, deixando uma leve marca.

massa pronta para assar

Se a massa fermentar pouco, o pão vai ficar pesado e massudo. Se deixar fermentar demais, a massa vai virar um balão e ao fazer o corte, o pão vai murchar.

Assando o Pão Italiano na Panela

10-Para assar o pão, primeiro pré-aqueça o forno junto com panela por aproximadamente 30 minutos à 250 graus.

11-Após aquecer bem o forno, vire a massa sobre um papel manteiga untado com manteiga e fubá e faça o corte em formato de cruz. A lâmina deve estar bem afiada.

12-Após fazer o corte, rapidamente coloque a massa dentro da panela, tampe e leve ao forno com a panela fechada por 30 minutos a 230 graus.

13-Depois de 30 minutos, reduza um pouco a temperatura do forno e retire a tampa, para que o pão caseiro possa dourar.

Obs.: As temperaturas aqui passadas servem apenas de referencial, cada forno é diferente e isso tudo pode variar muito. Com a prática, você vai aprendendo a entender o seu forno. 

Conclusão

Por fim, deixe esfriar um pouco e está pronta nossa receita de pão italiano. Se gostou dessa receita, compartilhe com seus amigos e não esqueça de me seguir nas redes sociais. Me marque se fizer esse pão ai na sua casa. Vou adorar ver como ficou. Até a próxima!

receita de pão italiano de queijo canastra e alecrim
pão pronto

Mais receitas de pão caseiro

Receita de Pão de Hambúrguer ao estilo do Madero

Receita de Panetone Salgado de Bacon e queijo canastra

Pão caseiro de maracujá

Receita de pão caseiro de açafrão da terra

Sobre o Autor

20 Comentários

  1. Olá Amanda, “No pico na fermentação”, o que você quer dizer com isso, desculpa a minha ignorância.
    Muito obrigada por compartilhar essa receita que parece maravilhosa.

    • Oi Renata, não é ignorância não. É normal as duvidas. Qq coisa me.fala. Pico da fermentação é quando o fermento cresce e fica bem ativo. Ele segue um padrão, a gente alimenta, ele cresce, dobra de tamanho, chega no topo,e depois cai. Eu gosto de usar ele sempre antes de baixar sabe. Pq aí a chance do pão ficar bom é bem maior. E fora que quando eme vai baixando, vai aumentando a acidez sabe.

    • Usei 123 mas já fiz com 122 e deu certo também. Só ficou um pouco mais molenas nada que atrapalhasse. Com o 122 o miolo ficou mais alveolado.

  2. Eu conheço esse pão, maravilhoso! Foi minha filha que fez para o lanche aqui em casa. Ó quarentena boa!!

  3. Amanda, seus pães são um sacrilégio, de tão maravilhosos, e vocês mineiros são tão privilegiados por terem queijos assim sensacionais. Quem dera chegassem aqui em Curitiba com preços descentes, mas dá até pra compra um rim, pelo preço que cobram!

    • Obrigada eu fico muito feliz. E os queijos andam bem caros aqui também viu. Esse negócio de pandemia tá tudo muito caro. Deus ajuda que as coisas melhorem.

  4. Amei sua receita vou fazer,faz uns dois meses que conhecei fazer pão de fermentação natural, estou amando com muita persistência criei meu levain e ele está bombando.

  5. Cara Amanda
    Boa noite, tudo bem ?
    Parabens pelos seus paes maravilhosos
    Estou comecando a fazer alguns paes, mas ainda nao consegui fazer um pao ,como esses que vc faz. Mas, um da, eu chego la.
    por favor, gostariia de saber, qdo vc disse que alimenta o levain, na proporcao 122, eh em 1 parte de agua, 2 eh de levain e 2 eh de farinha? Obrigada , bj , Sandra

    • Oi Sandra. Bem vinda ao mundo da panificação. Com certeza, logo você vai estar fazendo pães maravilhosos.
      Sobre a alimentação 122, é isso mesmo. 1 parte de água, 2 de levain e 2 de farinha.
      Qualquer coisa, estamos aqui. Abraços.

  6. Maravilhoso o pão, fiz o pão com fermento alimentado 1 2 2, qdo vc usa 1 2 3 é uma de água duas de fermento e 3 de farinha?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *