Solucionando problemas no seu Fermento Natural

Hoje vamos falar sobre como resolver problemas que podem acontecer com o seu Fermento Natural (Levain).

Fazer pão de qualidade começa por um bom fermento, bem ativo e maduro. E aí surgem a maioria dos problemas.

Se você está sentindo que seu Levain está meio lento, como se estivesse dormindo, separei algumas dicas que podem ajudar a dar uma animada e melhorar suas fornadas. 

Escolha bem a sua farinha

Um bom fermento natural é feito basicamente de farinha e água. Por esta razão,  a qualidade da farinha é muito importante. 

Fiz um post sobre a melhor farinha para fazer pão. Vale a leitura, pois está super completo e você vai entender melhor sobre isso.

Uma boa ideia é comprar duas ou três marcas diferentes e misturar um pouco do Levain com cada farinha e observar qual delas funciona melhor.

Muitas vezes, apenas trocando a farinha, o fermento natural vai se desenvolver muito melhor. Nesta hora, o mais caro não necessariamente é o melhor. A farinha nacional tem melhorado muito, eu mesma só alimento meu fermento com Rosa Branca e ele reage muito bem. 

Verifique a temperatura do seu fermento natural

Assim como nós, o fermento natural também gosta de um ambiente agradável, quentinho, algo entre 26 e 29 graus, o que pode ser um problema no inverno. Aqui no blog também um texto interessante sobre como cuidar do seu Levain.

Tente criar um ambiente mais quentinho, esquentando uma água em um copo e criando uma mini estufa. Algumas pessoas colocam o fermento com a lâmpada acesa no forno, mas eu particularmente nunca testei e já escutei histórias de pessoas que cozinharam o fermento desta forma.

Uma coisa que costumo fazer durante o inverno é alimentar mais vezes, ate o fermento dar sinal de vida. 

Não desista rápido demais. Em dias frios é normal que ele fique bem lento. Se você está no processo de criação do fermento, não  presuma que está morto só porque nada aconteceu depois de alguns dias.

Continue alimentando-o por pelo menos uma semana, pois o ambiente de criação do fermento é complexo, precisa de algum tempo para se estabilizar. Siga firme, que vai valer a pena. 

Farinha de centeio pode ajudar

Então você fez todos os preparativos necessários, misturou farinha e água, colocou em algum lugar quente e alimentou por uma semana ou duas.

Ainda assim, nada acontece. Tudo que você vê são pequenas bolhas na superfície. Talvez haja alguma atividade, mas não muita. E não ajuda o quanto você alimenta. 

Então o que fazer?

Uma ideia que pode funcionar é acrescentar um pouco de centeio na hora de alimentar o fermento. A farinha de centeio é embalada com microorganismos que darão início ao processo de fermentação de forma mais rápida.

Porém, se você quer um fermento de trigo “puro”, pode tentar com farinha de trigo integral ou simplesmente mudar a marca se você já usa a farinha integral. 

Você também pode tentar adicionar um pouco de maçã ralada. Pessoalmente nunca tentei, mas alguns padeiros afirmam que isso pode dar alguma energia a um fermento preguiçoso.

Verifique a qualidade da água

Se nada ajudar, pode ser uma boa ideia controlar a água. A maioria das pessoas usa água da torneira e, na maioria dos casos, tudo bem. Mas se a água da torneira contiver altos níveis de cloro ou cloramina, talvez seja necessário fazer algo a respeito. 

Há uma razão pela qual o cloro é adicionado à água da torneira, e é para matar todas as bactérias desagradáveis ​​que mal podem esperar para causar estragos no nosso estômago.

Um dos problemas é que algumas das boas bactérias, que seriam úteis para o seu fermento natural, também podem ser mortas. Existem três maneiras de resolver isso.

Deixe um pouco de água em um recipiente aberto, exposto ao ar por 24 horas. A maior parte do cloro irá evaporar. 

Se você estiver com pressa, você pode ferver a água por 15 minutos. No entanto, se a água da torneira contiver altos níveis de cloramina, o problema é mais sério. A cloramina é mais estável que o cloro e, portanto, muito mais difícil de remover. A solução mais prática, neste caso, é usar água engarrafada.

Então é isso. Espero ter ajudado. Se você gostou dessa dica sobre como resolver problemas com seu fermento natural, ou tem alguma outra dúvida, deixe um comentário aqui mesmo no site, que respondo assim que possível. Até a próxima dica!

Livros sobre fermentação natural

Larousse dos pães: 80 receitas salgadas e doces com passo a passo ilustrado

Livro muito bom. Testei várias receitas, e todas deram bastante certo. Usa fermento natural e traz várias dicas que uso muito. Ótima opção para se aprofundar na arte de fazer pães.

Comprar na Amazon

Sobre o Autor

Amanda Franco
Amanda Franco

Padeira Master pela Escola Levain de Panificação e acima de tudo apaixonada por pães.

132 Comentários

  1. Muito boas as dicas. Queria saber o que devo fazer quando o fermento cresce rápid, mas fica muito ácido. Obrigada por partilhar conhecimento.

    • Se ele está ficando muito ácido, pode ser pq ele é jovem ou está ficando muito tempo sem se alimentar. Uma alternativa é alimentar mais vezes, renovando o fermento ou trocar pela farinha branca pois a integral tem uma tendência a deixar o levain mais ácido.
      Qq coisa me fala

      • Vc diz alimentar ele mais vezes ao dia? Já tô com o meu a uma semana e ele tá muito preguiçoso, já mudei pra 2 marcas de farinha e nada! Ele já está na metade do pote de tanto alimentar, o que devo fazer?

        • Oi Daniele! Você me falou que não estava descartando o levain né? Descartar é importante para fortalecer e não deixar o levain excessivamente ácido. Você mudou agora a farinha pra rosa branca né? Eu gosto muito dela e alimentei o meu levain por 2 anos com ela. Só troquei porque me mudei e não tinha mais dela nos supermercados. Eu recomendo que nos próximos dias você comece a descartar o levain, continue alimentando com a rosa branca e observe. Acredito que com essas mudanças o seu levian vai ficar mais ativo.

  2. Esqueci de alimentar meu fermento no terceiro dia , achei que ele estava bem sem atividade. Estou criando ainda. Descartei metade e Repus a água e farinha….será que ele ainda reage ?

  3. Olá, estou tentando fazer o meu levain com farinha rosa branca, hoje no quinto dia, ele aumentou bastante, fiquei feliz, porém acho que ainda não tá aerado igual aos que vejo por aí, devo continuar alimentando por quantos dia mais? Há a possibilidade dele morrer se eu continuar alimentando por mais dias? Amanda V.

    • Oi!! Continue alimentando ele até que você note um padrão de comportamento nele. Ou seja, até que você alimente e veja que ele está dobrando de tamanho em pouco tempo. No 5 dia é totalmente normal ele não estar muito ativo. Tem casos de pessoas que o levain só foi dar sinal de vida lá pelo nono dia. Alimentar mais dias vai fortalece-lo. Pode continuar até sentir ele bem forte. Aí depois pode fazer o primeiro pão. Qq duvida me fala. Seu levain está bem forte. Segue firme que vai dar certo. Bjs AMANDA

    • Olá! Segundo dia de tentar o levain parecia estar em super atividade, onde eu moro é bem quente, hoje fui ver e está com água embaixo, jogo fora?

      • Oi Luciana! Tudo joia? Não joga não, esta água é super normal, faz parte do ciclo do levain, até por aí ser um clima mais quente. Segue firme que vai dar certo. Neste início vai ter dias que ele vai soltar água e vai ter dias que ele vai ficar maid quietinho. O meu mesmo só deu sinal de vida lá pelo sexto dia. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala.

  4. Amanda, boa tarde! Fiz meu fermento com Mirella organica, mas por conta da pandemia, perto de casa só tenho a Rosa branca (pacote azul) Será que meu fermento sofrerá demais com essa troca?
    Abraços

  5. Oi! Acidentalmente, coloquei água demais ao alimentar o meu fermento! Será que ele sobrevive? Tem salvação??

  6. Oi Marcella! Fica tranquila que ele tem salvação sim. Espera ele ficar bem ativo e faz novamente a alimentação com a quantidade de água correta. Isso também acontece comigo as vezes. Ele só vai ficar mais líquido, mas a gente consegue reverter.

  7. Olá!
    Por gentileza, gostaria de um esclarecimento, meu fermento natural (fermento de litro) me permite fazer pães maravilhosos, não tenho tido nenhum problema nesse sentido, só que tenho percebido que a acidez desapareceu completamente dos meus pães, ao contrário de todos; eu amo aquele “saborzinho e cheirinho” ácido desse tipo de pão. Gostaria de recuperar esse toque de acidez. O que fazer… Um abraço.

    • Oi Célia! Acredito que para você recuperar a acidez, você pode prolongar a sua fermentação. Deixa mais tempo do que o costume. Com o tempo, a tendência é que o fermento vá perdendo essa acidez mesmo. Porém, deixando o pão fermentar por mais tempo acredito que você vá conseguir. Espero ter ajudado

      • Olá moro em florianopolis e atualmente faz frio.Não tenho local que atinja 29 graus.gotaria de saber que lampada comprar para atingir 29 graus e dar meu levan que ñ cresce
        Obrigada

        • Oi! A lâmpada vai ajudar a aumentar a temperatura sim. Porém, eu prefiro esquentar uma água em um copo e colocar do lado do levain dentro do micro-ondas desligado. Vira uma espécie de estufa e ajuda bastante o levain a se desenvolver. Não gosto muito da lâmpada porque já ouvi relatos de pessoas que mataram o fermento assim, porém nunca testei. Então eu prefiro a estufa com água quente mesmo. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda

  8. Olá,
    Comecei a fazer meu fermento, porém tem ficado um líquido ( soube que isso ocorre por causa da alta temperatura e fica mto tempo sem se alimentar ) nele e desanda tudo, aí descarto quase tudo e recomeço. Antes estava usando água em temperatura normal e alimentava 24/24 hs, agora uso água gelada e alimento de 12/12hs, se desandar de novo o que me aconselha a fazer? Colocar na geladeira? Alimentar de 10/10hs? Pq está desandando direto e realmente não sei o que fazer.

  9. Oi Monique!! Deixa eu te perguntar, o que você tá entendendo por desandar o fermento? Ele tá dando fungo? Se não, pode continuar que ele não desandou. Se der essa água é só retirar com uma colher e seguir em frente alimentando.
    Faz o seguinte, me manda as fotos dele pra eu ver? Pode me mandar pelo inbox do instagram. Fico no aguardo, blz.
    Bjs, Amanda.

    • Olá Amanda,
      Obrigada por responder 🙂
      Na primeira tentativa apareceu uns pontinhos pretos logo no primeiro dia de alimentação, imaginei que fosse fungo, joguei fora e recomecei; estava indo tudo bem até que no terceiro dia apareceu o líquido, só que não em cima e sim misturado com o fermento e por isso não consigo tirar a água, só se descartar o fermento, por isso que acho que meu processo está desandando. Verei como ficará o fermento após a última alimentação e te envio a foto, qualquer coisa começo do zero de novo.
      Há possibilidade de fazer o starter só com farinha branca?

      • Oi! Da primeira vez se deu esses pontinhos provavelmente era fungo mesmo e você fez certo de descartar.
        Agora desta vez, a água que deu eu acredito que esteja normal. Como não dá pra tirar, apenas misture e segue firme.
        Até agora tudo dentro da normalidade. Qualquer coisa você vai me falando.
        Amanda

  10. Oi Amanda tudo bom?
    Estou fazendo meu fermento do zero com farinha branca mesmo pois com a pandemia n consegui achar outra aqui por perto, estou alimentando de 24h em 24h no primeiro dia ele já mostrou atividade ficou com várias bolhas mas depois da primeira alimentação criou uma água no meio dele, pesquisei muito e vi q eu poderia ter colocado MT água, na alimentação seguinte (2 alimentação) coloquei menos água e aí ele diminuiu consideravelmente o número se bolhas e ele formou uma água em cima na alimentação seguinte diminui ainda mais a quantidade de água e ele não formou mais essa água em lugar nenhum mas tá com pouquíssima atividade, só vejo poucas bolhas na superfície poucas mesmo, coisa de 5 a 15, na quinta alimentação eu troquei a farinha por uma com maia proteína pq pensei que a farinha estivesse fraca, mas continua do mesmo jeito, com quase nenhuma atividade, o clima onde eu moro está +/- 25 graus durante dia e a noite +/- 18 graus, eu desisto desse fermento e começo outro? Me ajude kkkk

    • Oi!! Você está em qual dia? Alguns levains demoram mais tempo pra apresentar atividade. Mas se no primeiro dia ele mostrou atividade e ele tem algumas bolhas, é sinal que seu levain deu certo, as leveduras estão presentes. Já vi levains que com 9 dias ainda estavam sem nenhuma atividade. Segue firme com ele, agora é só insistir, continuar alimentando e observando. Nos próximos dias ele vai se manifestar mais tenho certeza. Essa água é bem normal, sinal de que tá na hora de alimentar de novo, só mistura e segue firme. Qualquer coisa você vai me falando, blz? Bjs, Amanda

  11. Oi Amanda!
    O meu fermento está sendo alimentado por sete dias, mas ele não cresce, apenas algumas bolinhas de ar aparecem. Estou fazendo pela primeira vez e estou usando farinha branca Mirela, será que é assim mesmo?
    No primeiro dia ele cresceu bastante, mas a partir do segundo dia não cresceu mais, o que pode estar acontecendo?

    • Oi Rosilda! Já vi levains se manifestarem apenas no 9 dia, por aí. Insiste com ele que vai dar certo, alimenta maia dias até ele dar sinal vida. Tenta trocar a marca da farinha, pra ver se ele dá uma animada. Eu uso só rosa branca pra alimentar o meu e dá muito certo. E se quiser uma integral também, ela ajuda a ativar ainda maior no fermento. Espero ter ajudado. Qualquer coisa vai me falando, blz?
      Bjs, Amanda.

  12. Oi!! Você está em qual dia? Alguns levains demoram mais tempo pra apresentar atividade. Mas se no primeiro dia ele mostrou atividade e ele tem algumas bolhas, é sinal que seu levain deu certo, as leveduras estão presentes. Já vi levains que com 9 dias ainda estavam sem nenhuma atividade. Segue firme com ele, agora é só insistir, continuar alimentando e observando. Nos próximos dias ele vai se manifestar mais tenho certeza. Essa água é bem normal, sinal de que tá na hora de alimentar de novo, só mistura e segue firme. Qualquer coisa você vai me falando, blz? Bjs, Amanda

  13. Fiz meu levain, ele levou 18 dias para ficar bom. Tem um padrão de crescimento e tudo mais, no entanto, todas as receitas que testo, não deram certo. Já estou na terceira e a massa fica muito líquida, sigo tudo à risca, inclusive dobras, tempo de fermentação e etc… Já estou a ponto de desistir. Já testei farinha Renata e Venturelli. Será que o problema pode estar no meu levain?

    • Oi!! Tem como vc me mandar a foto de algum pão seu pelo instagram?
      Como fica o aspecto do seu pão depois que assa? Ele fica massudo?
      Você está usando o fermento bem ativo, quando ele está no máximo de crescimento?
      Talvez a massa fique muito líquida pelo excesso de água. Você pode tentar diminuir um pouco a água. E nada de desistir. Essas coisas são normais quando a gente está começando. Me manda a foto do seu pão pelo instagram. Bjs

    • Oi Fabienne, provavelmente as marcas de farinha não aguentam a hidratação da receita e isso está comprometendo seus pães, tente outras marcas e também outros percentuais de hidratação. Bjs

  14. Olá Amanda, tudo bem?
    O meu fermento estava no nono dia com um cheiro bem gostoso e pelo site que eu estava seguindo falava pra fazer uma alimentação 1:2:3 para ficar mais forte. Eu segui e achei que ficou muito duro, então adicionei mais água e ficou na proporção 1:3:3. Hoje eu voltei à alimentação 1:1:1 e ele cresceu cerca de 2,5x, mas ele está com um cheiro um pouco forte de álcool, o que eu posso fazer? (Estava usando farinha de trigo branca e integral).

    • Oi Ana!! Você pode tentar alimentar ele mais vezes pra reduzir um pouco a acidez e esse cheiro forte. Ou você pode tentar usar apenas a farinha branca pra alimentar. Depois que eu criei meu levain, comecei a alimentar apenas com a branca e reduziu bastante a acidez. Qualquer coisa me fala. Bjs, Amanda

    • Oi Fernanda! Você tem que observar se não é fungo. Se for, primeiro tenta retirae a camada de cima do levain pra ver se resolver e alimenta pra ver se ele se renova. Se não resolver, infelizmente tem que descartar o levain e fazer outro do zero. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda.

      • Olá Amanda, moro em Floripa e o clima melhorou bem . No primeiro dia depois de 12hs eke dobrou de volume Estou no segundo dia de criação e ele quase triplicou em menos de 12 horas Está lindo
        É normal??
        Preciso esperar 24 hs. P alimentar ou, quando isso acontece antes de 24 hs. devo alimentar,

        • Oi Marilene! Como está o seu fermento? Se ele triplicou logo nos primeiros dias é sinal de que o levain está dando bastante certo.
          Neste começo alimentar uma vez por dia é o suficiente. Qualquer dúvida me fala. Amanda

  15. Oi Amanda, tudo bem
    Estou no quinto dia do levain. Usando farinha Rosa Branca e fervendo a agua utilizada. To fazendo a proporção 50;50. Até o terceiro dia meu fermento teve um super crescimento, formando muitas bolas e com saída de gás em cima. Porém do quarto dia em diante as bolhas sumiram e agora ele tem um acumulo de aguar bem grande na superfície. Será que perdi este? Acho que no 3 dia quando foi desprezar o 50% da massa tenha retirado mais parte. O que você me orienta?

    • Oi!! Pode ficar tranquila que você não perdeu não. Seu levain tá indo super bem. Essa atividade inicial é sinal de que seu fermento tem atividade. É normal que alguns dias ele fique mais parado mesmo. O meu que eu criei para o ebook foi a mesma coisa. Essa água por cima é super normal também, é sinal de que o levain está com fome. Tente retirar com uma colher o excesso e alimente normalmente. Segue firme que aparentemente está tudo normal. Qq duvida me fala. Bjs, Amanda

  16. Olá, Amanda. Tudo bem?
    Estou começando meu levain pela segunda vez pois da primeira não tive muito sucesso..
    Ele está indo para o segundo dia porém apareceram alguns pontinhos pretos nele, algo que não havia acontecido na primeira vez.
    O cheiro está normal, ainda não começou a ficar azedinho por estar indo para o segundo dia.
    Vc sabe o que pode ser? Mesmo sem cheiro estranho deve ser algum fungo?

    • Oi!! Provavelmente é fungo, o que não é muito bom. Mas vamos tentar salvar. Vamos fazer assim: tenta retirar esses pontos pretos com uma colher, descarte metade e alimente para renovar o levain.
      Se não melhorar, infelizmente é melhor começar outro.
      Qualquer dúvida me fala.
      Bjs, Amanda.

  17. Meu pão até deu certo , mas meu levain não cresce , é preciso mesmo descartar uma parte? Já vi algumas receitas que só acrescenta água e farinha todos os dias ,sem o descarte

    • Oi Renata! Você pode apenas acrescentar sem descartar sem problema. Porém , a quantidade de levain vai ficando muito grande e vai ficando mais ácido também. Descartar ajuda a renovar o fermento’ deixando ele mais suave. Porém , é questão de escolha pessoal mesmo. Aqui no blog tem várias receitas com o descarte. Qq dúvida me fala. Bjs

  18. Olá. Gostaria de tirar uma dúvida. Já tentei fazer o fermento com centeio por 2 vezes e ele deu mofo branco por cima. O que pode ter sido? Água com cloro que matou microorganismos que poderiam combater o mofo? Centeio já com alguma contaminação?

  19. Oi!
    Estou fazendo meu fermento na proporção 1:1:1 usando farinha integral e branca e hoje é o 8° dia. Eu percebi que depois que alimento ele cresce mas não sobra e depois de 4h ele começa a afundar. O que posso fazer para deixar ele mais forte?

    • Oi Karina! Continue alimentando o fermento por mais uns dias e observando em quanto tempo ele dobra de tamanho.
      Você pode tentar trocar a marca da farinha integral. As vezes só fazendo isso o fermento fica mais animado. Porem, neste clima frio que anda fazendo, os levains estão mais devagar, é bem normal.
      Qq dúvida me fala blz?
      Bjs, Amanda.

  20. Oi! Pode ter sido alguma coisa no centeio sim ou no ambiente. Infelizmente esse tipo de mofopode aparecer. Você tentou renovar? Tenta retirar esse mofo cima com uma colher, descarta metade do levain e alimenta normalmente. Vamos tentar renovar o fermento pra ver se ele reage.
    Qq dúvida me fala. Bjs, Amanda

  21. Olá, Amanda.
    Estou tentando criar um Levain do zero a 16 dias, tenho percebido bastante atividade no meu levain, mas ele não chega a dobrar de tamanho, isto é, ele cresce mas não chega a dobrar de tamanho. Eu alimento ele na proporção 1:2:2 com farinha branca não orgânica. Ele também tem um cheiro bem forte, gostaria de saber se isso é normal.

  22. Oi! Tudo bem? Nestes tempos de frio os levains tem ficado bem lentos mesmo. O que eu tenho feito é esquentar uma água e coloco do lado do levain dentro do microondas criando tipo uma estufa. Assim ele fica mais animado. Você pode tentar trocar a marca da farinha pra ver se eke gosta mais. As vezes só fazendo isto ele já fica mais ativo. Esse cheiro forte é normal sim. Só não é normal dar fungo por cima. Esse cheiro forte aos poucos vai diminuindo pois seu levain é bem novo ainda. Segue firme que isso vai suavizando. Qq dúvida me fala blz. Bjs, Amanda.

  23. Oi! Só vim agradecer pelas dicas. Todo esse processo e os conceitos são novos pra mim. Ainda não sei identificar o que seria um levain bom e quando ele desanda, mas sigo tentando. Hoje é o quarto dia. Ontem o meu estava cheeeio de bolhas e elástico (isso significa que ele estava bem ativo, né?), já hoje se formou uma camada d’água por cima e parece que virou uma massa mole sem graça. Alimentei e vamos pra mais um dia. Agora vou ler o ebook e pegar mais dicas. Obrigada!

  24. Oi!! Eu que te agradeço. Isso, quando ele fica cheio de bolhas, elástico e cresce é porque está ativo. E esta questão dele estar mole e sem graça é assim mesmo. Se você observar, no ebook o meu só foi começar a crescer lá pelo sexto dia. Seu levain já deu sinal de vida então é um ótimo sinal. Segue firme e qualquer dúvida vai me falando. Bjs. Amanda

  25. Olá,meu levain estava com bolhas ,agora no quarto e quinto dia criou água por cima e não cresceu nada .O que fazer?

  26. Oi Marcia!! Pode ficar tranquila que o levain está completamente normal. O meu que eu fiz para o ebook também passou por essas fases de ficar quase dormindo e criando uma água por cima. Só lá pelo 5 dia ele foi dar algum sinal de vida. Segue firme que o seu já deu certo, teve bolhas, então agora é só insistir e fortalecer. Se tiver alguma dúvida vai me falando, blz? Bjs, Amanda.

  27. Boa tarde Amanda,
    Estou fazendo o levain pela primeira vez. Ele já tem uns 10 dias e está dobrando de tamanho 6hrs após a sua alimentação. Só que, depois detste tempo, ele diminui. Aí, qdo completa 24hrs, alimento novamente e o processo se repete. Isso já está acontecendo há uns 03 dias. É normal ele diminuir, ou tina que ficar crescido?

    • Oi!!! Esse processo do levain crescer após alimentado é totalmente normal e é justamente o que a gente espera que o levain faça quando criamos. Você alimenta, ele cresce, atinge o pico e começa a baixar. O ideal é fazer o pão antes dele começar a baixar. Fazendo assim a chance do seu pão dar certo é muito grande. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala. Amanda

  28. Socorro Amanda!!!!

    Estou no sexto dia de preparo da massa Madre. No começo estava tudo indo bem, até o terceiro para o quarto dia.
    Então a receita que estou seguindo é a partir da fermentação de uma maçã com água e mix de farinhas ( 50%branca 50% integral).
    Até o quarto dia a massa crescia legal eu retirava uma porção e adicionava partes iguais de água e mix de farinhas.
    Porém no quarto dia as proporções mudaram e a farinha era somente branca.
    Após isso meu fermento ficou praticamente inativo. Cresce pouquinho e tem poucas bolhas. Tem um cheiro muito gostoso, suave,lácteo, parece iogurte natural. Mas não cresce como o esperado.
    Me ajuda por favor

    • Oi!!! Fica tranquila que seu fermento tá indo bem. Como você trocou a farinhapo4 farinha branca, é normal ter menos atividade, e outra coisa: quando a gente está criando o fermento tem dias que ele fica bem mais lento, mais quietinho mesmo, mas não quer dizer que morreu ou está dando errado. Acho que é legal você voltar para o mix de farinhas. A farinha integral deixa o fermento mais ativo e neste começo é interessante. Depois de pronto, se quiser usar apenas a branca você usa. Espero ter ajudado e segue firme que seu fermento tá dando certo. Agora é só fortalecer. Amanda

      • Obrigada por responder

        O que seria fortalecer? Continuar alimentando até ele dobrar?

        Agora quando ele dobrar quer dizer que deu certo?
        To perdida, quanto mais leio mais em dúvida fico.

        Moro em Curitiba e aqui tá difícil passar dos 20°( na maioria dos dias menos), acredito que isso deixa ele mais lento ainda.
        Tenho usado água morna mas não vejo diferença.
        Faz uns 4 dias que tenho alimentado ele 1 x ao dia, será q sigo assim ou aumento para a cada 12 h?(nos primeiros dias fiz assim)
        E quanto a proporção nessa fase será que 1.2.2 é bom?

        Nos 4 primeiros dias foi tão bem

        Obrigada pela ajuda

        • Oi!! Fortalecer é continuar alimentando até que ele apresente um padrão de comportamento: você alimenta, ele cresce, dobra de.volume em até 8 horas e depois abaixa. Fica tranquila que tem dias que ele fica mais paradinho mesmo. Continua alimentando e observando. O levain 122 é mais líquido 3 dobra de volume em torno de 5.horas. o 123 dobra em 8 torno de 8 horas. A diferença é basicamente a quantidade de água que cada 1 vai e o tempo de crescimento deles que varia. O pão com o 122 costuma ficar mais alveolado. Mas tudo é questão de encaixar o pão na sua rotina. Eu gosto do 123 porque alimento antes de dormir e no outro dia faço o pão. No 122 uso quando quero o pão mais rápido. Fica tranquila que essas dúvidas são totalmente comuns no começo. Vai me falando que eu tento ajudar

        • E com relação ao frio, tenta fazer tipo uma estufinha esquentando um copo com água e colocando do lado do levain dentro do armário ou dentro do microondas desligado.

          • Oi Amanda! Td bem?

            Então hoje 28 dias alimentando mas acho que estou perdendo para o frio.
            Já fiz de tudo, alimentei de12/ 12h, troquei farinhas, água… fria e morna… mas ele não dobra de tamanho.
            Tem atividade, após umas 8/10hrs formam lindas bolhas mas não chega dobrar de tamanho. Cresce uns 30%+-
            Embora o inverno este ano em Curitiba esteja sendo mais generoso, menos frio, acho que para o fermento ainda está frio. Durante o dia mal passa dos 20°C.
            Acho que é hora de parar…
            Tem algo a fazer?

            Muito obrigada

          • Oi Roberta! Fica tranquila que esse comportamento dele está bem normal no inverno. O meu também está assim. Ele não chega a dobrar de tamanho mas forma várias teias né? Tenta deixar ele em um lugar bem quentinho. Esquenta uma água no microondas e coloca do lado dele e fecha fazendo tipo uma estufa. Eu alimento o meu antes de dormir e no outro dia eu tenho notado que ele não dobrou mas quando passo o garfo tem bastante atividade. Aí eu faço o pão assim mesmo e tem dado bem certo. Você tem que ficar de olho apenas se a água não está muito clorada ou se você está deixando resto de sabão nos vidros. O levain não se dá muito com detergente. Tem que enxaguar bem sabe. Mas no mais insista com seu fermento, ele deu certo, tem atividade. Só continuar cultivando para fortalecer. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda.

  29. Olá, estou fazendo meu fermento do início
    Com 50g d água filtradas e 50g d trigo integral Nordeste, no 3o dia já havia um aroma de fermento e uma certa elasticidade, alimentei e de agr em diante (estou no sexto dia) fica uma água em cima (ontem reduzi p 20ml), aroma de farinha, tem algumas bolhas, porém parece um mingau, uma papa. Moro em SC e tenho guardado ele no armário, hj acabei tampando e colocando dentro do forno, tem salvação? Rsrsrs

  30. Olá, estou fazendo meu fermento do início
    Com 50g d água filtradas e 50g d trigo integral Nordeste, no 3o dia já havia um aroma de fermento e uma certa elasticidade, alimentei e de agr em diante (estou no sexto dia) fica uma água em cima (ontem reduzi p 20ml), aroma de farinha, tem algumas bolhas, porém parece um mingau, uma papa. Moro em SC e tenho guardado ele no armário, hj acabei tampando e colocando dentro do forno, tem salvação? Rsrsrs

    • Oi Ana! Tem salvação sim. Se tem bolhas é porque tem atividade, então seu fermento deu certo.
      Essa água por cima é bem normal, e vai ter dias que ele vai ficar bem paradinho mesmo. É normal. Só retira esta água que deu encima e continua alimentando o fermento até fortalecer ele bem.
      Agora eu acho que é só seguir firme e continuar alimentando até você observar um padrão de comportamento: você alimenta, ele cresce e depois abaixa de volume. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda.

  31. Oi, Amanda! Estou na terceira tentativa e meu levain sempre cria uma casca grossa por cima no terceiro dia, mas ele fermenta bastante e dobra de tamanho. Eu alimento normal e no quarto dia ele quase não tem atitividade. O que poderia ser?

  32. Oi Julia! Tudo bem? Está frio aonde você mora? Esse resseamento por cima é bem normal. Só não pode dar fungo. E quanto a ele ficar meio parado no quarto dia é bem normal tb. Tem dias que ele vai ficar mais paradinho mesmo. Mas o seu já mostrou que tem atividade então deu certo. É só seguir firme e continuar alimentando até você observar um padrão de comportamento: você alimenta, ele cresce e depois abaixa de volume. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda.

  33. Oi, Amanda! Tudo bem?
    Estou fazendo o meu levain há 11 dias e o frio tem atrapalhado um pouco. Ele dobra de volume em 24h, mas ainda não está forte e com bastante teia. Você acha que seria melhor eu alimentá-lo a cada 12h pra ver se ele pega força? Estou usando farinha branca e integral.

    • Oi Guilherme! O frio atrapalha mesmo. Talvez seja o caso de você alimentar ele mais uns dias e ir observando. Se ele tem atividade é porque deu certo, é só questão de fortalecer mais um pouco e observar o comportamento. Tenta deixar ele em um lugar mais quentinho. Você pode tentar fazer o seguinte: alimenta ele e faz tipo uma estufa esquentando um copo com água e colocando do lado do seu levain dentro do forno ou do microondas desligados e veja se ele fica mais ativo. E depois de feito isso, veja se ele dobra mais rápido de volume. Observe em quando tempo ele vai dobrar. E quando for fazer o primeiro pão, acho que seria legal vc alimentar ele umas 2 vezes antes. Alimenta, espera dobrar e alimenta de novo sem descartar nada, apenas acrescente mais água e farinha ( a mesma quantidade da primeira vez). Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Amanda

  34. Oi, Amanda!
    Segui suas dicas e nos últimos 02 dias o meu levain deu um boa arrancada! rsrsrsrs
    Estou alimentando a cada 24h, e de um dia para o outro ele tem dobrado de volume 😀
    Estou utilizando a proporção 1:2:3… você acha que devo manter ou alterá-la para a 1:2:2? Li em algum lugar que nessa última proporção, ele poderá se desenvolver mais rápido (em média 5h). Faz sentido pra você?
    Muito obrigado por responder e compartilhar o seu conhecimento!

    • Oi!! Eu fico muito feliz. A forma de alimentação agora vai ser questão de opção mesmo pq ele já está dando certo, então vai mudar como vc falou a velocidade que ele vai chegar no pico. Realmente o levain 122 chega mais rápido no pico, cerca de 5 horas. Ele é mais líquido, então mais rápido. Tenho gostado bem desta forma de alimentar, sinto meus pães mais aerados, mais leves. Mas o 123 eu uso quando quero alimentar antes de dormir, quando tenho mais tempo. Qualquer dúvida me fala. Amanda

  35. Oi Amanda. Amei lhe encontrar pra esclarecer uma dúvida. Já estou na terceira tentativa de fazer o levain. Na primeira tentativa ele criou como uma nuvem de algodão em uma das laterais e descartei pois nitidamente era fungo. Na segunda tentativa notei de novo a mesma situação em grau menor, descartei. Agora estou no quarto dia e começo a verificar algo que já vi em outras tentativas, a superfície fica fosca ao invés de brilhante, como se tivesse uma película levemente esbranquiçada. Isso é normal? Aí reiniciar os processos tenho tido o cuidado de ferver os frascos, mudo de frasco mas isso está sempre acontecendo

    • Oi! Tudo joia? Essa película será que não é a superfície que ressecou? As vezes acontece da parte de cima dar essa ressecada. Faz assim: tenta retirar, descarta metade do fermento e segue firme que vai dar certo. Continua observando e qq coisa me fala. Espero ter ajudado. Bjs, Amanda

  36. Oi Amanda, tudo bem!? Meu levain tem crescido, mas nunca chega a dobrar de tamanho usando 1-2-3. Certa vez testei 1-2-2 e ele cresceu bem pouco, daí voltei para o 1-2-3. Já tentei farinha integral, centeio e outras marcas de trigo branco (dias normais de temperatura variando entre 28º e 32º). Alguma outra sugestão?

    • Oi rafael! Tudo joia? Tenta esquentar uma água e colocar do lado do seu levain e fazer tipo uma estufinha colocando dentro do microondas ou forno desligados. Eu faço assim e dá uma animada no meu. Ele é jovem? Você pode alimentar seu levain 2 vezes também. Alimenta uma vez, espera crescer e na segunda você só acrescenta a mesma quantidade de farinha e água sem descartar. Veja se a água não está muito clorada tb. E fica de olho no detergente. Já li que o sabão vai matando o levain aos poucos. Tenta enxaguar bem. Vai fazendo as mudanças e vai observando. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Amanda.

  37. Oi Amanda!
    Meu levain sempre fica com uma casca em cima e quando eu misturo ele fica empelotado dentro do fermento… Qual éo problema? Percebi o aroma de fermentação e as bolhas, mas essa crosta vai atrapalhar?

    • Oi!! Esta crosta pode aparecer pela falta de umidade do ar. É totalmente normal. Tenta proteger o seu fermento, de repente até colocando um pano úmido por cima. Mas é super normal, não atrapalha não.

  38. Olá Amanda,
    Será que consigo tirar uma dúvida com você?
    Meu levain está sendo alimentado 1x por dia em 2:1:1 e está ficando super líquido, ele dobra de tamanho, está ativo, mas não faz bolhas grandes e sim pequenas e líquidas.
    Será que é normal? Pra deixar como vejo nas fotos ele precisaria ser alimentado com mais farinha?
    Obrigada!

    • Oi Paula! O mais importante na minha opinião é você se adaptar ao seu levain. Se com esta consistência as receitas estão dando certo e ele tem atividade, pode continuar assim. Mas se você quiser um levain mais firme, é só mudar a forma de alimentação. Você tem conseguido fazer receitas com ele?

  39. Bom dia. Eu queria tirar uma duvida. Eu começei meu fermento com trigo integral e no segundo dia ele ficou com uma crosta acinzentada em cima, por baixo estava normal super cheio de bolhas. Mas o cheiro não estava muito legal. Ta tudo ok ou devo descartar???

    • Oi Beatriz!! Pode ser só ressecamento do levain mesmo. Aonde você mora está muito seco? Isto pode acontecer mesmo. Só fica de olha pra ver se não está dando fungo. Neste caso, fica com uma coloração diferente. Aí a gente tenta tirar o fungo superficial e renovar o levain decartando e fazendo várias alimentações. Se não funcionar, infelizmente o melhor é descartar e começar outro.
      Mas pelo que você me falou, o seu caso parecer ser mais um ressecamento da superfície.

  40. Bom dia!
    Compro pão de centeio com girassol e ele sempre fica todo branquinho. Isto é mofo? Parece uma levedura. Será que pode comer assim mesmo?
    Agradeço e aguardo.

  41. Oi Shirley! Você fala no pão industrializado? Provavelmente deve ser mofo sim. Já li que se você não for alérgica à fungos não tem problema comer assim. Mas na dúvida é melhor não arriscar. Tenta fazer um pão com fermento natural. Eles demoram muito pra mofar. Qualquer dúvida me fala

  42. Oi amanda trabalho numa fabrica de pao e alimento o fermento natural tres vezes por dia de quatro em quatro horas. Tenho deixado ele numa sala com ar condicionado ligado numa temperatura de 23 graus sinto que ele esta meio fraco vc pode me dar alguma opniao uso farinha. De trigo fada da nita e uso tambem agua gelada

    • Oi! Será que a água gelada não está deixando ele mais lento? Eu sinto que o meu fica mais querendo dormir quando uso a água mais fria. Mas tudo é observação. Você trocou de farinha recentemente?

  43. Olá, Amanda ! Quando sei q o levain está maduro ? Eu usei farinha de trigo integral e já no primeiro dia q fui alimentar, estava cheio de bolhas, muitas bolhas mesmo !!
    Hj, que é o terceiro dia, alimentei com farinha branca, pois li, que a farinha integral pode deixar o levain muito ácido. Até que dia devo alimentar o levain ?

    • Oi!! Se o seu levain já tem bastante atividade logo no primeiro dia, isto é um ótimo sinal. Porque quando a gente começa o processo de criação do fermento natural, a gente faz uma espécie de isca para as bactérias e leveduras do ambiente. E se o seu levain já tem atividade, é sinal que você conseguiu capturar as leveduras, sinal de que elas já estão comendo o alimento que você disponibilizou.
      Agora é só continuar cultivando o levain para que ele se estabilize, apresente um padrão de comportamento após alimentado.
      O ciclo do levain é mais ou menos assim: A gente alimenta com farinha e água, ele cresce, dobra de volume ou até triplica em algumas horas (o meu demora em média umas 7 horas) e depois cai, baixa de volume novamente, até a próxima alimentação. Então, quando ele começar a apresentar esse padrão de comportamento bem definido de você alimentar e ele crescer em até 7, 8 horas, está pronto para ser utilizado no primeiro pão. E o ideal é fazer o pão quando ele está no pico, no topo da fermentação, quando ele atinge o volume máximo. Assim a chance do pão dar certo é muito grande.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala. Bjs, Amanda.

  44. Oi!
    Comecei a fazer meu fermento natural ontem, porém hoje ele já está com bastante bolhas e com o cheiro forte, é normal? Significa que está dando certo?

    • Oi! Este cheiro é bem normal, pode ficar tranquilo. Você só tem que ficar de olho se está dando fungo. Mantenha o pote sempre limpo, se possível troque e enxague bem para tirar bem o sabão. Se tem bolhas é sinal que tem atividade e está dando certo.
      Espero ter ajudado. Qq coisa me fala.

  45. Ola !! Eu fiz meu fermento com suco de abacaxi e farinha integral, mas quando pulei pra fase 3 onde coloco água e farinha branca ele não conseguiu passar, as bolinhas continuam mas ele não dobra de tamanho. Estou alimentando com 20g de água e 20 de fermento e pela manhã troco o pote e coloco 40 gramas de água, fermento e farinha mas ele não dobra de tamanho

    • Oi Yane! Neste começo é normal que o fermento fique mais quietinho durante alguns dias. Insiste com ele que nos próximos dias ele vai ficar mais ativo. Se não funcionar, tenta trocar a marca da farinha integral que ele vai melhorar. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala. Bjs, Amanda.

  46. Oi, tudo bem? Iniciei o processo do pão de fermentação natural, e na hora de colocar o fermento ele está muito mole e a massa acaba ficando mole e pegajosa! Porque será?

    • Oi Catarina. Tudo joia? Pode ser excesso de água. É sempre bom ir colocando a água aos poucos. Porém, a massa no início da sova costuma ficar mais pegajosa mesmo. Mas com a sova ela dá uma desgrudada das mãos e fica mais fácil de manusear.

  47. Olá, Amanda.
    Comecei o fermento algumas vezes. No primeiro e segundo dias bem ativo, com bolhas e crescimento. Quase triplicou. No terceiro dia surgiu sedimento no fundo. Mesmo alimentando por mais alguns dias, a atividade desapareceu.
    É o caso de reduzir o intervalo e alimentar a cada dobra de tamanho, ou quando começar a baixar?
    Obrigado

    • Olá Carlos, se quiser fazer parte do nosso grupo do Telegram, lá deixei vídeos do passo a passo de como fazer o Levain, além do e-book que você pode baixar gratis.
      Abraços.

  48. Fiz meu Levain e ele estava lindo, coloquei na Geladeira conforme a receita após 5 dias alimentando e no dia que eu fui fazer meu Pão eu tirei da geladeira quantidade necessario para o Pão, o alimentei pra ativar a fermentaçâo, mas eles não ativou não “cresceu” Será que ele morreu?

    • Oi Patrícia! Tudo joia? Não morreu não. Só que neste início o levain as vezes fica mais lento mesmo. Você pode tentar alimentar ele 2 vezes e esperar ele dobrar cada uma das vezes para usar ele bem ativo na receita. Você pode também tentar trocar a marca da farinha para ver se ativa mais. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala blz? Bjs, Amanda.

  49. Boa Tarde
    Segunda vez tentando fazer, nos 2 primeiros dias estava bem ativo, depois mesmo descartando e alimentando 1x por dia, ele ficou uma pasta branca que não cresce e pouca bolhas, já tem 1 semana q está desse jeito.
    Devo jogar fora ?
    Obrigado, amei o blog.

    • Oi Artur! Tenta trocar a marca da farinha do seu levain. Acho que pode ajudar a dar uma animada a mais. Já vi muito levain ficar mais ativo apenas trocando a marca.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Amanda

  50. Olá < tenho uma dúvida
    Comecei meu levain , nos primeiros dois dias ele cresceu e praticamente dobrou de tamanho , agora no terceiro e quarto dia ele não cresceu .. só apareceram poucas bolhinhas na superficie .. o que pode ser ? uso rosa branca e agua mineral
    Continuo alimentando normal uma vez por dia ?

    • Oi! Continua alimentando até ele apresentar um padrão de comportamento de você alimentar e ele cresce, dobrar de volume em até 7 horas. O meu que eu fiz no ebook só foi dar sinal de vida lá pelo sexto dia. É bem normal ele ficar meio quietinho neste início. É bem normal também ele soltar água. Não desiste que seu levain está dando certo. Qualquer coisa me fala blz? Amanda.

  51. Oi Amanda,
    Tenho meu fermento bem vivo e faço o pão sem problemas com ele, porém tenho visto em alguns vídeos que o fermento deve boiar depois de ter dobrado de tamanho, já fiz vários testes com meu fermento, mas nunca boiou.
    Você saberia me disser a causa disso?
    E se é problema do fermento
    Obrigado

    • Oi Octavio! Este teste de boiar o levain é muito falho. Muitas vezes ele não boia mesmo estando muito ativo. Então, eu não gosto porque acho que confunde em vez de ajudar. A melhor forma de saber se o fermento está bom pra ser utilizado é observando o volume e crescimento. Se a gente usa ele no pico da fermentação, quando ele chegou no máximo, a chance do pão dar certo é muito grande, e na minha opinião, não precisa de mais nenhum teste.
      Então provavelmente seu levain não tem nenhum problema. O problema é este teste que é muito falho rsrs

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala.
      Bjs, Amanda.

    • Oi Andreza! Não perdeu não. Só espera ele ativar e alimenta ele novamente como de costume. Muitas pessoas inclusive alimentam o levain apenas “no olho”. Então tudo vai ficar bem com ele, pode ficar tranquila.

  52. Boa tarde querida!! Tenho um levain nervoso, ele chega a duplicar em duas horas e triplicar em três, vejo sempre o pessoal falando que o ideal é de 4 a 6 horas, poderia ser excesso de levedura? Se for com conserto!! Obrigada

    • Oi! Seu levain está totalmente normal. Alguns são mais rápidos e outros mais lentos mesmo. Se seus pães dão certo desta forma, tá tudo certo. Eu acho que não tem o que consertar. Bjs, Amanda.

  53. Olá, me tire uma duvida por favor, fiz o fermento de litro e apos 7 dias fiz a reforma e apos aa 12h reservei a metade para fazer o pao e a muda levei para geladeira, fiz a massa do pao, coloquei no forno para dobrar de volume, a massa ficou do mesmo tamanho apos as 12h entao coloquei vasilhas com agua quente no forno varias vezes e nada. Por fim enrolei e notei umas bolhas de ar na massa, deixei mais um tempo, nao cresceu, assei e cresceu um pouco durante enquanto assava. Fiz 2 reforma apos mais 7 dias e aconteceu a mesma coisa, nao cresceu. Sera que meu fermento esta fraco? Essas bolhas de ar significam Atividade? Muito obrigada.

    • Oi! Provavelmente seu fermento está fraco sim mas em determinados pães que levam muita manteiga a massa costuma demorar muito pra fermentar mesmo. Mas vamos tentar fortalecer seu fermento pra ver se melhora. Testa mudar a marca da farinha que você usa nele, descarte mais vezes e tenta fazer várias alimentações para ver se fortalece mais.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala.

  54. Oi boa noite, estou fazendo meu fermento hj faz 7 dias e ele até no 3 dia ele crescia 50%, no quanto ficou lento e junto água e quase joguei fora pois pensei que estava morto, mas me falaram que não que era apenas água pq meu fermento tava com fome, alimentei e nada, inicie ele com 50gr se farinha integral, 50gr de farinha branca e 50ml de água temperatura ambiente, e depois de 48h comecei alimentar com 100gr de farinha branca e 50ml de água, e no quarto dia começou a ficar lento, aí alimentei ele só com farinha integral e nada, agora mudei a marca para Rosa branca e ele está lento do mesmo jeito! To errando em algo será? Guardo ele em pote fechado dentro do meu armário, queria tanto fazer pode me ajudar? Obrigada

    • Oi Daniele! Você me falou que não estava descartando o levain né? Descartar é importante para fortalecer e não deixar o levain excessivamente ácido. Você mudou agora a farinha pra rosa branca né? Eu gosto muito dela e alimentei o meu levain por 2 anos com ela. Só troquei porque me mudei e não tinha mais dela nos supermercados. Eu recomendo que nos próximos dias você comece a descartar o levain, continue alimentando com a rosa branca e observe. Acredito que com essas mudanças o seu levian vai ficar mais ativo.

  55. Oi!
    Preciso usar a mesma farinha que uso para fazer o pão e para alimentar o fermento?
    Ou posso usar uma farinha mais “fraca” para alimentar o fermento?

    • Oi! O problema é o teste na minha opinião, rsrs. Este teste muitas vezes serve apenas pra confundir a nossa cabeça. Se o seu levain já dobrou, já atingiu o pico, pode fazer a receita que seu pão vai dar certo. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Amanda

    • Oi Claudio, tudo bem? Mas ele tem atividade? Ganha teias? Muitas vezes meu fermento cresce mas não dobra de volume, apenas fica bem ativo. O teste do copo eu acho que pode confundir mais a nossa cabeça. Então prefiro observar a atividade dele

  56. Olá Amanda, tudo bem?

    Criei meu fermento do zero com uva passas. Nos 4 primeiros dias ele estava dobrando de tamanho em 6 horas e eu estava alimentando ele de 12 em 12h. No quinto dia simplesmente ele parou de ter atividade.

    Dia 1 alimentei ele com 35g de farinha integral orgânica e 30g do suco de uva passa fermentado. Dia 2 acrescentei 35 grama da mesma farinha e 30g do suco. No mesmo dia após 12 horas eu usei 35g de isca 35g de farinha e 30 de água, alimentei ele pq ele triplicou de tamanho e depois começo a descer nesse período de 12h. No dia 3 e no dia 4 fiz a mesma coisa, 35g de isca 35g de farinha e 30 de água de 12 em 12h pq eles estava dobrando de tamanho e caindo de volume nesse tempo. Eu estava super feliz, pensando, dessa vez eu consegui haha. Mas no quinto dia quando eu alimentei ele passou-se 8h e ele nem se mexeu. O que será que fiz de errado? Devo insistir nele?

    • Oi! É bem normal isso acontecer. lá pelo 5º 6º dia o seu fermento natural pode parecer que morreu. Mas ele não morreu, só tem menos atividade. Insiste com ele, continua alimentando que nos próximos dias e vai dar sinal de vida. Eu já viu isso acontecer várias vezes, o negocio insistir, continuar fortalecendo o fermento e lá pelo décimo dia tentar fazer um pão se observar que ele está com bastante atividade.

  57. Prezada Amanda, solicito sua ajuda para entender o que se passa com o fermento natural que estou tentando produzir. Ele está no 9º dia, está demonstrando que está ativo pois tem bolhas e uma certa teia. Ocorre que, até então, após o descarte e alimentação (50grs de farinha branca e 30grs de água filtrada e fervida) cresce um pouco (marco o vidro com pincel), mas percebo que cria uma crosta opaca na superfície e que, na minha concepção, esta está impedindo que o fermento dobre ou triplique de volume. Estou realizando a alimentação à noite. Grata pela atenção

    • Oi! Aonde você mora é seco? Provavelmente ele está ficando ressecado por cima. Você pode de repente cobrir com um pano úmido pra tentar melhorar isto. Mas além de observar o crescimento, tenta passar o garfo e a colher e veja se ele tem atividade. Se estiver com bastante teias e ter atividade após umas 7, 8 horas da alimentação, você pode tentar fazer o primeiro pão. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala. Amanda.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *