Receitas Pão: 5 Ideias Para Fazer no Mês das Festas Juninas

Nesse post trago uma seleção com ótimas opções de receitas de pão para você fazer na sua casa e arrasar com sua família ou vender muito nesse mês de festas juninas.

Introdução
1-Rosca de Paçoca
2-Cornbread: Pão de Milho
3-Broinha de Milho com Descarte de Levain
4-Panetone Salgado de Bacon
6-Babka de Churros
Conclusão

Introdução

Quem não gosta das festas juninas de meio de ano? Eu adoro! E gostou mais ainda de fazer receitas de pão que combinem com essa época.

As Festas Juninas estão entre as celebrações mais importantes do Brasil. A fogueira, as danças de quadrilha, as simpatias e as comidas típicas podem ser vistas em praticamente todas as cidades do país, com força ainda maior nos estados do Norte e do Nordeste.

Pães que levam milho são um ótima pedida para comemorar o São João, Santo Antônio e várias outras datas que representam a tradição junina e julina aqui no Brasil. Mas não só de milho se fazem os festejos joaninos… O pão de paçoca que trago logo aqui na primeira posição da nossa lista, também vai muito bem e é sucesso garantido.

As duas últimas receitas de pão que trago, panetone salgado e babka de churros, não são específicas de festas juninas. Na verdade, acho que todas essas receitas são adaptadas para essa ocasião, ou seja, não são tradicionais da mesa de festejos juninos, mas são boas opções para acompanhar essa data tão legal e que o brasileiro gosta tanto.

Mas de onde vem as festas juninas?

Celebração pela chegada do verão

Nos países do Hemisfério Norte, o mês de junho marca o início do verão. Por essa razão, diversas celebrações pagãs eram realizadas em homenagem ao solstício de verão – o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Em geral, isso ocorre no dia 21 ou 22 de junho.

Essas celebrações ocorriam predominantemente onde hoje se situam países como Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia. Porém, desde a Antiguidade já havia relatos celtas e egípcios dessas celebrações nessa época do ano, pedindo aos deuses que houvesse fartura nas colheitas.

A Igreja Católica tentou combater essas celebrações e não conseguiu, assim, a forma encontrada foi a “Cristianização” das datas por volta do século X, associando as festividades com homenagens a santos. As festas passaram e se chamar de “joaninas”, em homenagem a São João.

A chegada das festas juninas no Brasil

Os rituais juninos foram trazidos ao Brasil pelos portugueses no século XVI. No entanto, há relatos de que os indígenas também tinham os seus próprios rituais nessa época do ano. Por aqui, as festividades marcavam a chegada do inverno, com celebrações ligadas à agricultura, além de cantos, danças e comidas especiais.

O melhor das duas celebrações acabou se fundindo e transformando as Festas Juninas daqui em uma mistura cultural. É por essa razão, por exemplo, que ao mesmo tempo que as festas celebram santos católicos elas têm como comidas típicas alimentos que eram comuns aos nativos, como o milho verde. Fonte Brasil Escola.

Então, vamos deixar de conversa, e vamos à nossa lista de receitas de pão que você pode fazer para comemorar as festas juninas com sua família ou mesmo vender muito nesse meio de ano.

1-Rosca de Paçoca

2-Cornbread: Pão de Milho

3-Broinha de Milho com Descarte de Levain

4-Panetone Salgado de Bacon

5-Babka de Churros

Conclusão

Então é isso pessoal. Espero que tenham gostado da nossa seleção de receita de pão para os festejos juninas. Mesmo que seja só você com sua família, em casa mesmo, vale a pena fazer alguma coisa diferente e aproveitar a data.

Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que respondo assim que possível. Até a próxima!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *