Receita de broinha Caxambu com descarte de Levain

No post de hoje vou mostrar como fazer essa receita deliciosa de broinha Caxambu, muito famosa no interior de Minas Gerais.

Neste tempo de São João, a gente cozinha milho, come canjica, paçoca, pé-de-moleque e dança um forró… rsrs

E, neste clima de festa junina, eu quase me teletransporto pra minha infância. Todo ano era um acontecimento a festa junina, seja na escola, ou na igreja, a gente ensaiava um mês inteiro a quadrilha, e esperava ansiosamente pela festa! 

Porém, considerando a nossa situação atual, só nos resta saborear as comidinhas “dendicasa” mesmo… 

Um dia desses, estava com muito descarte de Levain na geladeira, e é claro que não dava pra jogar fora, afinal, toda farinha é preciosa… rsrs

E, foi aí que me lembrei de uma receita que eu queria fazer há muito tempo: broinha caxambu. 

receita broinha caxambu

Essas broinhas, feitas de fubá, fazem parte do café da manhã do mineiro e são muito comuns por aqui, não importa a época do ano. Existem diversas suposições sobre a sua origem.  

A broa em si é um pão que data da idade média, presente no dia a dia da população portuguesa, e antigamente era conhecida como “boroa”.

“Foi só em torno de 1500 que, com a expansão marítima portuguesa, o milho chegou à Europa e com o tempo, e para nossa alegria, os portugueses passaram a colocá-lo em muitas receitas tradicionais, assim inventando a minibroa de milho como conhecemos hoje, tornando-se uma comida adorada até pelos monarcas.

Não demorou para que, com a vinda dos portugueses a broa se populariza pela região, em especial em São Paulo e em Minas Gerais, mais especificamente na região de Caxambú (sul de Minas), dando origem a famosa minibroa caxambú, ou muito conhecida também por cavaca, com a adição de fubá, erva-doce e às vezes um toque de limão.” (Fonte: https://costalavos.com.br/desvendando-a-minibroa/)

Inspirada nesta receita tradicional, fiz essa broinha com descarte de Levain. Ficou sensacional!

Vamos à receita?

Receita de broinha Caxambu

200 gramas de Farinha de trigo

100 gramas de descarte de levain

300 gramas de fubá 

300 gramas de açúcar 

180 gramas de manteiga ou margarina (usei qualy)

2 ovos

1 colher sopa erva doce

1 pitada de sal

OBS:  se você ainda não tem o seu fermento natural e quer fazer esta receita, em vez do Levain acrescente mais 100 gramas de farinha e uma colher de sopa rasa de fermento químico (não é o biológico, é o fermento para bolo mesmo).

Modo de preparo da broinha caxambu

Primeiro misture os secos: a farinha, o fubá, o açúcar,  a pitada de sal e a erva doce. 

Depois acrescente o Levain.

acrescente o Levain

 Depois misture os ovos e a margarina aos poucos.

misture a manteiga e ovos na receita de broinha caxambu
misture tudo

 A massa tem que ficar firme assim: se ficar muito seca, acrescente um ovo ou bem pouquinha farinha se ficar muito mole.

ponto da massa da broinha caxambu

Hora de modelar

O “pulo do gato” desta receita é que não pode sovar. Apenas incorpore bem os ingredientes e está pronto.

não sovar a massa, apenas incorpore

Após fazer a massa, unte uma assadeira com manteiga e polvilhe fubá ou farinha e vamos modelar as bolinhas!

untar a assadeira

Cada broinha deu em torno de uns 56 gramas. Após modelar, eu dou uma leve achatadinha em cada uma e pincelo gema por cima delas.

pincelar gemas por cima da broinha caxambu

Hora de assar

Não precisa descansar.  Leve ao forno médio por uns 25 minutos até dourar. Tudo vai depender do seu forno, então não exagere no tempo de forno, senão as broinhas ficam muito duras. 

Por fim, é só saborear! Com um cafezinho as broinhas ficam divinas!!

Se gostou dessa receita de broinha Caxambu e for fazer ai na sua casa nesse São João, me marque usando a hashtag #meupaocaseiro. Vou adorar ver como ficou. Qualquer dúvida, deixe um comentário. Até a próxima!

Sobre o Autor

23 Comentários

  1. Olá Amanda!
    Adoro fazer quitutes. Comecei fazer pães com o fermento natural e não me agradava ter que descartar uma parte da mistura. Guardei e comecei a procurar receitas com o descarte do levain. Achei a sua receita de Broa Caxambu! Ficou uma delícia!
    Obrigada por compartilhar suas descobertas. Tens uma excelente forma para ensinar. Parabéns! ☺

  2. Humm!! Fiz e ficou uma delícia. Receita perfeita. Obrigada por compartilhar. Estou iniciando a fazer pães com levain. Estou gostando muito.

  3. Oi, fiz e deu super certo a única coisa é que achei muito doce. Na próxima vou diminuir um pouco o açúcar, mas isso é uma questão pessoal tem gente que gosta mais doce e outras menos. Obrigada por partilhar essa receita.

  4. Oi Amanda, eu fiz ficou uma delicia, mas achei muito doce, vou diminuir o açúcar da próxima vez, outra coisa a sua parece bem macia, a minha não ficou assim, ficou mais durinha, porém muito boa. Será que errei alguma coisa?
    Obrigada por compartilhar a receita.

  5. Oi Vilma! As vezes pode ser uma variação na farinha que absorve menos ou mais a manteiga e pode deixar a broa mais seca. Ou pode ter sido o forno muito alto. Os biscoitos não podem assar muito, pois depois que eles saem do forno ainda endurecem mais, acabam de solificar. Qq coisa me fala. Bjs, Amanda

      • Oi! Elas ficam durinhas mas nem tanto. Veja se seu forno não estava muito alto. E depois que elas saem do fornos, acabam de endurecer mais, então não é legal deixar assar demais. E não crescem mesmo não.
        Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala.

  6. boa tarde eu fiz sua receita, como estava sem manteiga substitui por gordura de palma e o resultado ficou muito, mas muuiito bom obrigado e poste mas receitas para nós


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *