Receita: Babka de churros com fermento biológico

Oi pessoal, tudo bem?  A receita de hoje é uma Babka sabor churros, com doce de leite, feita com fermento biológico.

Sem ideia de presentes para o natal? Uma boa ideia é fazer algo bem gostoso, embrulhar bem bonito com um laço e dar de presente. Além de barato, demonstra todo o cuidado e carinho. 

Nesta hora, a Babka é uma boa opção, você pode variar, fazer com frutas cristalizadas, chocolate branco. 

A Babka com fermento natural foi a primeira receita que postei aqui no blog. É uma receita sem maiores complicações e deliciosa! Porém, como várias pessoas ainda não tem o fermento natural (Levain), ou tem dias que simplesmente queremos comer um pãozinho rápido e delicioso mas não temos fermento natural suficiente, resolvi compartilhar uma receita de Babka sabor churros com fermento biológico que é divina!!

Neste dia, fiz essa receita que “batizei” como Babka de Churros, pois acrescentei um pouco de canela na massa, recheei com doce de leite em ponto firme e polvilhei açúcar e canela por cima. Bom demais da conta!!!!

Faz e me fala!

Vamos à receita? 

Ingredientes da massa de Babka sabor churros

10 g açúcar 

7 g fermento biológico seco 

01 ovo

150 mL leite

115 g manteiga de preferência sem sal

350g de  farinha de trigo 

1 pitada de sal 

1/2 colher de chá de canela se for fazer de churros (opcional- se quiser, pode adicionar mais ou não colocar )

RECHEIO: Doce de leite firme a gosto ou outro recheio da sua preferência

PARA POLVILHAR: Açúcar e canela a gosto

Modo de preparo da receita de Babka sabor churros

Na batedeira ou em um tigela, adicione  o leite, o açúcar, o fermento biológico e apenas 50 gramas da farinha de trigo.  Vamos fazer uma esponja, tampar e deixar fermentar por aproximadamente 30 a 40 minutos.

Depois de fermentar bem, adicione o ovo e a manteiga, incorporando bem. Se estiver fazendo na batedeira, bata na velocidade mais baixa. 

Adicione o restante da farinha de trigo (300 gramas ) aos poucos. Os ingredientes podem variar muito, então tem dias que pode ser que sobre um pouco de farinha, então neste caso, reserve um pouco para a hora da sova. Então muita calma nessa hora. Por fim, adicione o sal, a canela se for fazer de churros e sove até chegar no ponto de véu. A massa fica bem macia. Tenha paciência. Na batedeira pode levar de 12 a 15 minutos, na mão de 20 a 25 minutos. 

Se a massa estiver demorando pra chegar no véu, tampe bem e deixe descansar um pouco na geladeira. Um descanso resolve a maioria dos problemas da massa. 

Por fim, após o chegar no ponto de véu, tampe o bowl e deixe a massa crescer até dobrar de tamanho, o que pode variar de acordo com o clima aí na sua cidade. Tenha paciência. 

Após a massa dobrar de tamanho, chegou a hora de modelar. 

Recheando a babka

recheando a babka de churros com fermento biológico

1- Enfarinhe bem a bancada e abra a massa em  um quadrado medindo aproximadamente 30×12 cm. 

2. Quando terminar, espalhe o recheio de sua preferência pela massa (neste dia fiz com nutella), deixando uma margem nas bordas de 1 a 1,5 cm para que não vaze na hora de enrolar a massa.

Uma dica é usar um recheio bem firme, pode ser até gelado, para que facilite a modelagem.

Você pode usar doce de leite, e adicionar um pouco de canela na massa e fazer uma babka de churros!! Fica simplesmente divina.

Enrole a massa de forma firme. Se precisar, apare as pontas. Corte o rolo pela metade para ficar mais fácil de caber na forma.

enrole a massa da babka de churros e corte ao meio

A trança da Babka

divida a massa ao meio

3. Em seguida, pegue uma faca afiada e corte os troncos pela metade. Para moldar a babka, pegue uma metade e a coloque sobre a outra e simplesmente trance essas duas metades. 

faça uma trança com as duas metades

4. Deixe as babkas descansarem até dobrar de volume, o que pode variar de acordo com a temperatura.

Hora de assar a Babka sabor churros 

5. Pré-aqueça o forno a 220 ° C e  asse por 10 minutos a 220 ° C e depois diminua para 200 ° C e asse por mais 30 a 40 minutos ou até assar bem. Tudo vai depender do  seu forno, as temperaturas que coloco aqui são apenas um referencial, o que pode ser mais ou menos. 

6. Depois de assadas, retire os babkas das formas e deixe-os esfriar em uma grade. 

Se gostou dessa receita de Babka sabor Churros com fermento biológico, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e me marque. Vou adorar ver como ficou. Qualquer dúvida, pode deixar um comentário aqui, que respondo assim que possível. Aproveite!


Últimos dias do curso de Panetone Artesanal

O curso de panetone artesanal vai ficar aberto para novos alunos até dia 20/12/2019. Não perca mais tempo! Clique no link abaixo e faça sua inscrição.

https://meupaocaseiro.com.br/curso-completo-de-panetone-artesanal-ao-levain-facil/

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *