No post de hoje mostro como fazer uma receita de Pão de Sêmola, com recheio de calabresa e queijo. Uma delícia!
Introdução
A Semola Rimacinata é um tipo de Farinha de Trigo de grano duro, mais grossa do que a farinha de trigo comum e de coloração bem dourada. É um tipo de farinha muito boa para massas frescas, panificação e pizzas.
E eu aproveitei para testar uma farinha nova que ganhei da marca Casillo Selecione.
Quem me enviou esta farinha foi o Raul (@raulnovaes) padeiro de mão cheia no @divinanapoli e representante da Casillo Selecione. Já havia utilizado a manitoba desta marca nos panetones e gostei bastante do resultado. Realmente tem muita qualidade.
E o pão feito com a semola rimacinata também foi uma surpresa boa: fica muito macio e saboroso. Amei.
Receita de Pão de Sêmola
Ingredientes
354 g de semola rimacinata
4 g de fermento biológico seco
7 g de sal
270 g de água
105 g de levain bem ativo (gosto de usar o 122)
Dicas para a receita:
Fermento biológico seco: se quiser fazer a receita apenas com o fermento biológico seco, então substitua o Levain fazendo um pré fermento, misturando 52 gramas de água, 52 gramas de farinha e todo o fermento biológico da receita. Misture bem e deixe fermentar por cerca de uma hora ou até borbulhar bem. Depois disso, siga a receita normalmente. Nesse post falo mais sobre como converter receitas de fermento natural para biológico e vice-e-versa.
Fermento natural – se quiser usar apenas o fermento natural, use seu Levain bem ativo, bem borbulhante, mas atenção, pois os tempos da fermentação serão bem mais alongados.
Ingredientes do recheio:
350 g de calabresa picada em rodelas finas.
150 g de mussarela ou outro queijo da sua preferência
Modo de preparo do Pão de Sêmola
Pra começar a receita do Pão de Sêmola com Calabresa, primeiro misture a farinha de sêmola, o fermento biológico seco, o sal.
Logo após, acrescente a água e o fermento natural bem ativo e sove bem até a massa ficar bem lisa e uniforme e mais elástica.
Porém, a massa não chega no ponto de véu, por isto, vamos fazer dobras para fortalecer o glúten.
Logo após sovar bem a massa, coloquei em um bowl untado com azeite e deixei descansar em temperatura ambiente de 26 graus por aproximadamente 30 minutos e fiz a primeira dobra.
Para ver como eu faço as dobras, assista o vídeo:
No total fiz 3 dobras em intervalos de 30 minutos em temperatura ambiente.
Após o conjunto de dobras, a massa ganha uma nova textura, estrutura e cresceu um pouco, então vamos partir para a modelagem do pão.
Modelagem do Pão de Sêmola
Recomendo que você faça 2 pães, pois fiz um pão só e achei que ficou muito grande. Então 2 pães penso que ficará um tamanho ideal.
Dívida a massa em 2 partes iguais e vamos fazer a modelagem.
Para fazer a modelagem, então, abra a massa em um retângulo, coloque metade do recheio e faça uma espécie de triângulo, escondendo o recheio.
Veja como modelo nas fotos:
Após modelar os pães, então, você pode deixar em temperatura ambiente até praticamente dobrar de volume ou pode fazer a longa fermentação, modelando o pão na noite anterior e assar no dia seguinte.
Hora de assar o Pão de Sêmola
Logo após esta última fermentação, é hora de assar os pães.
Para isto, pré aqueça o seu forno por cerca de 30, 40 minutos a 230 graus. A temperatura do forno pode variar de acordo com o seu forno. O objetivo é que o pão tenha uma crosta crocante. Então vamos aquecer bem o forno e fazer vapor.
Logo após aquecer bem o forno, faça vapor antes de colocar o pão.
Para isto, você pode colocar uma assadeira para aquecer junto com o forno e antes de colocar o pão, despeje cerca de 25 mls de água fria sobre a assadeira (cuidado com este vapor no rosto pó ele mancha). Depois dos 15 minutos iniciais do assamento, retire a assadeira pois o excesso de vapor deixa o pão borrachudo.
Você pode também fazer vapor com um borrifador de água.
Para dicas de como assar um pão incrível sem panela, então acesse o post abaixo:
Antes de colocar o pão, então, faça um corte de fora a fora nós pães com a lâmina inclina e bem afiada e imediatamente coloco o pão para assar. O tempo total de assamento vai depender do seu forno.
Deixe o pão assar até fica dourado, logo após, retire do forno, deixe esfriar sobre uma assadeira e aproveite!!
Conclusão
Então é isso. Nesse post mostrei como fazer a receita do pão de sêmola, muito tradicional na Itália. Mostrei como fazer as dobras e dei a dica de usar essa receita para fazer dois pães, porque ela rende bastante.
Qualquer dúvida, basta deixar um comentário, que respondo assim que possível. Também tiro dúvidas e posto outras receitas lá no Instagram, então, me segue por lá. Até a próxima!
Dá sim Carol. A panela vai ajudar a deixar a casca mais crocante. Depois se fizer me fala como ficou. Bjs, Amanda.