Pão Integral: Testei a farinha Venturelli Integral

No artigo de hoje vou postar uma receita de pão caseiro semi integral, resultado do teste que fiz com a farinha Venturelli Integral. Esse pão fiz com 50% de farinha integral, mas você pode fazer com porcentagem maior. Sugiro ir testando aos poucos e ver qual a melhor para o seu caso.

Para testar esta farinha, resolvi fazer um pão um pouco diferente, pois fiz 2 massas diferentes, uma branca e uma 100% integral e laminei uma sobre a outra.

Também testei outras farinhas aqui no blog, com a Anaconda, Rosa Branca, Finna e Dona Benta Especialidades Pão.

Aqui no blog você também pode saber mais sobre as qualidades de uma boa farinha para ter excelentes resultados no seu pão caseiro.

Não se esqueça de me seguir no Instagram e se inscrever no nosso canal no Youtube para mais receitas e novidades sobre panificação.

Vamos à receita desse pão integral?


Ingredientes do Pão Integral

Massa integral:

  • 150 de farinha integral venturelli 
  • 112 g de água (75%)
  • 37 g de levain bem ativo (usei 122)
  • 3 g de sal

Massa branca:

  • 150 g de farinha de trigo branca 
  • 105 g de água (70%)
  • 37 g de levain bem ativo (usei 122)
  • 3 g de sal

Modo de Preparo do Pão Integral 

1-Ativando o fermento 

Pela manhã, ativei o fermento misturando 25 g de levain, 50 g de água e 50 g de farinha branca.

Deixei ativar bem por cerca de 6 horas, até chegar no pico da fermentação.

Se está em dúvida sobre como ativar seu Levain, alimentação e outras questões, veja esse artigo que publiquei sobre esse assunto.

2-Autólise

Enquanto o fermento ativava, aproveitei e fiz autólise de 2 horas nas massas. 

Na massa integral coloquei um pouco mais de água pois a farinha integral “pede” um pouco mais de hidratação, então usei 75% de hidratação. Misturei 150 g de farinha integral com 112 g de água, tampei e deixei descansar por 2 horas na geladeira. 

Fiz o mesmo com a massa branca só que com menos água, 65% de hidratação: misturei 150 g de farinha branca, 105 g de água e deixei descansar por 2 horas na geladeira. 

Se você quiser saber mais sobre a autólise e os benefícios que ela traz para seu pão caseiro, leia esse artigo que postei aqui no blog.

3-Sovando a massa

Após ativar bem o fermento, comecei o preparo das massas. Bati cada uma separadamente acrescentando 37 g de Levain e 3g de sal em cada. 

Sovei apenas até ficar bem uniforme e coloquei as massas e 2 bowls untadas com um pouco de azeite. Tampei bem, fiz um descanso de 30 minutos em temperatura ambiente e parti para a laminação.

Fiz um post sobre sova que você pode acessar aqui nesse link.

4-Laminação

Para laminação, passei um pouco de azeite na bancada e abri a massa branca primeiro. Abri a massa integral e coloquei por cima da massa branca. A laminação faz com que o recheio se distribuia de forma mais uniforme e contribui para que a massa fique mais alveolada.

Por fim, distribui as nozes picadas sobre a massa integral e fechei as massas. 

Obs: As nozes deixei de molho em torno de 30 minutos, escorri, sequei bem e usei no pão. 

Após laminar, enrolei tampei a massa, fiz um descanso de 30 minutos e parti para as dobras.

5-Dobras

As dobras fiz de forma diferente do tradicional. Pegue a massa na lateral e dobre sobre ela mesma. Vire a massa 90 graus e repita o processo dobrando a massa sobre ela mesma. No total foram 4 dobras com intervalos de 30 minutos entre cada 1 delas:

  • 1ª Dobra
  • Descanso de 30 minutos
  • 2ª  Dobra
  • Descanso de 30 minutos 
  • 3ª Dobra 
  • Descanso de 30 minutos 
  • 4ª  Dobra 
  • Descanso de 20 minutos em temperatura ambiente 

6-Pré-modelagem em formato bola: 

Veja como fiz a pré modelagem desse pão semi integral na imagem abaixo:

pre modelagem no pão integral

Modelagem do pão semi integral

Fiz a Modelagem final em formato oval:

modelagem no pão integral

Descanso de 30 minutos em temperatura ambiente 

Depois da modelagem e do descanso em temperatura ambiente para dar um start na fermentação, deixei a massa por aproximadamente 12 horas na geladeira fermentando lentamente, com temperatura em torno de 7 graus.

Depois dessa longa fermentação do pão semi integral, tirei a massa da geladeira e deixei descansar por mais 2 horas em temperatura ambiente, algo em torno de 26 graus, até dobrar de volume.

OBS: É importante sempre observar a sua massa. Se você deixou o pão passar a noite na geladeira e ele cresceu pouco, uma alternativa é fazer como eu, tirar e deixar crescer mais um pouco em temperatura ambiente até ele praticamente dobrar de tamanho. Se a gente “força a barra” e coloco o pão para assar sem ele ter crescido, a chance dele ficar massudo é grande.

massa pão semi integral

7-Hora de assar o pão semi integral

Assei o pão semi integral em forno a 230 graus, por 30 na panela de ferro tampada, após retirei a tampa e deixei no forno por mais 20 minutos, até dourar.  Obs: Estas temperaturas podem variar de acordo com o seu forno. O mais importante é a observação.

Conclusão

Quando me mudei para o interior de São Paulo, ano passado, comecei a usar bastante essa farinha Venturelli, que consigo achar no supermercado aqui. Essa farinha tem qualidade e boa taxa de proteínas, o que faz com que aguente bastante a hidratação e longa fermentação.

Ainda não tinha testado a versão integral dessa farinha, mas gostei bastante do resultado. O pão semi integral ficou bem leve e macio. Aprovado! 

Sobre o Autor

8 Comentários

      • Excelente! Gostei da ideia de fazer a massa e deixar na geladeira e assar pela manhã. Posso fazer isso com o fermento biológico? Obrigado

        • Com certeza! Eu gosto bastante de fazer os pães com fermento biológico de um dia para o outro. Reduzo um pouco a quantidade de fermento e deixo bem tampado na geladeira para não ressecar. Aí no outro dia eu tiro da geladeira, modelo e continuo o pão. O pão fica super leve e digestivo.

  1. Gostei dessa receita, é impressão minha ou o pão com farinha integral fica massudo, eu nunca consigo fazer nada apenas com a farinha integral ,sempre misturo as duas pra dar certo, mas esta receita me deu uma boa dica, obrigada

    • Oi Cristina! Eu também não curto o 100% integral. Acho que pra dar certo o 100% integral, pela minha observação tem que ser com uma farinha muito específica. Mas em geral este pão vai pedir muito mais água e demorar muito mais pra crescer. É preciso redobrar a paciência e esperar o tempo da massa.

  2. Amei a receita! Quero fazer! Qual a porcentagem de nozes que vc colocou!? Deve ficar muito bom! O pão que mais faço para mim é o integral 100% rústico. Gosto é gosto né Amanda? Faço sempre suas receitas! São muito boas! Parabéns!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *