Panificação: 07 Erros Mais Comuns Que Você Pode Estar Cometendo

Você encontrou um novo hobby: fazer pães artesanais em casa. Ou então, decidiu começar um negócio e vender pães caseiros fresquinhos, empreender na panificação. Em seguida, achou as receitas no blog do Meu Pão Caseiro e comprou os ingredientes necessários.

Até aqui, tudo bem! No entanto, depois de toda dedicação para misturar, sovar, deixar descansar e assar, nada daquela massa lisinha e fofa. Por fim, o pão não ficou nem de longe parecido com o que você esperava.

Se você está aqui, é bem provável que acabei de contar a sua história. Mas, você não está só. Às vezes, o que acontece é que esquecemos, ou não sabemos, de detalhes importantes na hora de fazer pão artesanal em casa. Por isso, a partir de agora, você vai descobrir alguns dos erros mais comuns na panificação. Assim, você vai corrigi-los de uma vez por todas e conquistar seu sonhado pão caseiro perfeito!

Erros mais comuns na panificação

1.Errando a mão na quantidade de líquido

Esse é um dos erros mais comuns na hora de fazer pão artesanal em casa. Afinal, para quem está começando na arte de transformar farinha em deliciosos pães, a capacidade de absorção desse ingrediente ainda é um mistério.

De fato, cada farinha absorve o líquido de uma forma. Por isso, a não ser que a receita peça por mais água, use o suficiente apenas para que a massa solte do fundo da sua tigela. Na verdade, o ideal é não adicionar todo o líquido de uma vez. Então, nossa dica é: adicione a água ou leite aos poucos. Dessa forma, você vai saber se foi suficiente ou se precisa de mais. Afinal, colocar até dá, já retirar…

2.Medindo ingredientes no “olhômetro”

Antigamente, ter uma balança em casa não era comum e nem barato. Com o tempo, foi ficando mais fácil ter o utensílio na sua cozinha e por um preço bem acessível. Por isso, para evitar outro dos erros mais comuns na panificação, pese todos os ingredientes. Se você usa xícaras e colheres para seguir as receitas e tem dado certo, muito bem! Mas, se sua ideia é fazer pães para vender, o melhor é ter uma receita padrão. Assim, você evita que os pães saiam cada dia de um jeito, concorda?

3.Errar no ponto de fermentação da massa

A fermentação é uma etapa vital para que o seu pão artesanal fique impecável. De fato, é através dela que a massa atinge todo o seu potencial de crescimento. Além disso, ela garante que o seu pão desenvolva aquela casca linda. Infelizmente, pode ser que você só perceba que tem algo errado quando o seu pão não cresce no forno. Existe uma forma prática de descobrir (e evitar) mais um dos erros mais comuns na panificação.

Então, para se certificar de que a fermentação chegou ao ponto certo, você vai usar o toque. Assim que a massa descansar, cutuque um dos lados enfiando o dedo até o primeiro nozinho dele. Em seguida observe como a massa se comporta nos próximos 30 segundos:

  • Se ela voltar à forma original de uma vez, assim que você retira o dedo, ela não fermentou o suficiente. Ou seja, precisa de um pouco mais de tempo.
  • Por outro lado, se a massa não voltar ao formato normal, deixando um buraco no lugar, isso indica que ela passou do ponto. Como resultado, ela provavelmente vai solar no forno.
  • Se a massa voltar devagarzinho para o formato inicial e você consegue ver onde cutucou por um tempo, ela está no ponto certo de fermentação.
  • Além disso, se cobrir sua massa com filme plástico e ele grudar, isso também é sinal de que a massa passou do ponto de fermentação.

4.Adicionando sal de forma incorreta

Já falei aqui no blog sobre a importância e o papel do sal na massa de pão. Um dos erros mais comuns na hora de fazer pão caseiro, porém, é misturar o ingrediente diretamente com o fermento. Acontece que o sal tem o poder de controlar o desenvolvimento da levedura, o que é bom no processo de panificação. No entanto, se você misturar os dois ingredientes, o sal acabar inibindo a fermentação antes da massa atingir o ponto correto. O ideal, então, é colocar sal de um lado da tigela, fermento do outro. Além disso, misture cada um com um pouco da farinha garantindo que a interação entre eles ocorra de forma gradativa.

5.Não cobrir a massa em TODAS as etapas do preparo

Você também acha que cobrir a massa durante o descanso é só para proteger contra poeira? Nada disso! Na verdade, o contato da massa com o ar forma uma película indesejada. Às vezes, é necessário até umedecer o pano. Afinal, essa camada dura impede que a massa cresça e acaba atrapalhando o processo de fermentação. Portanto, enrole a sua massa, cubra com um pano limpo e deixe o fermento trabalhar em paz.

6.Abrir o forno antes da hora

Outro erro comum na panificação é abrir o forno durante os primeiros 20 minutos. Acontece que se o forno perde calor nessa etapa, seu pão não vai formar a tão sonhada casca. Sendo assim, tenha paciência e evite abrir o forno antes da hora.

7.Um dos maiores erros na panificação: Esquecer de criar vapor dentro do forno

Além de deixar o forno fechado, para que o seu pão asse da maneira certa, você precisa corrigir um dos erros mais comuns e talvez o mais ignorado: não criar vapor dentro do forno. Mas, por que o vapor e tão importante? Para começar, o vapor é o responsável por intensificar e manter o calor sobre o pão. Como resultado, a casca se forma e se mantém. Além disso, em alguns casos, o vapor também contribui para o brilho final da casca.

Não tenho forno industrial. Dá para criar vapor dentro do forno doméstico?

Dá sim! Primeiro, coloque um recipiente raso com água fervente dentro do forno durante os primeiros 20 minutos, pode ser uma assadeirinha. Para impedir que a água evapore rapidamente, você pode enrolar um pano de prato limpo, criando um rolinho bem apertado e colocar dentro da água fervente. Dessa forma, a água vai evaporar lentamente. Após os 20 minutos, você pode abrir o forno e retirar o recipiente.

Por outro lado, você também pode borrifar bastante água assim que levar seu pão para assar. Para isso, feche a tampa do forno, deixando espaço suficiente apenas para o bico do borrifador. Então, feche logo para garantir que o vapor se concentre na massa. Neste post revelei outras dicas maravilhosas para você conseguir criar o calor e o vapor necessários para que o seu pão asse corretamente.

Gostou das dicas para evitar os erros mais comuns na panificação? Para desvendar todos os segredos da panificação artesanal descomplicada, clique aqui.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *