Vender pão caseiro: 5 dicas para começar

Nesse post vou tentar mostrar um pouco como você pode começar a vender pão caseiro e ter uma renda extra em momentos de crise como o que estamos passando.

Índice

Introdução
1-Capacitação para fazer o melhor pão
2-Planejamento
3-Teste as receitas antes de vender
4-Limite seu cardápio
5-Pense na produção e na logística
Conclusão

Introdução

Não dá pra negar que estamos vivendo um período meio nebuloso na história. Pandemia, desemprego, crise econômica… E no Brasil a coisa complica um pouco. Uma das coisas que muita gente têm buscado como solução é empreender. Mas seria esse o momento de montar um negócio? Bom, não tenho a resposta pra isso. Na verdade ninguém tem…

O que sei é que não dá pra ficar parado, por isso preparei esse post. Para estimular você que tem uma ideia ou que sempre quis trabalhar com panificação, mas não sabe por onde começar.

Então vamos lá. Aqui vão algumas dicas para quem quer começar a empreender vendendo pão caseiro:

1-Capacitação para fazer o melhor pão

O primeiro tópico da lista é até meio óbvio, mas é super importante. Não só para começar a vender pão caseiro, mas para tudo que você vai fazer na vida, a primeira coisa é aprender, se capacitar.

Existe uma regra no mundo dos negócios, que é quase um mantra: “Se você não entende de alguma coisa, não invista naquilo”. Então a primeira coisa que você precisa pra empreender vendendo pão é se capacitar. Procure cursos, livros, entenda do negócio, pesquise, antes de se aventurar e arriscar.

É importante fazer cursos e aprender cada vez mais a fazer pães. Buscar conhecimento no mundo da panificação é muito importante. Aqui no blog trago muita informação e várias receitas grátis para você que quer começar a se aperfeiçoar nessa arte de fazer pães caseiros e empreender na área.

Fiz um post sobre livros para você pesquisar e se aprofundar mais na panificação. Vale a pena a leitura.

Capacitação para crescer

Se capacitar, não quer dizer aprender a fazer pães deliciosos. É preciso também aprender sobre marketing, vendas, empreendedorismo. Então dê um pouco de atenção para essa parte também, porque apenas fazer um produto de qualidade não garante que ele vai vender bem, certo? Muitas empresas já quebraram e muita gente boa já saiu do mercado porque não deu a devida atenção para essa parte. Então lembre-se: para começar a lucrar vendendo pão caseiro é preciso aprender a empreender, fazer negócios é tão importante quanto fazer pães.

No final do texto vou deixar um link bem interessante do Sebrae, que traz uma ideia de negócio completa na área de panificação, para você se aprofundar um pouco mais. Não deixe de ler!

2-Planejamento

Não adianta nada fazer mil cursos, aprender tudo sobre alguma coisa, mas na hora de colocar seu negócio em prática, não saber por onde começar. Então aprenda sobre planejamento, coloque as coisas no papel, faça um check-list do que vai precisar, de quais são os primeiros passos e quais os passos a seguir para alcançar seu objetivo.

Parece mais um daqueles livros de auto-ajuda (chatão rs…), mas é verdade! Não comece sem um bom plano do que vai fazer, do que pode dar errado e como você vai agir pra corrigir se alguma coisa não sair como o planejado.

É preciso gastar um pouco de neurônios para começar da forma correta e evitar atropelos depois. Listo aqui algumas coisas que você vai precisar pensar para começar um negócio na panificação:

  1. Qual a melhor forma de vender seus produtos, se vai sair de porta em porta, se vai vender pelas redes sociais, por encomenda ou se vai ter um estoque com os produtos que mais saem;
  2. Onde encontrar e qual a melhor embalagem para seus produtos;
  3. Qual a melhor forma de divulgação (panfletos, cartões, redes sociais, google…);
  4. Quais promoções você pode fazer para atrair seus clientes;
  5. Quais os custos de produção e por quanto vai vender (lembre-se que precisa cobrir os curtos de produção, incluindo energia elétrica, água, gás, insumos, custo da entrega e ainda ter uma margem de lucro para você).

Parece muita coisa, mas isso é só o básico. Não se assuste e planeje cada detalhe para não ser pego de surpresa com algum imprevisto depois.

Existe outro ditado que se usa muito no mundo do empreendedorismo, que diz assim: “Se algo pode dar errado, planeje como se aquilo fosse dar errado – porque muitas vezes vai mesmo…”. Então é melhor estar preparado.

3-Teste as receitas antes de vender

Se você vai começar a vender pão caseiro a partir de casa, ou se quer abrir uma padaria artesanal, não importa. Você vai precisar testar as receitas

Essa dica é interessante porque eu mesmo, quando comecei a vender brownie no pote, há uns anos atrás, cometi esse erro. A primeira coisa que fiz foi criar uma página no Facebook e anunciar meus brownies, sem nem mesmo ter testado as receitas direito. Já tinha feito brownie antes, mas não tinha todos os recheios testados, não sabia as quantidades pra fazer em maior escala…

E ai o processo ficou meio atropelado e cometemos alguns erros, perdemos algumas fornadas, o que poderia ter sido evitado se tivéssemos testado antes e nos planejado melhor.

Outro ponto importante na hora de testar as receitas e fazer pão para vender é saber quais utensílios você vai precisar para começar. E não só isso, na hora de crescer, quando já estiver vendendo bem, quais investimentos vai precisar fazer para dar um passo mais longe e expandir seu negócio.

Fiz um post a algum tempo exatamente sobre essa questão dos utensílios. Você pode acessar o conteúdo clicando nesse link aqui.

4-Limite seu cardápio

Muitas pessoas pensam que para vender bem é preciso tem um cardápio enorme, cheio de opções para os clientes, mas isso não é verdade. Primeiro que você confunde seu cliente. Ele fica perdido no meio de tantas opções.

Um dia fomos comer em uma hamburgueria e o garçom trouxe um cardápio com 5 páginas e mais de 20 opções de hambúrguer. Algumas delas mudavam apenas um ingrediente, ou acrescentavam alguma coisa… Conclusão? Não sabíamos o que pedir e ficamos desconfortáveis.

É muito melhor você ter 4 ou 5 opções e fazer aquilo bem, do que encher seu cardápio de letrinhas miúdas e deixar seu cliente confuso.

Diminua as opções

A sua logística também fica atrapalhada com muitas opções. Esse foi outro erro que cometemos (e aprendemos com ele) na época do brownie no pote. Eu queria oferecer a maior quantidade de recheios possível para meus clientes e isso me atrapalhava muito na hora de montar os potes para entregar. Se tivesse apenas 5 opções de recheio, ficaria muito mais fácil de fazer e entregar.

E no fim das contas, essas 5 opções eram as mais pedidas. Só que numa encomenda de 50 potes pra entregar no sábado de manhã, alguém pede dois potes com recheios diferentes daquelas 5 opções mais pedidas. E aí você tem que preparar aquele recheio para 2 potes e isso vai te atrasar e atrapalhar toda sua produção.

5-Pense na produção e na logística

É muito importante que você pense em como vai produzir os pães, mesmo que seja pra vender a partir de casa. Onde vai armazenar os insumos? Onde vai comprar esses produtos? Qual a quantidade de fermento natural vai precisar pra fazer esses pães? Vai fazer um estoque ou vai esperar as encomendas chegarem? Como será a entrega?

Tudo isso você precisa responder antes de começar. Acredite em mim… é muito importante saber tudo isso, porque você pode se queimar logo de cara com a clientela se começar a receber encomendas e não ter condições de entregar, por exemplo.

Aí voltamos na importância do planejamento, que expliquei no item 2. Esses dois tópicos estão muito ligados, mas eu quis deixá-los separados pra você entender melhor a importância de saber como vai produzir e entregar seus pães aos clientes.

Conclusão

Acho que você já percebeu que vender pão caseiro e ganhar dinheiro com panificação não é tarefa tão simples quanto se tenta pregar por aí, mas não desanime. É um mercado bastante promissor e você pode se dar muito bem empreendendo nessa área.

Se posso dizer alguma coisa para quem está começando é isso: aprenda a fazer produtos de qualidade, se qualifique, planeje seu negócio e mantenha o foco.

Então é isso pessoal. Espero que tenham gostado dessas 5 dicas de como começar a vender pão caseiro. Se gostou deixa um comentário, se tiver alguma dúvida também. Até a próxima!

Links interessantes

Curso Panificação Artesanal Descomplicada

Ideia de negócios Sebrae – Panificação

Sobre o Autor

14 Comentários

  1. Minha querida, amei essas duas dicas. Penso em empreender na panificação, mas me sinto ainda um tanto quanto perdida e essas suas dicas me ajudaram muito.
    Deus te abençoe sempre!

  2. Olá. Gostei muito do seu artigo PARABÉNS, muito
    exclarecedor, me ajudou bastante. Ganhou um seguidor.
    Não sei se meu contaúdo é tão bom quanto o seu mas se
    puder passa lá no meu canal pra me dizer o que acha.
    Abraço.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *