Receita de Pretzel com fermento natural

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Por aqui, só pra variar um pouco, fazendo pão. Hoje vamos fazer uma receita deliciosa de Pretzel com fermento natural. Mais uma tradição alemã para nossa coleção de delícias.

Depois que passei a cultivar o fermento natural, sempre estou procurando coisas para fazer com o descarte de levain (veja receitas de cookies e waffles aqui no blog, ambas feitas com o restinho que sobra de fermento de outras receitas). Pensando nisso, essa semana resolvi fazer pretzel, um tipo de pão muito popular nos países de língua alemã, como Alemanha, Áustria, Suíça. 

No Brasil, é muito conhecido pelos quiosques da franquia Mr. Pretzel,  porém o que muita gente não sabe é que há dois tipos de Pretzel: um mais macio e crocante por fora, como o vendido pela franquia, chamado Soft Pretzel e um mais durinho, crocante, conhecidos como Hard Pretzel.

Embora seja feita com descarte de Levain, a receita tem um pouquinho de fermento biológico para trazer um pouco mais de maciez à massa. 

pretzel com fermento natural

O ideal é comer o Pretzel sempre quentinho e passar no açúcar e canela ou acrescentar Nutella!  Esta receita rende bastante, então se preferir, faça meia receita.

Você pode também congelar já assado (sem cobertura) e esquentar por uns 20 minutos no forno (neste caso, deixe um pouco menos no forno na primeira vez para que termine de dourar da próxima vez), adicionando por fim a cobertura que preferir. 

Vamos à receita?

Ingredientes da receita de Pretzel com fermento natural

Para essa receita de Pretzel com fermento natural, você vai precisar de:

3 gramas de fermento biológico seco

35 gramas de leite

167 gramas de farinha de trigo 

13 gramas de açúcar 

7 gramas de óleo 

88 gramas de Levain (se não tiver o Levain, faça uma pasta grossa misturando farinha e água que totalize 88 gramas e aumente o fermento biológico para 7 gramas) 

56 gramas de água 

½ colher de chá de sal

Modo de preparo

Para começar nossa receita de Pretzel, pegue as 3 gramas de fermento biológico, dissolva bem no leite e deixe descansar por uns 5 minutos.

Após o descanso, misture todos os ingredientes, de forma que fique uma massa bem uniforme. Lembre de deixar o sal por último.

Se ficar muito seca a massa, adicione bem pouquinha água. Não há necessidade de sovar muito, apenas misture bem todos os ingredientes e deixe uma massa lisa.

Deixe fermentar até dobrar de tamanho, algo em torno de 2 horas ou no clima mais quente como aqui, 1 hora. Você pode também fazer a massa pela manhã e deixar fermentando na geladeira lentamente e fazer à tarde por exemplo. 

massa do pretzel com fermento natural

Após fermentar bem, despeje a massa sobre a bancada untada e faça um retângulo.

massa do pretzel na bancada

Com uma faca ou espátula de padeiro, corte a massa em pedaços mais ou menos iguais

massa do pretzel com fermento natural dividida

Após dividir a massa, faça tirinhas de massa, alongando bem. Nesta hora você pode modelar de vários formatos.

modelagem da massa de pretzel
modelagem da massa de pretzel

Por fim, disponha os pretzels em uma forma untada e deixe fermentar em torno de uns 30 minutos (usei papel manteiga e embora tenha untado bem, grudou um pouco, então não recomendo).

Por fim, pincele sobre eles uma mistura de 2 colheres de chá de água morna e 1 colher de açúcar.

massa do pretzel pronta para assar
manteiga derretida

Leve ao forno médio preaquecido (por uns 10 minutos) em torno de 25 a 27 minutos ou até dourar. Tudo vai depender do seu forno. 

Pincele manteiga derretida por cima dos pretzels e passe no açúcar e canela ou outra cobertura da sua preferência. Com nutella fica divino!! 

Sirva bem quentinho.

Se gostou dessa receita, compartilhe nas redes sociais com seus amigos. Se fizer essa receita de Pretzel com fermento natural ai na sua casa, me marque nas fotos, que vou adorar ver como ficou. Qualquer dúvida, pode usar os comentários aqui embaixo. Até a próxima!

Sobre o Autor

Amanda Franco
Amanda Franco

Padeira Master pela Escola Levain de Panificação e acima de tudo apaixonada por pães.

2 Comentários

  1. Olá gostaria de saber se posso usar descarte de levain guardado em geladeira ou só podemos usar descarte de fermento ativado recentemente.Obrigada


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *