
Semana passada, pensando na Páscoa, entre um pão e outro, aqui em casa saiu Cuca Alemã de chocolate com farofinha crocante!
E a cuca alemã com geleia de uva foi uma das primeiras receitas que postamos no blog lá em 2019! A receita original está em xícaras, acho que na época nem tinha balança mas mesmo assim a receita é muito boa e foi sucesso aqui em casa.
E hoje revisitei essa receita, pesei todos os ingredientes e fiz com gotas de chocolate meio amargo. Ficou sensacional!!! Sabor suave sem exageros sabe? Ideal pra acompanhar aquele cafezinho da tarde. Vamos à receita?
Falando em pães, eu selecionei algumas ideias para te inspirar:
- Pão 100% integral com farinha nacional.
- Babka de doce de leite.
- Pão de milho.
- Pão francês de hambúrguer
- Acompanhamentos ideais para Pão de fermentação natural.
Cuca de Chocolate
Receita de Cuca de Chocolate
Ingredientes
- 290 gramas farinha de trigo branca
- 65 gramas açúcar
- 5 gramas de fermento biológico seco
- 30 gramas de manteiga em temperatura ambiente
- 300 gramas de leite
- 1 pitada de Sal
- raspas de 1 limão
Ingredientes da Cobertura
- 35 gramas farinha de trigo
- 35 gramas açúcar refinado
- 15 gramas manteiga
- Gotas de chocolate ou pedaços a gosto
Modo de Preparo
Modo de preparo da cobertura
- misture a farinha, o açúcar e a manteiga até fazer uma farofa parecida com areia de praia. Reserve.
Modo de preparo da Massa
- Em uma tigela ou no bowl da batedeira, primeiro misture a farinha com os fermento, o açúcar, o sal e as raspas de limão.
- Acrescente o leite, a manteiga derretida e misture bem. A massa fica meio líquida mesmo.
- Despeje a massa em uma forma untada e deixe fermentar até dobrar de volume (cerca de 1 hora em temperatura ambiente).
- Após fermentar, acrescente o chocolate afundando um pouco na massa, despeje a farofinha por cima e leve para assar no forno médio a 180 graus por cerca de 40 minutos ou até dourar.
Dicas para a receita:
Posso fazer esta receita com Levain? Sim, já fiz e funcionou muito bem, mas se for fazer com levain, acrescente 87 gramas de fermento natural bem ativo (30%) e subtraia 43 gramas de farinha e 43 gramas de leite da receita. Os tempos da fermentação serão bem mais longos, porém, funciona muito bem.
A manteiga: Para que seja mais fácil de incorporar na receita, use a manteiga em temperatura ambiente. Na farofinha da cobertura eu gosto de usar a manteiga um pouca mais gelada.
O tempo de forno: Não é legal assar em forno muito quente pois pode dourar muito rápido e ficar cru por dentro. O tempo pode variar de acordo com o forno.
Posso fazer na batedeira? Sim! Esta receita pode ser feita na mão ou na batedeira sem problemas. Só não é legal sovar demais a massa pois não queremos desenvolver o glúten. A cuca Alemã tem mais textura de bolo e não de pão.
Receita Ilustrada
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Parabéns pela receita, fácil e muito saborosa.