Nova Frente Fria Avança: Como fazer pão caseiro em época de frio?

Fazer pão em época de frio é um desafio a mais, pois o fermento demora mais a crescer, mas seguindo algumas dicas e técnicas é possível ter bons resultados em qualquer tipo de clima.

Com a nova frente fria chegando ao brasil nos próximos dias, conforme previsão do tempo, fica mais difícil trabalhar a massa e fazer pão caseiro em época de frio, mas vou mostrar como evitar problemas com suas fornadas.

A massa de pão gosta de temperaturas entre 27ºC e 35ºC, que são ideais para a fermentação e fazer a massa crescer e formar os tão sonhados alvéolos no pão. Se a temperatura fica muito abaixo disso, o processo de crescimento da massa vai ficar prejudicado, então é preciso ter atenção e usar as técnicas certas que vou ensinar nesse post. 

Se quiser saber mais sobre por que seu pão caseiro não cresce, veja esse post que fiz aqui no blog e vai te ajudar a entender bem sobre o processo de fermentação natural.

Dias frios podem atrasar seu pão

Principalmente se você trabalha com venda de pães em casa ou na sua padaria, é importante ter cuidado com o clima frio, pois uma das coisas que atrapalham muito os padeiros é o tempo, ou seja, se você precisa entregar uma fornada em determinado horário e o clima está muito frio, seu pão pode atrasar e deixar o cliente esperando. Então, fique atento com a previsão do tempo.

Assim, se o dia estiver muito frio, vale começar a trabalhar a massa do pão mais cedo, porque pode ser que o processo de fermentação demore mais.

Atenção ao forno

Outra coisa que pode demorar mais nos dias mais frios é o aquecimento do forno, mas muitas pessoas se esquecem de observar essa questão. Então, se estiver muito frio, vale a pena começar a aquecer o forno antes do previsto para assar seus pães na temperatura de forno ideal.

Fique de olho na umidade

Outra questão importante, mas que muita gente se esquece é que dias frios costumam ser mais secos, então isso pode atrapalhar a fermentação do seu pão.

Assim, vale a pena se preocupar com a umidade do local em que seus pães estão fermentando. Borrifar água se for preciso, para evitar o ressecamento da massa, é uma boa dica.

Nada como um cantinho quentinho

Uma tigela de água quente pode ser uma salvação em alguns momentos, pois ajuda a formar um ambiente quentinho. Além disso, ajuda a manter a umidade suficiente para a fermentação acontecer de forma ideal seu pão a crescer melhor.

Eu costumo usar o forno de microondas para aquecer uma xícara de água. Então, deixo lá no fundo com o microondas desligado, junto com o banneton onde meu pão está fermentando. Isso ajuda muito a formar esse ambiente favorável para a fermentação.

Para proteger a massa e fazer pão em época de frio, use um pano para cobrir

Uma boa dica é cobrir a massa do pão com um pano para diminuir a interferência do ambiente externo na fermentação. Funciona muito bem nos dias de inverno, quando o frio não é muito rigoroso. Mas se estiver muito frio, o melhor mesmo é usar a técnica da tigela com água quente.

Cobrir a massa ajuda também a evitar o ressecamento. Principalmente se o pano estiver levemente umedecido com água, mas especialmente ajuda a evitar o contato com ventos mais frios, que vão dificultar a fermentação.

Que tal usar o forno levemente aquecido para fazer pão em época de frio?

Outra forma de acelerar a fermentação em dias frios é colocar a massa para crescer dentro do forno levemente aquecido. Mas essa técnica exige cuidados, para não adiantar o assamento do pão e estragar a massa que ainda não estava pronta para ir ao forno.

Trata-se aqui de aquecer o forno levemente, em baixa temperatura e por pouco tempo, no máximo 5 minutos, depois desligar o forno e colocar a massa.

Vale aqui também usar uma tigela de água para evitar que o forno levemente aquecido resseque a massa do seu pão.

Conclusão

Então é isso, nesse post falamos sobre como fazer massa de pão em época de frio. Isso é importante, pois com o inverno chegando, fica mais difícil fermentar e garantir um bom crescimento da nossa massa de pão.

Depois dessas dicas, tenho certeza que você não vai mais ser pego desprevenido com a queda das temperaturas.

Sobre o Autor

3 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *