Fondue de Chocolate do Outback no Pão Australiano

Nesse post vou testar a receita de Fondue de Chocolate do Outback feito no Pão Australiano, inclusive esse é um pão que eu já fiz aqui no blog e você pode ver o passo a passo completo aqui.

Receita do Fondue de Chocolate do Outback

Ingredientes da Receita de Pão Australiano (Aussie Bread)

  • 150 gramas de farinha de trigo branca
  • 150 gramas de farinha de trigo integral
  • 12 gramas de cacau em pó
  • 30 gramas de açúcar mascavo
  • 50 gramas de melaço ou mel
  • 5 gramas de fermento biológico. Se quiser fazer com fermento natural, use cerca de 114 gramas, 38% (mas lembre-se de usar o Levain bem ativo, no pico da atividade e ter mais paciência durante o processo, espere o tempo da massa). 
  • 15 gramas de manteiga em ponto de pomada 
  • 153 grama de água 
  • 1 pitada de sal
  • fubá para polvilhar

Ingredientes do Fondue de Chocolate

  • 150 g de chocolate meio amargo 
  • 150 g de creme de leite

Modo de Preparo do Fondue de Chocolate

Para fazer o fondue de chocolate, basta derreter o chocolate em gotas no micro-ondas, na potência média e mexer de 1 em 1 minuto. 

Após derreter o chocolate, então misturei o creme de leite aos poucos. Você pode deixar mais grosso ou mais líquido. Reserve.

Modo de Preparo do Pão Australiano

Para começar, misture as farinhas com o fermento, o cacau e o açúcar mascavo. 

Após misturar os primeiros ingredientes, acrescente a água e misture bem.  Por fim, acrescente o mel, o sal e sove até virar uma massa propriamente dita. 

Obs: se optar fazer com o fermento natural, então você pode fazer autólise misturando apenas as farinhas, o cacau e a água e deixando descansar no mínimo 20 minutos. Após a autólise, acrescente o fermento natural bem ativo, no pico da fermentação e siga receita normalmente. Lembrando que os tempos da fermentação, neste caso, serão bem mais longos, por isso, espere o tempo da massa, pois o resultado vale muito a pena. 

Se sentir a massa muito seca, acrescente um pouco mais de água, porém não exagere pois ainda vamos acrescentar a manteiga. 

Após desenvolver um pouco o glúten, acrescente a manteiga e sove até o ponto de véu. 

Importante: Esta massa pode demorar um pouco a chegar no ponto de véu, por isso, deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Após o descanso, faça o teste do véu novamente, veja se chegou. 

Após chegar no ponto, então deixe em temperatura ambiente até dobrar de tamanho. O tempo vai depender muito da temperatura aí da sua região. 

Hora de Modelar o Pão Australiano

Após dobrar de tamanho, modelei no formato bola e coloquei no banneton polvilhado com fubá para que o formato redondo se mantesse. 

Porém, você pode simplesmente modelar e deixar crescer na forma, sem usar o Banneton. 

Por fim, deixei o pão crescendo em temperatura ambiente novamente até dobrar de volume. Você pode também postergar este processo, deixando o pão fermentando por uma noite na geladeira. Mas tenha bastante paciência e observe a sua massa: após passar a noite na geladeira, se o pão não tiver crescido muito, tire, deixe crescer mais um pouco em temperatura até que ele dobra de volume.

Hora de Assar o Pão Australiano

Após dobrar de tamanho, então virei o pão na forma, fiz o corte e levei para o forno médio por cerca de 40 minutos. 

Como o objetivo deste pão não é formar crosta, mas sim ficar mais macio, não assei na panela ou fiz vapor. Por esta razão, se o objetivo for um pão mais macio, então a temperatura também não pode ser muito alta, por esta razão, assei no forno médio. 

Após assar, deixei esfriar bem sobre uma grade e enquanto o pão esfriava, eu aproveitei para fazer o fondue de chocolate. 

pão australiano pronto
Pão Australiano ao estilo do Outback

Preparando o Pão Para Receber o Fondue de Chocolate

Após preparar o fondue, cortei o topo do pão, tirei o miolo e então acrescentei o chocolate.

corte no pão australiano
Corte no pão australiano para colocar o chocolate

Conclusão

Fondue de Chocolate
Fondue de Chocolate ao estilo do Outback

Então é isso. Espero que tenham gostado da nossa receita de Fondue de Chocolate ao estilo do Restaurante Outback. Realmente ficou uma delícia, então você e seu mozão não vão se arrepender se fizerem ai na sua casa.

Uma dica que também é bem interessante é você usar o miolo do pão que sobra para fazer croutons. Assim, você pode apenas colocar um pouco de azeite e levar ao forno por alguns minutos. Fica muito bom! 

Se quiser, você pode ainda fazer dois pães, sendo um para fondue salgado e o outro para fondue de chocolate. Fica muito bom! 

Utensílios para usar nessa receita

Fondue

Bannetton

Forno Elétrico

Mais receitas interessantes

Receita de Banoffee para o Dia dos Namorados

Pão Recheado com Calabresa e Azeitonas

Receita de Donuts Recheado Simples e Prática

Receita de Cornbread: o Melhor Pão de Milho Que Você Vai Comer Hoje

Sobre o Autor

3 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *