Como sua padaria artesanal pode sobreviver à crise do Corona vírus

No texto de hoje vamos falar como sua padaria artesanal e outros pequenos negócios podem sobreviver à crise causada pela pandemia do Corona vírus.

O novo Corona vírus está impondo uma quarentena forçada em grande parte do mundo. Vários países estão tentando controlar a disseminação da doença orientando seus cidadãos a não saírem de casa e evitarem contato com outras pessoas.

No Brasil não é diferente e a queda no movimento no comércio já é sentido em diversas cidades. Algumas, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a circulação do vírus é maior, foram decretados o fechamento de shoppings e lojas.

Praticamente todos os ramos de atividade estão sofrendo e certamente vão amargar prejuízos enormes, mas o que é possível fazer para tentar driblar um pouco essa crise e minimizar as perdas?

Como sua padaria pode sobreviver à crise?

Uma ideia interessante é vender pela internet, pois nessa hora a tecnologia é uma grande aliada. Grupos no Facebook, Instagram e WhatsApp continuam funcionando a todo vapor para compra e venda de produtos. As entregas pelos aplicativos como Uber Eats ou iFood também continuam funcionando e isso pode ser uma solução para muitos negócios do ramo alimentício, como são as padarias artesanais.

Veja mais posts

Como começar a lucrar vendendo pão caseiro

Muitos dos leitores aqui do blog já vendiam seus pães pela internet e entregavam em casa. Aproveitar esse nicho pode ser uma boa forma de intensificar as vendas.

O problema são as padarias artesanais que possuem lojas físicas, pois além de verem o movimento cair muito por causa da pandemia, muitas estavam localizadas em shoppings ou áreas de comércio que foram totalmente interditadas. Nesse caso, vender pela internet com entrega em domicílio passou a ser a única opção.

Se sua padaria não foi forçada a fechar as portas, mas as vendas caíram, devido ao menor número de pessoas nas ruas, além de intensificar as vendas on-line, é preciso ter alguns cuidados de higiene com seus funcionários e clientes que ainda estão saindo para comprar.

Como os leitores do blog estão lidando com a crise?

Segundo a leitora Helenilde, de São Luís/MA, a produção de pães caseiros foi uma alternativa ao desemprego para ela e seu marido, Marco Aurélio.

“Nesses tempos de crise e incerteza, estávamos muito preocupados, porque meu marido fabricava os pães em casa e vendia à tarde em uma rua movimentada aqui da cidade. Com as medidas de segurança, desde semana passada ele não pode mais sair para vender”, comentou.

Marco Aurélio segurando duas formas de pão
Marco Aurélio

Ela conta que, por incentivo de seus filhos, tinha criado uma página no Instagram para divulgação, mas agora passaram a usar esse canal para vender as fornadas pela internet. “A parceria com um entregador ajudou muito e hoje estamos vendendo quase a mesma quantidade de quando vendíamos pessoalmente”, explicou Helenilde.

Pães do Marco Aurélio e Helenilde @marhelepaes

Já Nélio Riccardo Rosa, de Sertãozinho, interior de São Paulo, tinha um quiosque de kombucha que estava indo muito bem, até que repentinamente o mercado em que se localizava seu negócio foi fechado por indeterminado por causa da quarentena. “A sorte é que havia começado a fazer pães artesanais e vender a partir de casa”, comentou. “Quando faço pães, me conecto com Deus, fazer pães é mais que um hobby, é um prazer, e não vejo como uma obrigação”.

Nélio segurando uma garrafa de kombucha
Nélio Rosa

“Nesse momento, o melhor a fazer é focar nas redes e vender por encomenda. O que eu sei é que essa crise vai passar e quando chegar o momento, as pessoas vão precisar de nós, os pequenos empreendedores, para reerguer novamente nossa economia”, explicou.

foccacia feita pelo nélio
Foccacia feita pelo Nélio Rosa @nosemcasa.nelio

Iniciativas interessantes na rede para sobreviver à crise

O SEBRAE criou uma página exclusiva com diversas informações sobre como os pequenos negócios podem enfrentar a crise do Corona vírus, que você pode acessar clicando aqui.

Outra iniciativa interessante que está rolando nas redes sociais é o apoio aos pequenos negócios por parte dos internautas. As pessoas estão criando campanhas para motivar as outras a comprar de pequenos negócios. Você pode ver mais sobre isso nesse link.

Então é isso. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário que respondo assim que possível. Se gostou desse texto sobre como sua padaria artesanal pode sobreviver à crise do Corona vírus, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *