Sourdough: História e Origens do Fermento Natural

Hoje vamos fazer um pouco da história e da origem do termo Sourdough. Espero que gostem e se ficar realmente interessado em se aventurar nesse mundo, deixei um post aqui no blog com um vídeo muito legal ensinando a fazer o Levain do zero. Vale conferir!

Introdução

O termo Sourdough, da tradução do inglês literal “massa azeda” é sinônimo de fermento natural.

Quando a gente procura por pão de fermentação natural em inglês, logo surge o termo Sourdough Bread, Sourdough starter. 

Enfim, a palavra é usada sempre que a gente quer dizer que aquilo é feito com fermento natural (ex: Sourdough Brioche) ou para de referir à isca de fermento natural (Sourdough starter)

Você sabe a origem do termo Sourdough?

Nós aqui do Meu Pão Caseiro somos apaixonados por história e sempre que descobrimos uma história interessante, gostamos de compartilha-la com nossos leitores. 

O termo Sourdough era a forma como eram chamados os veteranos do Canadá, por volta do séc. XVIII. Então, quando os primeiros habitantes do território de Yukon, no Canadá começaram a chegar, seja para corrida do ouro, captura de peles ou em busca de uma nova vida, foram batizados de Sourdoughs.

Fazer pão para esses primeiros colonos era  uma questão de necessidade. A comida era mais escassa e chegava apenas duas vezes por ano.

Os suprimentos de comida chegavam apenas de navio e eram transferidos para pequenos barcos, barcaças, barcos a vapor, trenós puxados por cães ou mochilas para chegar ao seu destino. 

Muitos locais recebiam seus suprimentos apenas quando o navio podia navegar pelos rios ou lagos durante os poucos meses de degelo do verão.

Os pedidos feitos no ano anterior exigiam uma seleção cuidadosa, com muita atenção, para “manter” a qualidade dos alimentos, pois o tempo de rota até chegar no Canadá era incerto.

Sourdough, muitas vezes era a única alternativa

Os fermentos comerciais, que começaram a aparecer após os anos 1800, muitas vezes não aguentavam todo esse árduo percurso e chegavam estragados ao destino. Assim, mesmo quando chegavam em melhores condições, estes fermentos se mostravam mais sensíveis ao frio e muitas vezes se recusavam a crescer. 

Como os colonos não podiam depender do fermento comercial, o fermento natural, criado através das bactérias “selvagens” do ambiente, se tornou o seu bem mais precioso. 

O Sourdough ainda é muito usado naquela região

Então foi assim que o fermento natural usado por estes Colonos canadenses passou a ser conhecido como Sourdoughs.

Uma coisa bem interessante é que, até hoje, alguns habitantes de Yukon afirmam usar fermentos que se originaram nesta época. Ou seja, o fermento que eles usam é descendente daqueles primeiros Sourdoughs usados pelos seus ancestrais.

Realmente são fermentos muito antigos, mas não se pode provar que realmente eram daquela época. Deixei aqui no blog um post sobre a biblioteca do Sourdough e a história dos primeiros fermentos naturais conhecidos. Vale muito a pena dar uma olhada.

Conclusão

Então é isso pessoal. Nesse post você viu um pouco da história do Sourdough e como o fermento natural passou a ser conhecido por esse nome nos países de língua inglesa.

Se gostou desse post, compartilhe com seus amigos e não se esqueça de me seguir no Instagram. Até a próxima!

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *