Aproveitando o tempo livre nessa quarentena, resolvi fazer uma receita de pizza com fermento natural e assei no forno à lenha aqui de casa.
Foi muito legal ter a família toda reunida ao redor do fogão à lenha, conversando e compartilhando desse momento.
Porém, se você não tem fogão à lenha, você pode fazer no seu forno de casa que também vai dar super certo, basta que você fique atento a alguns detalhes.
Para que você tenha uma pizza de qualidade em forno doméstico, o ideal é assar bem rápido, assim a massa não vai ficar dura e ressecar. Você tem que considerar que o forno à lenha das pizzarias atinge altas temperaturas, algo em torno de 400 graus, então, para simular esse ambiente, pré-aqueça bem seu forno.
Embora os fornos caseiros tenham indicação de temperatura, eles não são muito exatos e podem variar muito. Se você faz pizza com bastante frequência, uma boa ideia é investir em um termômetro para forno e assim controlar melhor a temperatura.
Costumo deixar ligado por volta de 30 a 40 minutos, no fogo máximo. Fazendo isto, sua pizza vai assar em menos tempo. O meu forno caseiro geralmente assa entre 10 a 12 minutos a pizza, porém, isso pode variar muito de acordo com o seu forno. Muito cuidado, fique de olho. Um descuido e sua pizza queima.
Uma boa opção se você quer elevar a qualidade das pizzas na sua casa é investir em uma pedra refratária ou em uma forma de ferro ou pedra sabão.
Já tinha postado outra receita de pizza fácil com fermento biológico aqui no blog, que você pode conferir nesse link.
Segue a receita. O modo de preparo você confere no vídeo abaixo.
Ingredientes
110g de fermento natural (Levain)
360g de água
550g de farinha de trigo
14g de sal
O recheio você pode usar a sua criatividade. Nesse dia aqui em casa fizemos uma de marguerita e uma de abobrinha e alho frito.
Modo de preparo da pizza com fermento natural
Se gostou dessa receita de pizza com fermento natural e for fazer ai na sua casa, não deixe de me marcar. Vou adorar ver como ficou. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário que respondo assim que possível. Até a próxima!
Gostaria muito de saber como vc assa em forno a lenha como esse do vídeo. Nunca tive essa ideia! Parabéns
Oi Pollyana!! Pra assar no forno a lenha acho que o pulo do gato é esquentar bem o forno para que a pizza asse no menor tempo possível e não resseque demais a massa. NA maioria das pizzarias o forno a lenha chega fácil em 400 graus.
Tem que alimentar o fermento ou pode usar descarte?
Oi! Pra garantir que a pizza dê certo, é melhor alimentar o fermento e usar ele no pico da fermentação. Depois me fala como ficou.
Adorei a receita! Vou fazer!!!
Vc pode dizer qual farinha utilizou?
muitissimo grata
Acho que neste dia usei uma farinha que vende aqui em Minas que se chama boa sorte.
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Eu fico muito feliz em saber que você gosta. Obrigada.
Bom dia
Gostaria de saber se respeita o tempo como o Sourdhoug da massa da pizza, tempo de descanso, autólise, hora de fazer as dobras, etc
Oi! Sim, se você for fazer uma pizza de longa fermentação, pode fazer autólise para tornar a massa mais maleável e dobras também para estruturar e cultivar o ar da massa.