Receita de pão Petrópolis fácil e delicioso

No post de hoje ensino a receita do famoso pão Petrópolis. Muito famoso na região serrana do Rio de Janeiro, esse pão é muito fácil de fazer e fica macio e fofinho, uma delícia.

Você já ouviu falar de pão Petrópolis? Então senta que lá vem história (rsrs).

Cidade que dá nome ao pão

A cidade serrana que dá nome a este pão já foi morada de verão da família real e é história viva pura! 

Petrópolis foi peça fundamental na rota da Estrada Real, já que Pedro I, proclamador da Independência do Brasil, começou a usar a passagem pela serra para chegar ao ouro das Minas Gerais.

Em homenagem à Dom Pedro, foi batizada de Petrópolis. 

Além de abrigar parte da história da família real brasileira, talvez pelo clima que em grande parte do ano está por volta de 19 graus, a cidade acolheu também diversos imigrantes,  o que a torna única! 

Vale a pena o passeio. Eu amo Petropolis, sempre que vou à Minas, passo por lá, já que a minha cidade é vizinha. 

História do pão Petrópolis

Este pão em especial se popularizou pelo Brasil afora por ser servido na famosa confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro. 

Fundada em 1894 a Confeitaria Colombo faz parte história no Rio de Janeiro.

“Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma ideia de como teria sido a Belle Époque na então capital da República. Entre 1912 e 1918, os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal trazidos de Antuérpia, emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá. Os móveis de madeira do interior foram esculpidos na mesma época pelo artesão Antônio Borsoi.”( Fonte: Wikipedia)

confeitaria colombo, RJ
Foto: Author Jeff belmonte ( wikipedia)
receita de pão petrópolis

E este pão faz jus à toda a áurea que carrega: é simples e ao mesmo tempo saboroso. 

Ideal pra passar geleia ou comer na chapa com manteiga. Uma verdadeira perdição! 

pão petrópolis com manteiga na chapa

Vamos à receita? 

Ingredientes da massa do pão petrópolis

400 gramas de farinha

55 g de açúcar 

7 gramas de biólogico ( se quiser pode colocar bem menos e prolongar a fermentação deixando uma noite na geladeira ou fazer com levain, neste caso adicione 120 gramas de fermento natural (30%) bem ativo, no pico da fermentação.

170 gramas de leite

1 ovo (58 gramas)

21 gramas de manteiga 

1 pitada de sal

Para pincelar:

1 gema e 1 colher de chá de café coado e frio.

Modo de preparo dessa receita de pão Petrópolis

Para começar, primeiro misture a farinha, o fermento e o açúcar.

massa pão petrópolis

Depois acrescente o leite e depois o sal.

misturando a massa

Incorpore o ovo e misture bem.

acrescentando ovo
massa pão

Por fim a manteiga. 

acrescente manteiga

Sovei por uns 18 minutos até o ponto de véu e deixei crescer. 

depois de sovada

Hora de modelar o pão

Após o primeiro crescimento, dividi a massa em duas partes iguais, modelei os 2 pães e deixei crescer bem ( em torno de 1 hora mas pode variar o tempo de acordo com o clima) e assei.  As 2 formas que usei tem 20x12x6 cm

modelagem do pão
untar a forma com manteiga
coloque o pão na forma
pão petrópolis depois de crescer na forma

Você também pode colocar menos fermento e deixar passar a noite na geladeira, então deixar para modelar e assar no outro dia. 

Após crescer, pincelei uma gema misturada com 1 colher de chá de café coado. 

pincelar com uma gema para assar o pão petrópolis

Hora de assar o pão Petrópolis

pão petrópolis pronto para assar

Por fim, assei por 30 minutos em forno médio (o tempo pode variar, vai depender muito do seu forno).

O ideal é assar devagar para não queimar por baixo, além de cozinhar o pão por inteiro. Se o pão dourar muito rápido, então cubra com papel alumínio até terminar de assar. 

Após assado, retire da forma e deixe esfriar bem sobre uma grade. Não é legal cortar o pão logo depois que sai do forno, ele continua a se solidificar, o que pode dar o aspecto de massudo.

Após esfriar bem, é só aproveitar!! Fica maravilhoso com uma manteiga na chapa. 

pão petrópolis pronto

Então é isso. Se gostou dessa receita de pão Petrópolis, compartilhe com seus amigos e não se esqueça de me marcar se fizer ai na sua casa. Vou adorar ver o resultado. Use a hashtag #meupaocaseiro. Qualquer dúvida deixe seu comentário, que respondo assim que possível. Até a próxima!

Sobre o Autor

26 Comentários

  1. Olá Amanda!
    Tudo bem?
    Dúvidas surgiram:
    Você testou o levain neste pão? Se sim, quanto devemos colocar de levain ?
    Posso substituir, na totalidade, o fermento biológico seco por levain?
    Para pincelar o pão posso usar café solúvel?
    Desde já, agradeço sua atenção.

    • Oi Silvana! Eu não testei o levain nessa receita mas já testei em outras receitas. Eu faço assim: tiro o biólogico e acrescento cerca de 30% de levain. O tempo da fermentação neste caso vai ser maior mas acredito que vá fucionar muito bem.

    • Pode usar café solúvel sim. Já usei e fica muito bom. Se fizer o pão com levain depois me fala blz? 30% vai dar 120 gramas de levain. Bjs, Amanda

  2. Olá Amanda, tudo bem?
    Gostaria que vc me tirasse uma dúvida, para fazer pães temos que usar farinha que tenha no mínimo 10 % de proteínas? Posso usar farinha nacional com 7%, ou depende do tipo do pão?
    Adorando seu blog! Obrigada! Bjs.

    • Oi!! Depende muito do seu objetivo. De todo jeito conseguimos fazer pão. Se for uma farinha mais fraca a gente coloca menos água e vai de leve pra ver até quanto ela aguenta. Mas se o seu objetivo for fazer panetone, que é um pão que vai muita manteiga, por exemplo, uma farinha mais forte, com teor de proteínas mais alto é melhor. Mas de todo jeito sai pão. A gente vai aprendendo a dar nossos pulos com a farinha que tem disponível. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda

  3. Olá Amanda!
    Espero que você esteja bem!
    Fiz o pão Petrópolis com o levain(30%-120g), deixei na geladeira durante a noite, modelei hoje pela manhã, usei o café solúvel. O tempo no forno aqui em casa, foram de 40 minutos.
    Ficou muitoooooooo bom! Adorei o resultado estético também.
    Fiquei feliz!!!!!
    Obrigada pelo carinho e orientações.
    Um grande abraço e beijo.

    • Oi Jasmin!!tudo bem? Vai depender muito do clima aí na sua região e se você fez com biólogico ou fermento natural. Com biólogico demora em média umas 2 horas se estiver frio e 1 hora de for um local quente. Você pode tentar esquentar uma água em um copo e colocar a massa dentro do microondas desligado pra crescer. Simula uma espécie de estufa. Depois me fala se deu certo. Bjs, Amanda

  4. Olá, comia sempre na Confeitaria Colombo e recentemente peguei a receita e decidi fazer e viciei no caseiro, é gostoso demais.
    Me tira uma dúvida. Decidi fazer com a receita toda dobrada pra render dois pães. O fermento biológico seco também dobro ou mantenho a quantidade? Até porque daria 800g de farinha dobrado, mas ainda fica abaixo de 1kg de farinha. Me tira essa dúvida por favor?

    • Oi Jefferson!! Não precisa dobrar o fermento não. Pode usar em torno de 7 gramas de fermento biólogico seco que vai dar.certinho.
      O pão assim.fica mais.leve.e a gente não acelera demais a fermentação.

    • Oi Edna! Isto pode ocorrer por conta da variação das farinhas. Conforme for você pode acrescentar só um pouquinho a mais de farinha, bem pouco mesmo. Não exagere porque o pão fica pesado. Segue o processo que seu pão vai ficar bem fofinho tenho certeza. Qualquer coisa me fala

    • Oi! Dependendo da farinha, a massa pode ficar mais mole mesmo. As vezes a mesma marca de farinha tem dias que está absorvendo mais ou menos água. Quando isto ocorre, você pode adicionar bem pouca farinha e sovar bem até a massa desgrudar das mãos. Mas em contrapartida, um pão mais hidratado, com massa mais mole rende um pão mais macio.

  5. Obrigada Amanda por essa delícia.
    Fiz com 100gr de Levain bem hidratado.
    4 horas em TA, método das dobras.
    Modelei , descanso de 1h em TA e mais 12 em TF.
    Assei no outro dia.
    Maravilhoso!!!
    Só a agradecer

    • Oi! Se diminuiu o açúcar, a fermentação vai um pouco mais lenta um pouco, mas nada demais. Pode reduzir o açúcar se quiser que vai ficar bom também. Qualquer dúvida me fala.

    • Oi! Vai depender muito do seu objetivo e tempo. O 123 demora mais para crescer e é mais firme. O 122 é mais hidratado, vai mais água mas chega no pico bem mais rápido. O 122 costuma ficar mais leve. Mas vá sentindo a massa. Adicione a água aos poucos. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala. Amanda


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *