Pão Doce: Receita de Fatias Húngaras

Hoje vou ensinar a fazer uma receita de pão doce maravilhoso, que é conhecido como fatias húngaras. Então leia esse artigo até o fim e aprenda a fazer essa receita de pão doce delicioso.

Introdução

Se você está com saudade de comer pão doce de padaria, então esta receita é pra você! Pense em um pão doce fofinho, úmido e gostoso. É esse!

Deixei aqui no blog uma receita muito legal também de Brioche Kouglof, que vale a pena conferir, pois tenho certeza que você vai amar! Também fiz uma receita de Donuts Recheado, que é de dar água na boa. Vai lá dar uma olhada!

Embora esse pão seja conhecido como fatia húngara, não se sabe realmente se é, de fato, um pão húngaro. 

Ele é muito parecido com  os Schnecken, um pão em forma de caracol muito consumido na Alemanha, só que a cobertura geralmente leva sour cream (uma espécie  de creme de leite azedo), algumas vezes frutas secas, castanhas e alguns levam também canela, o que faz lembrar os americanos Cinnamons Rolls.

Aqui no Meu Pão Caseiro temos um curso de Panetone Artesanal Descomplicado que é de dar água na boca, se quiser saber mais, vai lá dar uma olhada!

Vamos fazer fatias húngaras, com recheio de coco e leite condensado. Vamos à receita do nosso pão doce?

Receita de Pão Doce

Ingredientes do Pão Doce

  • 300 gramas de leite 
  • 1 ovo (54 gramas)
  • 75 gramas de manteiga em temperatura ambiente sem sal
  • 75 gramas de açúcar 
  • 5 gramas de fermento biólogico seco
  • 600 gramas de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • Ingredientes do recheio:
  • 200 gramas de côco ralado
  • 221 gramas de leite condensado
  • 2 ovos (104 gramas) 

Modo de Preparo do Pão Doce

Para começar, misture o leite, os ovos, o açúcar, o fermento biológico e então a manteiga em temperatura ambiente. 

Só então misture a farinha.

Sove até o ponto de véu, mas tenha paciência, pois este processo de sova na mão pode demorar em torno de uns 20 a 30 minutos. Se a massa demorar muito pra chegar no véu, então deixe descansando um pouco na geladeira e volte a sovar.

Após chegar no ponto de véu, então você pode deixar em temperatura ambiente até dobrar de tamanho ou pode colocar em um pote bem tampado e deixar descansar durante a noite na geladeira. 

Eu deixei passar a noite na geladeira, o que facilitou na hora de modelar. 

ponto de véu da massa
Ponto de Véu da Massa do Pão Doce

Modelagem da massa

Para modelar, enfarinhe bem a bancada e coloque a massa, então, com a ajuda do rolo vá abrindo a massa

Se você sentir que a massa está começando a grudar na bancada, passe um pouco de farinha onde está grudando ou no rolo e continue o processo, mas não exagere na farinha, é bem pouco. 

Após abrir a massa, vamos acrescentar o recheio.

Para fazer o recheio, apenas misture bem o leite condensado, o coco ralado e os ovos.

Com ajuda da colher, espalhe o recheio uniformemente sobre a massa.

fatias húngaras recheando

Agora vamos enrolar o pão, então, delicadamente vá dobrando as beiras da massa.

Se sentir grudar, tenha paciência, experimente passar um pouco de farinha por baixo da massa e continue o processo. A espátula de padeiro também ajuda muito nessas horas. 

Após enrolar tudo, passe um pouco de água (bem pouquinho) na borda do rocambole para “colar” a massa e as fatias não abrirem.

Após enrolar a massa, é hora de cortar as fatias. Unte a forma em que você vai assar e já deixe do lado. Se for usar papel manteiga como eu, não se esqueça de untar também.

Com uma faca bem afiada, vá cortando as fatias. Tente fazer um corte só, para ficar bem preciso. Se sentir que a faca está dificultando o corte, limpe a faca e continue cortando. Disponha as fatias na assadeira, picele uma gema por cima e deixe crescer até dobrar de tamanho. 

fatias húngaras na forma

Hora de assar as fatias húngaras

Após crescer bem, é hora de levar ao forno médio até dourar, mas evite assar em forno muito quente, para que não resseque. O tempo aproximado vai depender muito do seu forno. O meu assou em torno de 35 minutos.

Após retirar do forno, deixe esfriar e vamos passar a cobertura. 

Para isso, dilua um pouco de leite condensado em um pouco de leite ou água (usei leite) e pincele sobre as as fatias.

Você pode pincelar também mais um pouco de leite condensado puro e por fim, jogue um pouco de côco ralado para decorar e aproveite! Fica dos Deuses!

pão doce

Conclusão

Se gostou dessa receita de Fatias Húngaras, esse pão doce delicioso e fácil de fazer, então se for fazer ai na sua casa, use a hashtag #meupaocaseiro, que vou adorar ver como ficou.

Não se esqueça de me seguir no Instagram e ainda se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, que respondo assim que possível. Até a próxima!

Sobre o Autor

6 Comentários

  1. Eu que te agradeço. Pra fazer com levain você pode.tentar usar 38% de levain que pra 600 g de farinha vai dar 228g.
    Qualquer coisa me fala


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *