Receita de pão artesanal com linguiça

Na receita de hoje vamos fazer um delicioso pão artesanal de fermento natural, recheado com linguiça e queijo. Na massa coloquei ainda um tempero de chimichurri. Esse pão é bem fácil de fazer e fica muito gostoso.

O pão com linguiça  é conhecido na Argentina e no Uruguai como Choripán (do espanhol chorizo e pan), também chamado de chori. Consiste em duas fatias de pão, entre as quais é colocada um linguiça (chorizo), geralmente temperado com chimichurri ou salsa criolla.

Em Santa Catarina, provavelmente por influência de seus vizinhos de língua espanhola, o pão com linguiça também é muito popular, e é comumente chamado de “salsipão”. Essa palavra é derivada da tradução para a língua portuguesa: salsichão e pão. (“Salsichão” é uma gíria gaúcha para a linguiça toscana). 

Em Minas Gerais nós conhecemos mesmo é como X-caipira, famoso pão com linguiça,  por vezes feito com pão de queijo no lugar do pão francês.

Uma delícia, assim como esta receita que trago aqui no blog. Fiz um pão rústico de fermentação natural com toque mineiro, caipira. Os sabores do pão de fermentação natural somam-se ao frescor do chimichurri e para fechar com chave de ouro, o queijo minas padrão que agente ama!! 

A primeira vez que fizemos esta receita foi no fogão a lenha, e ficou bom demais da conta. Porém, a panela de ferro cumpriu lindamente o seu papel e o pão no forno caseiro ficou igualmente delicioso. Se você não tem panela de ferro, use panela de inox ou improvise com duas assadeiras ou simplesmente faça bastante vapor no seu forno para ajudar a crosta a ficar bem crocante. 

Acesse nosso canal no YouTube e veja o passo a passo desta receita também por vídeo:

Vamos à receita? 

Receita: pão artesanal com linguiça e queijo

Ingredientes:

300g de farinha de trigo

180g de água

6g sal

120g de fermento natural

100g de queijo meia cura ralado

20g de chimichurri seco

3 linguiças já assadas

Modo de Preparo:

Em uma tigela, adicione a farinha de trigo, a água e o fermento e misture grosseiramente com as mãos. Em seguida, cubra com pano de prato e deixe descansar por 20 min.

massa do pão com linguiça com ingredientes misturados

Depois, adicione o sal e o chimichurri e sove por aproximadamente 20 minutos, batendo a massa sobre uma bancada. A massa é um pouco pegajosa, mas não é necessário adicionar mais farinha.

sova da massa do pão de linguiça

Sove a massa batendo sobre a bancada até que ela solte totalmente das mãos e da bancada, até atingir o ponto de véu. 

massa no ponto de véu

A massa deve estar lisinha e, quando esticar, ela deve ficar transparente e sem rasgar. Unte um bowl com azeite, então adicione a massa e deixe descansar por 40 minutos.

Após esses 40 minutos, faça as primeiras dobras na massa da seguinte forma:

-com a massa ainda dentro do bowl, pegue cada canto por vez fazendo pequenas dobras sobrepondo a massa (como se fosse uma fralda).

-repita este processo 4 vezes a cada meia hora.

processo das dobras da massa

Recheando o pão artesanal com linguiça e queijo

Após as 4 horas, chegou a hora de rechear seu pão com linguiça e queijo.

Abra a massa sobre a mesa e polvilhe o queijo ralado. Eu usei queijo minas padrão, mas você pode optar também por um queijo meia cura.

Acomode três linguiças, uma do lado da outra, e feche a massa em quatro dobras formando um quadrado. 

Em um recipiente coloque um pano de prato e enfarinhe. Em seguida, polvilhe o chimichurri.

Acomode o pão com o fechamento para cima. Enfarinhe o pão e tampe com um plástico e um pano de prato para descansar por mais 4h ou por 12 horas na geladeira.

Tenha cuidado com o ponto de fermentação, pois a massa não pode fermentar demais e virar um balão, senão na hora do corte ela pode murchar. O ponto é quando você pressiona a massa com o dedo e a massa volta lentamente, deixando uma leve marca.

recheando o pão com linguiça e queijo

Hora de assar o pão

Para assar, pré-aqueça o forno e a panela a 230 graus por 40 minutos.

Vire o pão sobre um papel manteiga untado com manteiga e fubá, deixando as dobras para baixo.

massa sobre papel manteiga, para assar

Faça a incisão em forma de uma cruz ou como preferir e, com ajuda do papel manteiga, acomode o pão dentro da panela de ferro.

Borrife água no pão e tampe a panela. Leve a panela para o forno para assar por 30 minutos com a tampa fechada.

Após este tempo, abra a tampa da panela e deixe no forno até dourar.

A  cada 10 minutos costumo baixar a temperatura cerca de 10 graus até chegar em 180, assim ele vai assando por dentro e não queima.

Retire do forno e sirva seu pão com um bom vinho ou aquela cervejinha gelada.

Gostou desta receita de pão artesanal com linguiça? Me conte nos comentários. Se fizer, me marque no Instagram que vou adorar ver o seu pão. 

Mais receitas

Você sabia que pão faz bem para a saúde e até ajuda a emagrecer?

Receita de pizza caseira simples e fácil. Comprovado!

Como controlar a temperatura da massa do pão caseiro

Dicas de livros sobre panificação

Larousse dos pães: 80 receitas salgadas e doces com passo a passo ilustrado

Autor: Éric Kayser | 2015

Livro muito bom. Testei várias receitas, e todas deram bastante certo. Usa fermento natural e traz várias dicas que uso muito. Ótima opção para se aprofundar na arte de fazer pães.

Comprar na Amazon

Sobre o Autor

8 Comentários

  1. Adorei seu site, quero muito começar a fábricar pães, gostaria de tirar uma dúvida, em relação a temperatura do tempo há alguma dificuldade em relação a fermentação, tem algum forno. Antes que fique a massa para crescer no frio ?
    Qual dica você daria para quem não tem um forno industrial e formas corretas para assar?

    • Oi! Pode sim. No lugar do levain, faz uma esponja misturando 60g de farinha, 60g de água e 5 gramas de fermento biológico seco. Deixa ativar em torno de 60 minutos e depois segue a receita normalmente. Só os tempos da fermentação serão bem mais rápidos do que se a gente usar levain. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fala. Amanda.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *