Quem não gosta de um cachorro quente não é mesmo? Eu amo demais, e se tiver um pão bem fofinho, caseiro, melhor ainda. E esta receita é bem prática e fica bem melhor do que qualquer pão que a gente compre pronto nos supermercados. Vale a pena demais!
E pra galera que prefere o cachorro quente com um pão francês, esta outra receita de pão ao estilo Madero também fica muito boa. É só seguir a receita normalmente, modelar no formato de pão francês e seguir as dicas de assamento que ennsino lá no post.
Mas, se você, como eu, prefere um pão de cachorro quente mais fofinho, esta receita é perfeita e bem fácil de fazer. Vamos à receita?
Pão de cachorro quente fácil
Ingredientes
- 400 gramas de farinha de trigo
- 200 gramas de água
- 7 gramas de fermento biológico seco ou 21 gramas de fermento biológico fresco
- 10 gramas de açúcar
- 1 unidade ovo
- 50 gramas de manteiga sem sal
- 7 gramas de sal
Modo de Preparo
Modo de preparo da massa
- Para começar, misture a farinha e o fermento.
- Acrescente o açúcar, o sal e a água aos poucos e sove até virar uma massa propriemente dita e desenvolver um pouco o glúten.
- Após desenvolver um pouco o glúten, acrescente o ovo e manteiga e sove até o ponto de véu, que é quando a gente estica a massa e consegue ver do outro lado da massa sem rasgar.
- Após chegar no ponto de véu, deixe em um lugar quentinho até praticamente dobrar de volume. Você pode também fazer esta massa no dia anterior, deixar na geladeira e modelar no outro dia. O pão fica bem leve se feito com uma antecedência maior
- Após a massa dobrar de volume é hora da modelagem.
- Para modelar, divida a massa em seis pedaços iguais. Na bancada enfarinhada, estique e abra os pedaços de massa fazendo retângulos finos do tamanho do comprimento do pão, que será de cerca de 14, 15 cm.
- Após abrir os pedaços, enrole como se fosse um rocambole, apertando um pouco na emenda para fechar o pão.
- Após modelar os pães, coloque em uma assadeira untada mantendo uma certa distância entre eles pois ainda vão fermentar e dobrar de volume.
- Com um plástico ou pano de prato tampe os pães e novamente deixe em um lugar quentinho até praticamente dobrar de volume.
- Após fermentar, pincele uma gema sobre os pães e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos os até que estejam dourados.
- Deixe esfriar sobre uma grade e pronto!!
Dicas para a receita:
Fermentação – Após modelar os pães, deixe fermentar apenas até dobrar de volume. Se o pão fermenta demais, a superfície do pão fica bem irregular e os pães ficam um pouco disformes.
Posso usar fermento biológico fresco? Sim, neste caso, é só multiplicar a quantidade fermento biológico seco por 3, o que vai dar 21 gramas.
Ponto da massa –Se sentir a massa muito seca, acrescente um pouquinho mais de água. Por conta da variação das farinhas, pode ser necessário um ajuste.
Cuidado com o forno – Tenha bastante paciência na hora de assar. Se a gente assa o pão em uma temperatura muito alta, o pão assa por fora e pode ficar cru por dentro.
Gostou desta receita de Pão de cachorro quente? Se fizer, não se esqueça de me marcar. Me siga lá no instagram @meupãocaseiroblog. Compartilho muita coisa legal por lá!
0 Comentários