Hoje vou compartilhar uma receita muito legal de Pão de Cacau com Granola, que é uma criação minha, em parceria com a Elza ( @naturalmente_za), que faz uma granola maravilhosa.
Introdução
A Cidade de Cunha, no interior de São Paulo, é conhecida por suas belas montanhas, clima ameno, belas plantações de lavanda, gastronomia e também por ser a cidade da cerâmica.
Há um ano, quando descobri a cidade vendo fotos na Internet, fiquei simplesmente encantada, até que surgiu a oportunidade da nos mudarmos pra cá por conta do trabalho do meu esposo.
Chegando aqui, fiquei encantada com tudo que a região tem a oferecer e logo observei que a cidade conta com vários produtores locais de queijos, doces, linguiças, defumados e granola!
Então foi assim que conheci a granola artesanal da Elza da @naturalmente_za e me apaixonei.
Totalmente artesanal, bem fresca, a granola dela é algo diferente de todas as outras que tinha experimentado. A gente sente o frescor e a crocância dos ingredientes.
E pensando na granola energética que ela produz, que leva cacau, damasco e amêndoas dentre outros grãos, desenvolvi um pão de cacau com recheio de granola que combinasse exatamente com ela.
E deste encontro surgiu um pão leve, macio, com fermento natural e com crosta crocante!
Então, como a proposta da marca da Elza é ser vegana, não adicionei nada de origem animal ao pão e ficou simplesmente divino. É esta a receita que compartilho com vocês aqui hoje.
A Elza mora em São Paulo/SP e envia granola para o Brasil inteiro, então Então se você quiser comprar a granola para fazer essa receita, é só acessar o Instagram dela @naturalmente_za ou @elza.z.borges e encomendar.
Vamos a receita?
Receita de Pão de Cacau com Granola
Ingredientes:
- 250 g de farinha
- 12 g de chocolate em pó ou cacau
- 3 g de sal
- 125 g de água
- 2 g de fermento biológico seco (OPCIONAL. Se for fazer 100% com fermento natural use o fermento sempre no pico da fermentação e espere o tempo da massa. O cacau e as frutas da granola atrasam um pouco a fermentação do pāo)
- 100 g de fermento natural bem ativo (uso o 122)
- 50 g de açúcar refinado
- 25 g de óleo
- 120 g de granola (80 g para o recheio e 40 gramas para a crosta)
Modo de preparo do pão de cacau com granola
Primeiro misture a farinha, o fermento biológico seco (se for usar), o açúcar, o cacau e a água.
Ob: Se for fazer o pão 100% com levain, faça autólise misturando apenas a farinha, água e o cacau. Se for usar o fermento biológico, recomendo não fazer autólise pois fica bem difícil de incorporar o fermento após a autólise.
Incorpore estes primeiros ingredientes e depois acrescente o levain bem ativo no pico da fermentação e sove até virar uma massa propriamente dita.
Por fim, após desenvolver um pouco o glúten, acrescente o óleo e sove bem até chegar ficar uma massa bem uniforme e lisa.
O cacau atrapalha um pouco o desenvolvimento do glúten e a chegar no ponto de véu, por esta razão, vamos fazer 3 dobras.
Após sovar bem a massa, na própria batedeira incorpore 80 g de granola e misture na velocidade mais baixa até distribuir a granola.
Tampe e deixe descansar em temperatura ambiente de 26 graus por cerca de 30 minutos.
Após este primeiro descanso, faça dobras na massa e novamente tampe e deixe descansar por mais 30 minutos em temperatura ambiente.
Faça a segunda dobra na massa, deixe descansar por mais 30 minutos em temperatura ambiente.
Por fim, faça a terceira dobra, deixe descansar por mais 30 minutos em temperatura ambiente.
Após o último descanso, tampe bem para que a massa não resseque e leve para a geladeira para fermentar lentamente durante a noite.
No outro dia, pela manhã, retire a massa da geladeira e vamos modelar o pão.
Gosto de fazer desta forma pois fermento a massa de vários pães ao mesmo tempo em conjunto em uma caixa e ocupa bem menos espaço na geladeira.
Com a bancada com um pouquinho de farinha (não exagere), modele o pão no formato redondo, passe a parte de cima do pão sobre um prato com água e passe sobre a granola (cerca de 40 g) para grudar e criar uma crosta crocante.
Feito isto, coloque o pão sobre o cesto de fermentação com um pouco de farinha e deixo o pão fermentando em temperatura ambiente até ele praticamente dobrar de volume.
Corte no pão de cacau com granola
Após dobrar de volume, faça o corte no pão e leve para o forno pré-aquecido a 175 graus por cerca de 40 minutos.
Veja aqui como faço o corte no pão.
Hora de assar o pão de cacau com granola
Como eu queria um pão mais macio, não faço vapor e asso o pão direto no forno com a temperatura mais baixa para que ele asse lentamente e não fique cru por dentro.
O tempo total de forno pode variar de acordo com o seu forno.
Por fim, deixe o pão esfriar sobre uma grade e aproveite!!!
Conclusão
Esse pão de cacau com granola fica realmente uma delícia, então vale a pena fazer ai na sua casa. Qualquer dúvida, estou à disposição aqui pelos comentários ou lá no Instagram. Se inscreva no nosso canal no Youtube também para ver mais receitas como essa. Até a próxima!
Bacana demais esse artigo, estava pesquisando o assunto na
internet e acabei achando esse site… Muito Legal!!!
Bom dia! Se eu fizer ele só com fermento bio seco posso assar no mesmo dia?
Oi! Pode sim. Só fazer a fermentação toda em temperatura ambiente que você consegue assar no mesmo dia
Que legal…!!
Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
que puder… Boa sorte..!
Agora fiquei desejando a granola…