Receita de Pão de Cerveja Preta e Alho Frito

No dia mundial do pão vamos fazer uma receita especial de pão de cerveja preta e alho frito. Cerveja e pão estão intimamente relacionados. Há quem afirme que cerveja é pão líquido. 

Tanto a cerveja quanto o pão têm uma coisa em comum: o fermento é usado para decompor o açúcar em dióxido de carbono e álcool.

Com isso em mente, não é de surpreender que a cerveja seja um ingrediente fantástico ao assar pão. O sabor deste pão é simplesmente maravilhoso!

receita de pão de cerveja preta e alho frito

O resultado final vai depender muito do tipo de cerveja que você está usando. Sua cerveja favorita certamente dará sabores diferentes no seu pão. É isso que torna este pão tão emocionante!

cerveja preta para a receita

Desta vez, usei Malzebier, que é uma cerveja preta com um toque adocicado que eu particularmente amo demais (sou formiga, não tem jeito).

Pra finalizar, acrescentei alho frito no azeite, o que deu um cheiro incrível para este pão. Ao assar o pão,  a casa toda estava perfumada! 

Me teletransportei para a cozinha da minha mãe lá em Minas Gerais. O resultado me surpreendeu muito, a cor do pão ficou bem caramelizada.

Somando a cerveja e a água, o pão teve 75% de hidratação, usei a farinha Le Stagione Superiore e a Dona Benta integral reserva especial.

Veja se a farinha que você está utilizando aguenta esta hidratação, se não, não deixe de fazer a receita apenas por isso, apenas reduza a hidratação e siga em frente! A maioria das farinhas brasileiras aguenta em torno de 65% de água (salvo algumas exceções como a Venturelli e a Anaconda), no entanto, é possível fazer um pão ótimo mesmo assim. O importante é sabermos trabalhar com o que temos.

pão de cerveja preta e alho frito
alvéolos do pão de cerveja preta

Vamos à receita de pão de cerveja preta e alho frito? 

Ingredientes:

400 gramas de farinha de trigo (usei le stagione superiore)

50 gramas de farinha de trigo integral (usei dona benta integral) 

330 gramas de cerveja da sua preferência 

100 gramas de levain (alimento sempre no 1:2:3)

7 gramas de água 

8 gramas de sal

Um dente de alho picado em pedaços bem pequenos e frito no azeite (cuidado para não queimar e amargar)

alho picado e frito

Modo de preparo:

Misturei as farinhas e a cerveja e deixei descansando por 1 hora na geladeira fazendo a famosa autólise.

misturando a massa
massa com ingredientes misturados

Após a autólise, misturei as 100 gramas de levain bem ativo, no pico na atividade, com  bastante teias. Usar o levain no pico, ajuda o seu pão a ficar mais alveolado. Alimentei ele na noite anterior antes de dormir. Para alimentar faço o 1:2:3 e uso sempre Rosa branca, independente da farinha que vou utilizar no pão. 

acrescentar o fermento natural

Depois de acrescentar o levain, bati a massa na batedeira na velocidade 1 por aproximadamente 4 minutos (a minha batedeira é a oster). 

Após os 4 minutos, acrescentei as 8 gramas de sal, aumentei a velocidade para 2 e bati por mais 8 minutos até dar o ponto na massa.

sal para a massa do pão

Na batedeira, o ponto é quando fica grudada no batedor e desgruda das laterais e do fundo do Bowl ou na mão, quando chega ao ponto de véu e deixa de grudar nas mãos.

ponto de véu da massa de pão de cerveja preta

Você pode fazer este pão na mão, utilizando a sova slap and fold, como mostro neste vídeo:

Após a sova, acrescentei o alho, 

acrescentar o alho na massa

As dobras

Deixei descansar por meia hora na geladeira, e só então fiz as dobras em temperatura ambiente. No total foram 4 dobras com intervalos de meia hora entre elas. 

Para ver como faço as dobras, assista o vídeo:

Após as dobras, a massa há tinha crescido um pouco e delicadamente coloquei na bancada. Modelei em formato de bola e virei as emendas para baixo. Nesta hora, não exagere na farinha. A espátula de padeiro ajuda muito para não grudar tanto nas mãos.  

dobra da massa do pão de cerveja preta e alho frito

Deixei descansando meia hora.

Modelar a massa do pão de cerveja preta e alho frito

Após o descanso, modelei a massa, como de costume, no formato costura.

Para ver como modelo desta forma,assista o vídeo:

Faço sempre desta forma e dá muito certo. 

Polvilhei farinha de arroz no bannetton e coloquei a massa com as emendas para cima.

massa no banneton

E deixei fermentando em temperatura ambiente até a borda. Como moro em um local quente,  rapidinho a massa atingiu a borda. 

massa depois de crescer

Porém, se você mora em um local frio, não se desespere e espere o tempo da massa. Você pode fazer toda a fermentação na geladeira mas de toda forma fique de olho para que não passe do ponto da fermentação. Me baseio sempre no teste do dedo. Levemente pressiono o dedo sobre a massa. Se ela volta lentamente e fica uma leve marca na superfície, está no ponto. Se você deixar passar, a sua massa vira um balão e quando você fizer o corte, ela murcha e vira o chamado “disco voador” esparramando na panela. 

Hora de assar o pão de cerveja preta e alho frito

Após fermentar até a borda, pré-aqueci o forno por meia hora a 250 graus. Como tenho usado a cocotte saveurs, não esquento mais a panela e viro a massa direto nela. Porém, se  você usa panela de ferro, aqueça a panela junto com o forno. 

Fiz o corte no centro da massa,de fora a fora com a lâmina bem afiada em 45 graus. Veja como faço o corte:

Imediatamente ao colocar o pão no forno, abaixo a temperatura para 230 graus e passei por meia hora com a panela fechada. Por fim, após os 30 minutos, abri a panela e deixei no forno até dourar.  O resultado foi um pão bem dourado e com um cheiro maravilhoso! 

pão de cerveja preta e alho frito pronto

É isso. Se você gostou dessa receita de pão de cerveja preta e alho frito compartilhe com seus amigos. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!

Mais receitas de pão

Receita prática de pão de forma macio e delicioso

Babka de nutella com fermento natural

Receita de pizza caseira simples e fácil. Comprovado!

Sobre o Autor

Amanda Franco
Amanda Franco

Padeira Master pela Escola Levain de Panificação e acima de tudo apaixonada por pães.

11 Comentários

    • Oi Denise. Obrigada. Acredito que sim. Faz assim, no lugar do levain, faz uma pasta de farinha grossa misturando água e farinha que dê 100 gramas no total. Acrescenta uma colher de sopa de fermento biológico seco e faz a massa normalmente, as dobras, modelagem, tudo. A única coisa é que a massa vaj crescer bem mais rápido mas vai dar certo tb. Depois me fala como foi, blz?

  1. Maravilhosa receita!! Eu sou iniciante, e para fazer meus primeiros pães segui receitas que indicavam deixar a massa fermentar por 12h na geladeira, depois das dobras. Achas que seria esse mesmo tempo, deixando na geladeira? Muito obrigada!!

    • Obrigada. Isso!! Tudo vai depender do tempo a massa, da farinha e etc. Mas em geral é de 8 a 12 horas mesmo. Mas o mais importante é você observar o ponto da fermentação. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda

  2. Amanda, boa tarde, muito interessante este pão , vou fazer neste fim de semana.
    Gostaria de sua opinião em um ponto , se no momento de fazer o pão ( qualquer que seja) se colocamos Amido de Milho , isso é um grande alimento para os microrganismos em geral, não ajudam mais ainda adicional a todas as técnicas de Dobra , fazer que o pão fique mais aerado?

    • Oi Eduardo! Eu acredito que sim. Traz mais maciez para o pão. Sobre esse assunto, falei sobre o Tangzhong que é uma espécie de pasta que é feita com farinha e é usada pelos orientais há séculos para trazer mais maciez aos pães. Porém, esse benefício é para pães de determinadas características. Uma baguete por exemplo não tem muita utilidade. Depois dá uma olhada neste post que eu falei. Bjs, Amanda.

  3. Adoro te seguir. Tuas postagens são excelentes. Receitas deliciosas e dadas de uma maneira muito didática. Parabéns. Obrigada pela generosidade.

    • Oi Jacira,
      Dá pra assar na panela de barro sim. O importante é a vedação da panela ser boa, pra fazer vapor dentro dela.
      Abraços

  4. Boa tarde Amanda, vou fermentar minha massa na geladeira, nesse caso preciso aquecer a panela Cocotte antes e por quantos minutos?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *