Pães Natalinos: Conheça Alguns Pães Tradicionais de Natal Pelo Mundo

Pães natalinos, para alguns, são tão importantes quanto as comemorações de fim de ano. Aliás, cada família tem suas tradições que passam de geração para geração. Mas, no Brasil, um dos pães natalinos mais conhecidos é o famoso panetone. Deu até água na boca, não deu? Seja o tradicional ou o chocotone, quando eles tomam conta das prateleiras entendemos que o ano acabou. Acontece que existem outros pães natalinos incríveis e convidamos você para uma volta ao mundo em 7 pães! O último tem até algumas superstições envolvidas, então fique até o final para descobrir. Primeira parada: Alemanha.

1.Stollen

Conta a história que o Stollen, um dos pães natalinos alemães, nasceu em Dresden no ano 1329. Aparentemente, o Bispo de Nauruburg promoveu um concurso onde os padeiros precisavam preparar pães maravilhosos com ingredientes como: manteiga, passas, açúcar, limão e outras especiarias. Adivinhe o vencedor… Como tradição, as famílias guardam a primeira fatia. Dessa forma, garantem prosperidade e mesa farta no ano que chega. Seguindo viagem, vamos para a Áustria.

A receita do Stollen você vai encontrar no nosso curso de Panetone Artesanal Descomplicado.

2.Kletzenbrot

pães natalinos Kletzenbrot

Na Europa, pães natalinos de centeio são muito comuns. De fato, o Kletzenbrot é um bom exemplo. Tradicionalmente, as famílias utilizavam peras e maças frescas. Dessa forma, o pão ficava úmido e se mantinha fresco por semanas. Atualmente, os pães levam castanhas e frutas secas, como maçãs e figos. Além disso, você pode usar farinha de trigo integral e adicionar especiarias sem dó. Afinal, ele leva anis, canela, noz-moscada e o que mais você quiser. Continuando, na Finlândia você vai conhecer mais de uma delícia…

3.Pulla ou Nisu

pulla ou nisa
Foto: zestysouthindiankitchen.com

Antigamente, ele era chamado de Nisu. Com o passar do tempo, Pulla se tornou o jeito mais comum de se pedir esse delicioso pão redondo feito com passas, castanhas e frutas. Parece simples, mas os aromas e texturas fazem desse um dos pães natalinos mais perfumados e tentadores. Por isso, muitas famílias finlandesas espalhadas pelo mundo, passam horas e horas preparando e assando Pullas. Em seguida, embrulham cuidadosamente os pães e entregam, seguindo um roteiro que cobre as casas de parentes queridos e amigos próximos. Já o outro representante da Finlândia, conta outra história.

4.Joululimppu

Por outro lado, o Joululimppu, outro dos vários pães natalinos da Finlândia, nasceu da necessidade de assar todos os pães do ano de uma vez só. Isso mesmo! Para isso, um grande forno era aceso e os pães eram assados durante dias. Já no final do processo, o fogo era apagado e alguns pães eram assados apenas no calor remanescente. Dessa forma, nasceu o Jälkiuunileipä, ou “depois de assar o pão”. Aliás, quanto mais tempo o pão ficava ali, aproveitando o calorzinho, mais escuro, denso e firme ele se tornava. Foi assim que nasceu um dos mais amados pães natalinos da Finlândia. Agora, vamos para a Suécia.

5.Limpa

Pouca coisa mudou no preparo do tradicional pão natalino produzido na Suécia. Até hoje, o Limpa é um pão de centeio que leva cascas de laranja, erva-doce e melaço para dar um sabor especial. Como resultado, você tem um pão úmido e com muitos aromas e sabores. Há quem diga que o cheiro do Limpa sendo assado é inebriante! Deu até vontade. Mas, precisamos seguir viagem rumo à Noruega.

6.Julekake ou Julebrot

pães natalino Julekake

Normalmente, pães natalinos já fazem o maior sucesso na Noruega. Pois, o Julekake faz mais. Esse pão costuma ser preparado com especiarias como cardamomo e recheado com frutas cristalizadas. Por isso, o pão fica todo coloridinho, com a cara da época de Natal. Segundo a história, dá para ter uma ideia de quando ele surgiu no país. Acontece que muitos de seus ingredientes só foram importados para a Noruega durante o século XVI. Laranjas, limões, canela e noz-moscada, por exemplo, começaram a fazer parte das tradições dos pães natalinos e continuam até hoje. No entanto, é bem comum ver o pão norueguês ser preparado com farinha de trigo comum, especiarias, cascas de limão e laranja secas e cristalizadas e açúcar, muito açúcar. Dessa forma, a tradição dos pães natalinos continua viva. Para concluir, venha com a gente até a República Tcheca.

7.Vanocka

pão natalino Vanocka

Com fama de difícil de ser preparado, o pão que vem da República Tcheca e a Eslováquia também reúne amigos e família. Na verdade, conta-se que durante o preparo do Vanocka, você deve pensar em cada uma pessoas que te são queridas. Ao mesmo tempo, não é bom encostar utensílios de metal. Além disso, quem prepara o pão, precisaria pular enquanto a massa cresce. Talvez por isso ele seja considerado difícil de se fazer. Já imaginou ter que pensar em todos esses detalhes enquanto prepara um pão?

Pães natalinos para todos os gostos

Na verdade, precisaríamos de muitas linhas mais para descrever todos os encantos e sabores de pães natalinos ao redor do mundo. Mas, já deu para perceber a riqueza de histórias, tradições e detalhes.

E você? Também quer sentir aquele cheirinho de pão assando aí na sua casa nesse Natal e aprender a fazer panetones de forma simples e descomplicada? Então, clique aqui.

Fontes: Christmas Sweet Breads from Around the World – Forkly

10 Traditional Yeast and Sourdough Christmas Bread Around the World – Zesty South Indian Kitchen

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *