Como a padaria artesanal pode se diferenciar da concorrência

Atualmente, a padaria artesanal vem ganhando espaço na rotina alimentar por todo o país. Afinal, o que o consumidor quer é comer um pão fresquinho, experimentar aquele sabor caseiro e ter um tratamento diferenciado. De fato, a panificação artesanal oferece tudo isso e muito mais. Na verdade, o pão artesanal, feito com fermentação natural, tem textura, sabor e aromas diferenciados.

No entanto, além do padeiro artesanal, outras empresas de vários ramos também decidiram investir em um setor interno de panificação. Minimercados, supermercados e hipermercados, por exemplo, ofertam pães, bolos e biscoitos para todos os gostos e bolsos. Ao mesmo tempo, padarias deixaram de vender exclusivamente pães há muito tempo.

Por isso, o cliente tem um leque amplo de opções, com padarias espalhadas por todo canto. Sendo assim, é importante que o padeiro artesanal tenha ferramentas para se diferenciar da concorrência. A partir de agora, você vai ver:

  • Quem são os concorrentes da padaria artesanal;
  • Estratégias para vencer a concorrência na panificação artesanal;
  • Por que é importante ter diferenciais.

Quem são os concorrentes da padaria artesanal

De acordo com o Sebrae, padaria artesanal é um local com fabricação própria de produtos de padaria e confeitaria, que vende diretamente para o consumidor e pode revender para outros locais. No entanto, sem muita escala, tudo bem “pequeno”. De fato, esse é o charme da panificação artesanal.

O que vem acontecendo, porém, é o rápido aumento da concorrência. Como dito, diferentes tipos de empresa adaptaram sua forma de vendas às necessidades do consumidor.

Por sua vez, esse consumidor procurava por praticidade e rapidez, buscando tudo em um só lugar. Mas, eles não são a única concorrência no mercado de panificação artesanal. A seguir, entenda melhor.

 Supermercados

Inicialmente, talvez você nem note, mas o pão é usado como chamariz para atrair o cliente para dentro de grandes mercados. Afinal, a padaria produz “pão quentinho” toda manhã e toda tarde, certo?

Mas, para alcançar o tão desejado produto, ele é obrigado a percorrer TODO o estabelecimento! Dessa forma, o cliente decide levar um leite, manteiga, mortadela, queijo etc. Entende o motivo da importância da padaria para os mercados? Sem falar, nos produtos com baixo preço e a comodidade de achar tudo em um só lugar.

Mas, além dos grandes supermercados, a padaria artesanal também lida com outro tipo de concorrência. Confira.

“Padarias” clandestinas
Ainda de acordo com o Sebrae, cerca de 30% do mercado de panificação é dominado por padarias clandestinas. Ou seja, locais sem a mínima condição de oferecer produtos de qualidade, com higiene e procedência. Às vezes, por não utilizarem matéria prima de qualidade, oferecem produtos muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Mas, como o padeiro artesanal, que se organiza para vender um produto de qualidade a partir de casa, pode lidar com a concorrência que parece ser desleal?

Estratégias para vencer a concorrência na panificação artesanal

Para começar, o padeiro artesanal precisa pensar em seu consumidor. Afinal, é ele quem vai escolher qual local lhe oferece melhores condições, preço, localização e outros fatores que são importantes para ele. No entanto, é interessante notar que a cultura do brasileiro é de se guiar menos pela lógica e mais pela emoção na hora de comprar o pãozinho para o café.

Ou seja, ponto para você! Isso significa que, com a estratégia certa, seu nome e seu produto podem passar credibilidade para quem prefere a padaria artesanal. Como resultado, ele vai preferir comprar de você, onde quer que você esteja!

Pensando nisso, muitas padarias artesanais estão escutando os clientes e se adaptando às suas necessidades. Da mesma forma você pode pensar nas seguintes melhorias:

Usar as redes sociais para demonstrar para seus clientes o processo de produção

Hoje, a comunicação entre produtor e consumidor está mais fácil do que nunca. Então, faça bom uso desse recurso, mostrando o seu local de trabalho bem cuidado e limpo. Ao mesmo tempo, os cliente podem se certificar de que os pães artesanais são fresquinhos e estão prontos para serem levados para casa.

Além disso, a conexão é mais importante para muitos consumidores do que o preço ou o tipo de produto. Ou seja, se você pensa no seu consumidor, ele vai entender isso e vai retribuir por escolher gastar o dinheiro dele com você. O que nos leva à próxima estratégia.

Crie e ofereça produtos exclusivos

Para começar, as alergias alimentares estão se tornando cada dia mais comuns. Por isso, uma boa forma de driblar a concorrência na padaria artesanal é oferecer produtos sem glúten, low carb ou pães de fermentação natural, que costumam causar menos desconforto em quem tem dificuldade na digestão do pão tradicional.

Ao mesmo tempo, você pode fazer disso o seu carro-chefe, alcançando um público fiel e que sabe a importância de investir no bem-estar.

Por outro lado, você também optar por criar produtos de desejo, como pães especiais, feitos apenas em determinados dias da semana e com um número limitado de produtos. Assim, depois de conhecerem sua forma de trabalho, a qualidade dos seus produtos e o leque de opções, ao invés de ir atrás dos clientes, eles virão até você.

Por que é importante ter diferenciais?

Como vimos, o consumidor tem hoje um leque imenso de opções na hora de comprar o pão. Por isso, a padaria artesanal precisa se destacar, ganhar o paladar de seus cliente. Mas, acima de qualquer coisa, é vital conquistar a confiança do consumidor.

Para isso, você deve estar sempre atento a como aprimorar seu trabalho, investir no seu conhecimento, oferecer produtos de qualidade e inovar nas receitas e sabores.

Além disso, esteja sempre atento ao atendimento, que pode ser exatamente o diferencial que fará você se destacar da concorrência e que o seu cliente prefira comprar de você e não da padaria da esquina mais próxima.

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Fontes: Padaria: conheça seus concorrentes e monte estratégias para vencê-los | Cursos a Distância CPT

Como colocar sua padaria à frente da concorrência – Sebrae

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