Nesse post conto como foi nossa viagem para o sul do Rio e o que fazer em Penedo, além de lugares legais para comer e aproveitar a cidade, mas o mais importante é que fomos conhecer um pão típico da Finlândia que é produzido na região: o Korvapuusti.
Pães pelo Brasil
Esse post está inaugurando uma nova série de matérias aqui no blog, que vamos chamar de “Pães pelo Brasil”.
Na verdade, serão relatos de passeios e viagens que faço por esse mundão a fora e trago aqui para compartilhar com vocês.
Claro que vamos falar muito de pão, porque por todos os lugares que passo, sempre procuro conhecer quais são os pães produzidos, além de qual a história e as origens desses pães.
Como foi nossa viagem a Penedo
Meu esposo e eu chegamos a Penedo no dia 23/10/2021, um sábado, na parte da tarde. Foi uma viagem curta, pois moramos a aproximadamente 1h30 de carro do sul fluminense.
Uma coisa que já nos chamou atenção logo de cara foi a facilidade de acesso ao distrito de Penedo, que pertence ao município de Itatiaia/RJ.
Pela Dutra (BR 116), antes de chegar em Resende/RJ, para quem vem de São Paulo, tem uma entrada à direita e depois disso, mas 5 km e já se avista o pórtico principal de Penedo.
Dica 1 – Hospede-se perto do centro comercial
Aqui já vale falar sobre a primeira dica desse post sobre o que fazer em Penedo, que é a distância do centro comercial do distrito. Nós ficamos hospedados a uns 3 km de distância do centro, mas indico fortemente que você procure uma acomodação mais próxima, de preferência que possa ir andando, porque a maioria das atrações da cidade estão concentradas lá, como restaurantes, a pequena Finlândia, fábricas de chocolate, entre outras.
Tem muitas pousadas e hotéis na região, que não é muito tranquila, devido à grande movimentação de pessoas e as cervejarias com música ao vivo, que vão até tarde da noite. Então se você quiser estar mais perto do vuco-vuco, vale a pena se hospedar no centro de Penedo.
Para quem gosta de mais tranquilidade, essa dica não vale tanto, porque realmente o centro fica bem movimentado e barulhento, como expliquei acima.
Outro problema de estar longe do centro é a questão do estacionamento, pois a região fica muito cheia e fica dificil achar uma vaga para estacionar. O jeito é separar um dinheirinho para pagar estacionamento particular. São vários na região e o preço não é ruim. Pagamos em média R$5 a hora.
Onde comer em Penedo
No sábado à tarde, assim que chegamos, fomos conhecer a pequena Finlândia, onde fica a vila do Papai Noel. É um lugar encantador, com várias lojinhas que vendem “de um tudo”… desde chocolates, doces, geléias, pães… até roupas, calçados e souvenirs.
Tomamos um café gelado lá mesmo e fizemos um tour a pé pelo centro.
A noite fomos comer em um bar/restaurante/pizzaria chamado Zero a Zero.
Pedimos apenas petiscos e tomamos um chope Trevizan, produzido na região, que estava super gelado e delicioso. Só para não perder o costume de padeira viciada em trigo, pedi um chope Weis (de trigo).
Comemos um camarão empanado com requeijão, que estava realmente delicioso. Depois pedimos o bolinho de peixe, mas não estava tão gostoso.
No domingo pela manhã, iriamos fazer um passeio de cavalo pela área rural de Penedo, mas amanheceu chovendo bastante e continuou assim pelo resto do dia.
No almoço, optamos por uma comida mais refinada e fomos no restaurante Jardim Secreto.
Além de uma comida maravilhosa, o lugar é bem aconchegante, rodeado por natureza e tem uma decoração muito bonita. O atendimento também é muito bom. Os garçons são uma simpatia.
O restaurante é uma exceção sobre o que dissemos sobre a maioria das atrações ficarem no centro. O Jardim Secreto fica um pouco mais afastado, mas vale a visita. Vamos voltar lá com certeza!
Depois disso, fomos conhecer uma fábrica de chocolates, que fica bem no centro, próximo da pequena Finlândia. Tudo muito gostoso.
No domingo à noite, comemos na Cervejaria Casa do Fritz, que na noite anterior estava bastante badalada. Lá tinha música ao vivo nas duas noites, mas no domingo estava mais tranquilo de conseguir mesa.
Apesar da badalação, achamos a cerveja um pouco forte e chegamos a conclusão que o chope Trevisan do sábado era melhor. A comida estava boa, mas achamos um pouco simples. Poderiam ter caprichado mais.
O Famoso Pão Finlandês
Agora vou falar sobre o que todos estavam esperando, pois tenho certeza que você leu até aqui para saber sobre o pão finlandês que conhecemos.
No domingo mesmo, por volta da hora do almoço, estivemos na EEVA Doces Caseiros. Uma loja pequena, ao lado da Casa do Chocolate, na rua Harry Bertell. Foi lá que conhecemos uma senhora muito educada, que nos atendeu. Ela contou que veio da Finlândia em 1937! Incrível né? Pois é, também achamos.
E o legal é que lá nessa casa de doces eles fazem um pão delicioso, receita finlandesa tradicional: o Korvapuusti.
É um pão doce, com recheio de canela, mas pode ser feito com cardamomo também. Achei bem gostoso, fofinho, parecido com o Cinnamon Rolls, que inclusive já ensinei a fazer aqui no blog.
Mais lugares para comer em Penedo
Rei das Trutas – A truta é um dos pratos mais pedidos em Penedo, talvez por ser um peixe que vive em água fria e ser bem comum na região, o que faz com que esteja sempre fresco. Esse restaurante é rico em qualidade, além de um ambiente tranquilo e familiar. Ele funciona durante o dia e também a noite.
Petit Gourmet – Mais um restaurante muito bem avaliado e trazendo os melhores pratos da comida brasileira e contemporânea. O ambiente é simples, mas bem agradável.
Sr. Duíche Hamburgueria Gourmet – Para quem gosta de um bom hambúrguer artesanal, com certeza esse é o melhor lugar para comer em Penedo, e além de hambúrgueres bem feitos e gostosos, os preços são bons.
Quatro Marias Boulangerie – depois do almoço, nada melhor do que uma boa sobremesa. Esse é um lugar bem sofisticado, e conta com várias opções de bolos, cookies, pães e tortas!
Pizza da Villa – Esse restaurante é um dos lugares preferidos dos turistas na hora de comer uma boa pizza, seja doce ou salgada. Para quem gosta de pizza, vale a pena conhecer.
Restaurante Braseiro – Por ser um dos principais pratos de Penedo, não poderia faltar uma opção de onde comer um bom fondue. Esse restaurante serve rodízio de fondues de queijo, chocolate e carne. Já os preços são mais salgadinhos.
Sorvete Finlandês – Para os amantes de sorvete, essa é uma ótima recomendação, por ser uma das mais famosas de Penedo e tem várias opções de sorvete. A única coisa que pesa é o preço, que é bem mais caro.
História da Imigração Finlandesa para o Brasil
Penedo, nas três primeiras décadas do Século XX, era uma região de pastos e terras ocupadas pelas plantações de café. Mas a partir de 1929, um grupo de imigrantes finlandeses, liderados por Toivo Uuskallio – um naturalista que sonhava com o local ideal para sua família e amigos, chega ao local.
Procuravam um lugar onde pudessem viver em contato com a natureza e encontraram na região um clima agradável e resolveram se estabelecer por ali.
Fonte: WikiRio
Conclusão
Se gostou desse post sobre nossa viagem a Penedo, deixe seu comentário e me siga no Instagram, que em breve teremos novas experiências para compartilhar com vocês.
Para você que quer conhecer mais sobre Penedo e região, então vou deixar aqui o link de um site super bacana, que usamos como referência para nossa viagem, o Em algum Lugar do Mundo. Vale a pena conhecer e pegar as dicas que eles dão, inclusive com sugestões de roteiro para sua viagem e uma lista do que fazer em Penedo
Até a próxima!
Amei conhecer o lugar, não li o texto todo confesso mais já deu vontade de ir conhecer … Obrigada por compartilhar e irei terminar de ler seu texto Jajá … Beijinhos e sucesso a ti