Levain: 4 Coisas Que Não Vão Matar seu Fermento

No texto de hoje vamos falar sobre coisas que podem ou não estragar seu Levain e deixa-lo imprestável. Quem embarca neste mundo da fermentação natural já deve ter percebido que muitas lendas cercam o fermento natural.

Ao final deixo um vídeo bem interessante que postei no meu canal no Youtube, que fala sobre como saber se seu fermento natural morreu ou não. Vale a pena assistir.

Introdução

É claro que alguns cuidados realmente são importantes na manutenção do Levain. Por exemplo, a qualidade da água e da farinha que a gente utiliza pra alimentar o fermento é realmente importante. A velha máxima de “você é o que você come” aqui também é verdadeira.

Embora durante a criação do Fermento Natural seja necessário um pouco mais de cuidado e atenção, pois o ele ainda não desenvolveu todas as defesas e é ainda muito jovem, algumas coisas definitivamente não matam o fermento natural. Seu Levain é mais forte do que você imagina.

Fiz também um post aqui no blog sobre 7 coisas que você precisa saber sobre seu Levain. Recomendo bastante a leitura.

1- Mexer o Levain com a colher de metal

Embora não seja aconselhável que você coloque seu levain em contato com metais reativos como cobre ou alumínio, o aço inoxidável presente na maioria das colheres é inofensivo.

Fique tranquilo que mexer com a colher de metal não irá matar o Levain.

2- Alimentar o seu Levain com a quantidade incorreta de farinha e água

Esta é uma das dúvidas mais comuns: se eu errar e colocar farinha a mais na hora de alimentar o meu levain, ele estragou?

E a resposta novamente é não. Quando isto acontecer, você pode corrigir simplesmente adicionando um pouco mais de água ou farinha para atingir aquela determinada textura.

Alimentar pesando os ingredientes ajuda a dar uma precisão maior nas suas receitas, principalmente se você está criando seu fermento agora e está começando a fazer os pães. Porém, nada impede que você alimente seu Levain apenas observando a textura, sem qualquer balança, apenas no chamado “olhometro”.

3- Esquecer de alimentar

Da mesma forma, se você esquece de alimentar o seu fermento natural dificilmente ele irá morrer. A única coisa que provavelmente irá acontecer é aumentar a acidez.

Inclusive aqui no blog já contamos um caso de uma pessoa que deixou 6 meses sem alimentar e o fermento rapidamente voltou à vida quando alimentado novamente.

4- Congelar o Levain

Embora haja uma certa controvérsia sobre esse ponto, congelar o fermento natural não fará com que ele morra. Neste caso, é bom apenas tomar alguns cuidados: congele seu Levain bem alimentado e não exagere no tempo de congelamento.

Manter o Levain por muito tempo congelado realmente vai matar uma parte das leveduras e vai deixá-lo mais lento. Por esta razão, na hora de descongelar, será preciso um pouco de paciência para que ele volte novamente à plena atividade.

Mantenha-o em temperatura ambiente e alimente-o até que ele se mostre forte e bem ativo, o que pode levar em torno de 3 a 4 alimentações.

Será que meu Fermento Natural Morreu (vídeo)

Conclusão

Então é isso. Se gostou desse post sobre 4 coisas que não vão matar seu Levain, compartilhe com seus amigos amantes da panificação artesanal. Até a próxima!

Sobre o Autor

Amanda Franco
Amanda Franco

Padeira Master pela Escola Levain de Panificação e acima de tudo apaixonada por pães.

3 Comentários

  1. Já é a quarta vez que tenho fazer meu levain e não progride , agora vou fazer com farinha de centeio, será que da certo?

    • Oi! Você fala que ele não progride porque? Ele tem atividade? É bem comum neste início em alguns dias ele ficar bem paradinho, e nesta hora, muitas pessoas desistem e jogam fora.
      A farinha de centeio costuma dar uma acelerada na fermentação, então pode ser interessante. Mas uma dica: faça com metade branca, metade centeio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *