Melhor Momento Para Adicionar as Gorduras na Massa do Pão

Vários pontos influenciam no resultado final do seu pão caseiro, um deles é o momento ideal para adicionar as gorduras na massa.

Outra coisa que você deve se atentar na hora de fazer pão em casa ou na sua padaria é o que acontece se não respeitar a ordem dos ingredientes na massa.

Qual a função das gorduras na massa do pão

Maciez e volume

As gorduras em um pão tem a função de trazer mais maciez e volume, além de aumentar a sua vida útil do produto final.

Um pão mais amanteigado tem o processo de envelhecimento mais lento do que um pão de casca mais dura como a baguete por exemplo.

Inclusive, já falei um pouco sobre envelhecimento dos pães neste post sobre Como conservar melhor os seus pães

E além de tornar o pão mais saboroso, nutritivo, adicionar gorduras vai trazer mais volume.

Elasticidade da massa do pão

Outro aspecto que melhora com a adição de gordura é a elasticidade da massa. Por esta razão, mesmo que em pequena quantidade, as gorduras vão ajudar a  aumentar drasticamente a elasticidade do glúten, tornando a estrutura massa mais estável. 

Por que não adicionar a manteiga no começo?

Se você adiciona as gorduras no começo, elas interferem diretamente na formação do glúten. 

Portanto, se você adicionar a manteiga, por exemplo, logo no começo da mistura, ela cria uma espécie de capa ao redor dos grãos do trigo, o que consequentemente faz aumentar o tempo de sova, e isso pode levar sua massa a esquentar demais e ficar excessivamente mole e oxide. 

Conclusão

O melhor momento para adicionar as gorduras na massa do pão é depois que a massa já incorporou os primeiros ingredientes e já desenvolveu um pouco o glúten.

Então, quando a sua massa já tem teias e está um pouco elástica, é a hora de colocar a manteiga ou outra gordura. 

Se gostou dessa dica sobre o melhor momento de acrescentar a manteiga e outras gorduras na hora de fazer seu pão artesanal ou pão caseiro, compartilhe com seus amigos. Use a hashtag #meupaocaseiro. Qualquer dúvida, deixe seu comentário.

Se quiser fazer parte do nosso grupo no Telegram e conhecer outros amantes da panificação, use esse link: https://t.me/joinchat/wVQ9zgX_VNU0MTIx

Até a próxima!

Sobre o Autor

4 Comentários

  1. Muito show esse post
    Mas a pergunta que não quer calar é….
    1-Manteiga ou margarina? …e porquê?
    2-Marcas diferentes influenciam?
    Obrigado!

    • Oi Ricardo. Uso sempre manteiga, porque acho que o resultado é melhor na massa, além de ser um produto mais natural. Marcas diferentes podem influenciar muito. Algumas vem com mais água e isso pode atrapalhar na hora de fazer o pão. Quando acho uma marca legal, uso sempre ela. Espero ter ajudado. Abraços.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *