Receita de Panetone: Qual é a Melhor Farinha Para Usar?

Vai fazer aquela receita de Panetone que aprendeu aqui no curso Panetone Artesanal Descomplicado, com a Chef Padeira Amanda Franco? Então esse post vai te ajudar a entender qual é a melhor farinha para usar nesse tipo de pão. Continue lendo e saiba tudo sobre a melhor farinha para fazer Panetones deliciosos!

O que você vai ver nesse artigo

Introdução
O que é uma farinha forte Para Receita de Panetone?
Qual a Melhor Farinha Para Sua Receita de Panetone
Conclusão

Introdução

Os Panetones pertencem à classe dos pães enriquecidos, pois sua massa é composta de uma carga bem grande de manteiga e gemas. 

Na Itália, a maioria dos panetones é feita com fermentação natural, o que garante um sabor mais apurado e  maior conservação e durabilidade por vários dias. 

Um panetone Italiano tradicional pode demorar até 3 dias para ficar pronto. Pode parecer muito tempo, mas a longa fermentação traz um enriquecimento de sabores único, que faz valer a pena a espera.

Entre a ativação do fermento e o assamento são vários preparo para chegar no Panetone perfeito! 

Por levar muita gordura, a manteiga e as gemas são adicionadas aos poucos em 2 massas, conhecidas como primeiro e segundo impastos. 

E para aguentar toda esta carga de gordura e, ainda assim conseguir fermentar de forma lenta, é necessário uma farinha bem forte.

O que é uma farinha forte Para Receita de Panetone?

As chamadas farinhas fortes são aquelas que aguentam exatamente essa longa fermentação sobre a qual estamos falando. Além disso, é uma farinha que absorva toda a manteiga e gemas da receita de Panetone.

Já expliquei aqui no blog qual a melhor farinha para fazer pão e o que é preciso para que ela seja considerada boa para fazer pães de longa fermentação e com alta hidratação. 

Mas, especificamente para uma receita de panetone, existe alguma diferença das farinhas usadas para outros tipos de pão, como o pão italiano?

Qual a Melhor Farinha Para Sua Receita de Panetone

Tradicionalmente, os panetones de 2 impastos são feitos com farinha de Manitoba. Este tipo de trigo é proveniente do Canadá e tem o teor de proteínas bem elevado e bem forte, com o Índice W bem elevado.

Mas o que é esse tal de W da farinha? Calma que eu explico.

O índice W serve para medir a força do glúten e indica a força das farinhas. Por esta razão, por ter uma força muito grande e absorver bastante água e gordura, a farinha de Manitoba é super indicada para os panetones. 

Além de absorver mais água, por ser mais forte, este tipo de farinha oferece bastante resistência durante a fermentação. Sua teia de glúten é bem firme, o que faz com que o Panetone fermente de forma bem lenta. 

Embora a Manitoba seja a mais tradicional dentre as farinhas para Panetone, existem outras com o índice W bem alto e que se saem super bem na fermentação de massas enriquecidas. 

É o caso por exemplo do tipo de farinha conhecida como Lievitatti. Proveniente da moagem e peneiração de grãos norte-americanos e canadenses, também possui um alto teor de proteínas e um W bem alto.

Isso oferece bastante resistência e elasticidade, sendo assim ideal para o preparo dos Panetones de longa fermentação. 

Conclusão

Enfim, existem inumeros outros tipos de farinhas indicadas para os panetones e na hora de escolher é importante ficar atento às informações do rótulo.

Procure usar sempre o tipo de farinha adequado para o seu objetivo. Observe sempre a receita e a capacidade de absorção da farinha que você está usando. 

Assim, com bons ingredientes e muita observação na hora da execução, a chance de ter bons panetones é grande! 

Então é isso pessoal. Se gostou desse post sobre qual é a melhor farinha para uma receita de panetone, compartilhe com seus amigos. Assim esse conteúdo pode chegar ao maior número de amantes da panificação possível!

Qualquer dúvida, deixe seu comentário, que respondo assim que possível.

Quer aprender a fazer Panetone Artesanal sem complicação?

Quer aprender a fazer Panetones Artesanais, incluindo o legítimo Panetone italiano, feito com Lievito Madre? Então conheça nosso curso de Panetone Artesanal Descomplicado e tenha resultados incríveis com seus Panetones!

Sobre o Autor

2 Comentários

  1. É possível fazer panetone com a semola rimacinata grão duro? Se não, pode ser usado um mix dela? 70% de farinha integral e 30% de semola?

    • É possível sim, mas acho que deixaria a textura do panetone diferente, um pouco mais pesada, o que pode descaracterizar o panetone.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *