Dia do Trigo: Como foi a visita à Fábrica da Mirella Orgânica

Oi Pessoal! Para comemorar o dia do trigo neste dia 10/11, conto como foi nossa visita ao moinho onde é feita a Farinha de Trigo Mirella Orgânica, em São Paulo.

Introdução

Desde que comecei a trabalhar com panificação, em 2017, sempre quis conhecer um moinho. Pois queria aprender mais sobre como é feita a farinha de trigo que usamos em nossas receitas de pão caseiro.

Então, fiquei muito feliz quando fui convidada pela equipe da Mirella Orgânica para visitar a fábrica em São Paulo.

A visita estava marcada para quinta feira (04/11), às 14h00, então saímos do nosso interior às 10h00 pois são aproximadamente 3 horas de viagem até a capital.

Chegando em São Paulo, fomos comer alguma coisa, já que ainda tínhamos algum tempo antes da hora marcada.

Quando chegamos à fábrica da Mirella Orgânica, os outros convidados já estavam chegando também. A visita começou pontualmente, o que achei bem legal, pois é sinal de respeito a quem chegou no horário certo.

Eram cerca de 20 pessoas na visita, então fomos divididos em dois grupos para conhecer a fábrica e a produção da farinha de trigo.

Como é produzida a Farinha de Trigo

A nossa visita seguiu o trajeto que é feito pelo trigo. Desde a chegada ao moinho, até o momento em que a farinha de trigo é embalada e estocada para ser enviada aos pontos de venda.

Assim, o trigo chega à fábrica em caminhões e logo na chegada é feita uma coleta de amostras para testar a qualidade dos grãos. Nesse teste são analisadas características como nível de umidade e a força do trigo, por exemplo, que podem influenciar na qualidade da farinha de trigo.

Essa análise é feita em um laboratório dentro da fábrica, com equipamentos de última geração. Achei tudo bem organizado e me impressionou o cuidado com o processo.

fábrica da farinha de trigo mirella

Depois que a carreta é liberada para descarregar, o grão é despejado em um tipo de tanque no subsolo.

A partir do momento que entra na linha de produção, é bem interessante como é o beneficiamento do grão até se tornar farinha de trigo que consumimos.

Os canos sugam o trigo e levam os grãos até o terceiro andar da fábrica. Então, dali em diante, o trigo vai passar por diversos processos de limpeza, seleção, trituração, peneira, tudo feito aproveitando a força da gravidade.

O resumo do processo é mais ou menos esse. O trigo sobe para o terceiro andar e vai descendo para os andares imediatamente abaixo e passando pelas máquinas que vão beneficiar o grão. Até chegar ao no primeiro andar. Então, a farinha já pronta é embalada e estocada para ser enviada aos pontos de venda e chegar à nossa cozinha.

farinha de trigo

Farinha de Trigo Orgânica

Uma das coisas mais interessantes que achei no processo de fabricação da farinha Mirella Orgânica é a separação que é feita na hora de se produzir a farinha orgânica. Pois a fábrica produz várias outros tipos de farinha também, como a tradicional e a farinha integral.

Quando a fábrica vai passar o processo que produz a farinha orgânica, os primeiros 10% são descartados e embalados como farinha normal. Tudo para limpar o sistema e a farinha orgânica não ter risco de ter resquícios de trigo não orgânico.

Achei isso bem legal, porque mostra o cuidado com a produção e em cumprir o prometido aos clientes de vender uma farinha totalmente orgânica.

Farinha de origem é tendência na panificação artesanal

Escritório e Degustação

Ao final da visita, tivemos oportunidade de conhecer o CEO da Mirella e Diretor Presidente da Ocrim, Amadeo Di San Marzano, o diretor de vendas e marketing, Michele Funari Neto, além de outros profissionais da gestão e relacionamento com o cliente.

reunião com CEO da Mirella orgânica

Fiquei impressionada com o foco que eles dão nas pequenas padarias artesanais e nos profissionais autônomos, que também é o público alvo aqui do blog.

Na visita estiveram presentes vários padeiros, donos de padarias artesanais de sucesso que usam ou estão pensando em usar a Mirella Orgânica em seus negócios.

A fábrica dá suporte a esses negócios. Inclusive com uma equipe especializada em ajudar na melhoria dos processos da padaria que se interessa em testar os produtos da marca.

padaria modelo
degustação produtos farinha de trigo mirella orgânica

Após uma fala dos gestores, foi a hora de degustar algumas delícias produzidas lá mesmo, na padaria modelo da fábrica. Tudo uma delícia, sem dúvidas!

Conclusão

amanda farinha de trigo mirella organica

Então é isso pessoal. Nesse post falei um pouco sobre como foi nossa visita à fábrica da Mirella Orgânica em São Paulo. Falei também sobre como é feita a farinha de trigo que chega a nossa mesa e usamos para fazer nossas receitas de pão.

Se gostou, deixe seu comentário, me siga no Instagram e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Sobre o Autor

8 Comentários

  1. Amei ver essa matéria não sei se já tem aqui no mercado se não tiver vou aguardar pra comprar,prefiro trigo orgânico pois o macarrão eu compro só dá Barila desde o dia que assisti Ana Braga falando que é o melhor pois só compro esse .vou aguardar muito obrigada.

  2. Bom.dia Adriana.
    Achei interessante a reportagem que vc fez sobre a farinha Mirella, que faço uso há alguns anos. Fiquei com.uma dúvida, o trigo que se usa na produção da farinha é orgânico? Sempre entendi que sim, por isso a preferência por essa marca. Grata pelo retorno.

    • Oi Ivone, o trigo que usam para produzir a farinha orgânica é 100% orgânica. Mas eles produzem farinha convencional também na fábrica.

  3. Bom dia.
    Gildeon, Cozinheiro, Confeiteiro,Padeiro, Pizzaiollo Sorveteiro.
    Interessante o seu comentário,pois aqui em Salvador é difícil encontrar farinhas de boa qualidade.
    Fiquei super interessado em conhecer os produtos Mirella.
    Obrigado

  4. Olá Amanda!
    Que legal a apresentação da fábrica da Mirella. Isso traz para os leitores e fazedores de pães ( como eu kkk)uma noção do quanto o cuidado com a matéria prima nos dá garantia de além, da qualidade um pão com certeza mais saboroso.
    Parabéns pela matéria.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *