Oi Pessoal! Para comemorar o dia do trigo neste dia 10/11, conto como foi nossa visita ao moinho onde é feita a Farinha de Trigo Mirella Orgânica, em São Paulo.
Introdução
Desde que comecei a trabalhar com panificação, em 2017, sempre quis conhecer um moinho. Pois queria aprender mais sobre como é feita a farinha de trigo que usamos em nossas receitas de pão caseiro.
Então, fiquei muito feliz quando fui convidada pela equipe da Mirella Orgânica para visitar a fábrica em São Paulo.
A visita estava marcada para quinta feira (04/11), às 14h00, então saímos do nosso interior às 10h00 pois são aproximadamente 3 horas de viagem até a capital.
Chegando em São Paulo, fomos comer alguma coisa, já que ainda tínhamos algum tempo antes da hora marcada.
Quando chegamos à fábrica da Mirella Orgânica, os outros convidados já estavam chegando também. A visita começou pontualmente, o que achei bem legal, pois é sinal de respeito a quem chegou no horário certo.
Eram cerca de 20 pessoas na visita, então fomos divididos em dois grupos para conhecer a fábrica e a produção da farinha de trigo.
Como é produzida a Farinha de Trigo
A nossa visita seguiu o trajeto que é feito pelo trigo. Desde a chegada ao moinho, até o momento em que a farinha de trigo é embalada e estocada para ser enviada aos pontos de venda.
Assim, o trigo chega à fábrica em caminhões e logo na chegada é feita uma coleta de amostras para testar a qualidade dos grãos. Nesse teste são analisadas características como nível de umidade e a força do trigo, por exemplo, que podem influenciar na qualidade da farinha de trigo.
Essa análise é feita em um laboratório dentro da fábrica, com equipamentos de última geração. Achei tudo bem organizado e me impressionou o cuidado com o processo.
Depois que a carreta é liberada para descarregar, o grão é despejado em um tipo de tanque no subsolo.
A partir do momento que entra na linha de produção, é bem interessante como é o beneficiamento do grão até se tornar farinha de trigo que consumimos.
Os canos sugam o trigo e levam os grãos até o terceiro andar da fábrica. Então, dali em diante, o trigo vai passar por diversos processos de limpeza, seleção, trituração, peneira, tudo feito aproveitando a força da gravidade.
O resumo do processo é mais ou menos esse. O trigo sobe para o terceiro andar e vai descendo para os andares imediatamente abaixo e passando pelas máquinas que vão beneficiar o grão. Até chegar ao no primeiro andar. Então, a farinha já pronta é embalada e estocada para ser enviada aos pontos de venda e chegar à nossa cozinha.
Farinha de Trigo Orgânica
Uma das coisas mais interessantes que achei no processo de fabricação da farinha Mirella Orgânica é a separação que é feita na hora de se produzir a farinha orgânica. Pois a fábrica produz várias outros tipos de farinha também, como a tradicional e a farinha integral.
Quando a fábrica vai passar o processo que produz a farinha orgânica, os primeiros 10% são descartados e embalados como farinha normal. Tudo para limpar o sistema e a farinha orgânica não ter risco de ter resquícios de trigo não orgânico.
Achei isso bem legal, porque mostra o cuidado com a produção e em cumprir o prometido aos clientes de vender uma farinha totalmente orgânica.
Farinha de origem é tendência na panificação artesanal
Escritório e Degustação
Ao final da visita, tivemos oportunidade de conhecer o CEO da Mirella e Diretor Presidente da Ocrim, Amadeo Di San Marzano, o diretor de vendas e marketing, Michele Funari Neto, além de outros profissionais da gestão e relacionamento com o cliente.
Fiquei impressionada com o foco que eles dão nas pequenas padarias artesanais e nos profissionais autônomos, que também é o público alvo aqui do blog.
Na visita estiveram presentes vários padeiros, donos de padarias artesanais de sucesso que usam ou estão pensando em usar a Mirella Orgânica em seus negócios.
A fábrica dá suporte a esses negócios. Inclusive com uma equipe especializada em ajudar na melhoria dos processos da padaria que se interessa em testar os produtos da marca.
Após uma fala dos gestores, foi a hora de degustar algumas delícias produzidas lá mesmo, na padaria modelo da fábrica. Tudo uma delícia, sem dúvidas!
Conclusão
Então é isso pessoal. Nesse post falei um pouco sobre como foi nossa visita à fábrica da Mirella Orgânica em São Paulo. Falei também sobre como é feita a farinha de trigo que chega a nossa mesa e usamos para fazer nossas receitas de pão.
Se gostou, deixe seu comentário, me siga no Instagram e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Amei ver essa matéria não sei se já tem aqui no mercado se não tiver vou aguardar pra comprar,prefiro trigo orgânico pois o macarrão eu compro só dá Barila desde o dia que assisti Ana Braga falando que é o melhor pois só compro esse .vou aguardar muito obrigada.
Bom.dia Adriana.
Achei interessante a reportagem que vc fez sobre a farinha Mirella, que faço uso há alguns anos. Fiquei com.uma dúvida, o trigo que se usa na produção da farinha é orgânico? Sempre entendi que sim, por isso a preferência por essa marca. Grata pelo retorno.
Oi Ivone, o trigo que usam para produzir a farinha orgânica é 100% orgânica. Mas eles produzem farinha convencional também na fábrica.
Bom dia.
Gildeon, Cozinheiro, Confeiteiro,Padeiro, Pizzaiollo Sorveteiro.
Interessante o seu comentário,pois aqui em Salvador é difícil encontrar farinhas de boa qualidade.
Fiquei super interessado em conhecer os produtos Mirella.
Obrigado
Achei muito interessante a matéria, aqui no Rio de janeiro, não conhecia está marca vou procurar no mercado. Gosto muito de pão artesanal. Parabéns a todos.
Olá, meu nome é Marta, eu só uso farinha da Mirella, tanto orgânica quanto a normal, excelente produto.
Só que é difícil de encontrar nos supermercados, é uma pena.
Olá Amanda!
Que legal a apresentação da fábrica da Mirella. Isso traz para os leitores e fazedores de pães ( como eu kkk)uma noção do quanto o cuidado com a matéria prima nos dá garantia de além, da qualidade um pão com certeza mais saboroso.
Parabéns pela matéria.