Introdução
Essa iguaria é uma paixão mineira, pois em uma casa do nosso lindo estado de MG, as reuniões acontecem sempre na cozinha, ao redor da mesa, e claro, regadas a muito pão de queijo e café com leite!
Para mim essa receita tem um valor afetivo grande, pois minha mãe sabe como fazer um pão de queijo muito bom! A receita em si é bem simples, mas resultado final vai depender muito da qualidade dos ingredientes.
Um bom polvilho, não tão fino, não tão grosso, um bom leite, além de um queijo curado de qualidade vão fazer toda a diferença na nossa receita.
Quando eu morava em João Pessoa era difícil achar o queijo minas curado. Aí comecei a fazer com parmesão e deu muito certo, pois o pão de queijo fica com aquelas pintinhas lindas por cima! O mais importante, na minha opinião é usar o queijo curado.
Cheguei a usar queijo coalho mais seco e curado e também deu bem certo.
O tipo de polvilho também interfere diretamente no resultado. Então, o polvilho doce vai conferir a característica de um pão de queijo mais elástico, mais puxento.
Já o polvilho azedo, vai deixá-lo mais sequinho. Por esta razão, gosto de usar metade da quantidade de polvilho azedo e a outra metade de polvilho doce. Mas quando não tenho os dois, prefiro o polvilho azedo, por render um pão de queijo mais sequinho. Mas tudo é questão de gosto.
Então hoje vou ensinar como fazer a receita de família de pão de queijo.
Se quiser aprender mais sobre panificação artesanal e elevar suas fornadas a outro nível, conheça nosso curso de Panificação Artesanal Descomplicada.
Pão de Queijo
Ingredientes
- 329 gramas leite
- 84 gramas de óleo
- 150 gramas de água
- 12 gramas de sal Se o queijo for mais salgado, reduza um pouco
- 125 gramas de ovos
- 200 gramas de queijo curado Minas, parmesão, etc
- 250 gramas de polvilho doce
- 250 gramas de polvilho azedo
Modo de Preparo
- Em uma panela, misture o leite, a água, o óleo e o sal.
- Leve ao fogo e ferva a mistura.
- Em uma tigela, coloque todo o polvilho e despeje toda a mistura fervente, mexendo bem com uma colher de pau.
- Após misturar bem, deixe esfriar um pouco.
- Assim que esfriar, então acrescente o queijo e os ovos e misture bem.
- Para facilitar a modelagem, gosto de tampar e levar para a geladeira para gelar.
- Quando a massa estiver gelada, modele as bolinhas e leve o forno pré-aquecido a 175º graus por cerca de 30 a 35 minutos ou até os pães de queijo ficarem dourados.
- Antes de assar, para dar um efeito ainda mais dourado e crocante, você pode adicionar um pouco de parmesão por cima deles. Fica delicioso!
Nutrição
Dicas para a receita:
Recheando o pão de queijo: Você pode fazer esta receita recheada! Para isto, congele o recheio fazendo bolinhas para facilitar a modelagem. Você pode fazer de frango, nutella, cheddar, enfim, soltar a imaginação.
Assamento: O tempo de forno vai depender muito do seu forno. Fique de olho!
Ingredientes: A qualidade dos ingredientes vai fazer toda a diferença. O queijo curado deixa o pão de queijo bem dourado, com várias pintinhas e com a textura na medida certa. O polvilho também interfere muito no resultado.
Polvilho doce ou azedo? Qual o melhor? O polvilho doce vai dar a textura mais “puxenta” ao pão de queijo, já o polvilho azedo deixa a textura mais seca, mais parecida com o biscoito de polvilho. Então nesta receita optamos por misturar os dois polvilhos, mas tudo é questão de gosto. Você pode fazer com o polvilho que achar melhor que vai funcionar também.
Vídeo da Receita de Pão de Queijo
Conclusão
Então essa é nossa receita e como você já sabe como fazer um pão de queijo deliciosa, compartilhe com seus amigos e qualquer dúvida, deixe um comentário, que respondo assim que possível. Não se esqueça de me seguir no Instagram e conferir nosso canal no Youtube para mais receitas deliciosas e dicas sobre panificação.
Até a proxima!
Que legal…!!
Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
que puder… Boa sorte..!