Aumento do dólar pode afetar preço da farinha de trigo

Hoje vamos falar sobre como a variação do dólar e a baixa produção de trigo pode afetar o preço da farinha de trigo para nós padeiros profissionais ou amadores.

Alta do dólar afeta preço do trigo

Um fenômeno que tem chamado atenção de vários setores da economia no Brasil nas últimas semanas é a alta do dólar. A moeda americana vem batendo recordes de valor nominal dia após dia, chegando a aproximadamente 4,75 nessa semana.

Não é novidade que isso afeta a vida de muita gente. Fica mais caro, por exemplo, viajar para o exterior, comprar produtos importados… E é aqui que a alta do dólar começa a afetar a vida de todos nós, padeiros profissionais ou amadores.

Muitos leitores aqui do blog não devem estar se atentando para o fato de que um dos produtos que também encarecem bastante, junto com a moeda americana, é justamente a farinha de trigo.

O Brasil produz pouco trigo, se comparado com o consumo em nosso país de dimensões continentais. Metade do trigo consumido aqui é importado, principalmente da Argentina, mas também, e muito importante para os padeiros artesanais, da Europa.

A questão é que a Argentina resolveu aumentar as vendas para outros países, como os asiáticos, e isso diminuiu a quantidade disponível para o Brasil comprar. Então, estamos tendo que comprar de outros produtores, como EUA e Rússia, a um preço mais auto e cotado em dólar.

Segundo reportagem do jornal O Tempo, o estoque dos moinhos brasileiros é suficiente para cerca de 3 meses, depois de maio terão que começar a importar a preços maiores.

Safra ruim também afeta o preço

Não é só o dólar que afeta o preço do trigo, mas também a queda na produção. Segundo dados de consultorias especializadas, a produção do grão ficou abaixo do esperado na última safra. Menos oferta, preço sobe. Simples assim.

Com o aumento da demanda, os produtores nacionais que ainda tem o grão em estoque nos armazéns (em sua maioria nos estados do sul do país) também estão aumentando os preços. Desde dezembro de 2019, o preço do trigo subiu em média 40% no mercado interno.

E o que isso afeta a sua vida, padeiro?

O preço da farinha de trigo no mercado sobe junto com o preço do trigo. E os efeitos já estão sendo sentidos. Na região de Belo Horizonte/MG, o preço do saco de 25 kg de farinha subiu cerca de 8% nas últimas semanas.

“O trigo ficou mais caro para os moinhos, que vão ter que aumentar o custo da farinha para o consumidor”, afirma Rubens Barbosa, da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo). A projeção é que o preço da farinha de trigo suba entre 15 e 20%.

Não estou dizendo para ninguém sair estocando farinha em casa ou no depósito da padaria. Não é isso, mas é bom saber o que se passa com o preço da farinha de trigo, principal insumo do nosso pãozinho de cada dia.

Muitos leitores aqui tem a produção de pão como fonte de renda, ou se ainda não tem, estão pensando em começar, e isso afeta os custos da produção.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *