Receita de Pizza Fácil

No post de hoje vou ensinar uma receita de pizza deliciosa e super fácil de fazer. Essa é uma ótima alternativa para aqueles dias em que a grana esta curta para comer fora, mas você quer alguma coisa gostosa para o jantar.

Essa pizza é feita com fermento biológico, mas já fiz uma pizza com fermento natural aqui no blog, que também ficou muito boa.

Rendimento: 2 pizzas pequenas de quatro pedaços ou 1 pizza grande.

Receita de Pizza

Ingredientes

  • 210 gramas de farinha de trigo
  • 4 gramas de açúcar 
  • 4 gramas de sal
  • 5 gramas de fermento biólogico seco
  • 148 g de água 
  • 20 gramas de azeite

Modo de preparo da receita de pizza fácil

Pra começar a massa, misture primeiro a farinha, o açúcar, o fermento. 

Depois de misturar bem, acrescente o sal e a água 

Neste dia não fiz autólise mas você pode fazer, misturando apenas a farinha e água e deixando descansar por em torno de 1 hora. A massa vai ficar mais maleável e isto vai diminuir o tempo de sova. 

Sovando a pizza

Após incorporar bem a água, acrescente o azeite e sovei até o ponto de véu. 

Por fim, coloque a massa tampada em um pote e guardei na geladeira bem tampado para não ressecar.

Deixei passar a noite na geladeira e no outro dia, cerca de 1 hora antes de fazer a pizza, dividi a massa em 2 partes, boleei e deixei descansar. 

Abrindo a massa da receita de pizza sem rolo:

Para abrir a massa, polvilhe um pouco a bancada com farinha e então divida a massa em 2 e faça duas bolas. Em seguida, coloque os dedos perto da borda do círculo e vá girando a massa levemente. Aos poucos a massa vai abrindo sem necessidade de rolo.

Fazendo isto, a massa fica mais aerada e o ar que se criou durante a fermentação se mantém.

Em seguida recheie a massa como preferir e leve ao forno para assar.

Pré-assando a massa da pizza na pedra sabão

Na hora de assar, pré-aqueci o forno no máximo a 230 graus por 30 minutos junto com a pedra e enquanto isso, fui abrindo os discos de Pizza. Abri a massa bem fina deixando apenas uma borda.

Para que a pizza deslize na hora de colocar para assar, passei sêmola na pá e montei a pizza.

Fiz uma de abobrinha com molho, mussarela, abobrinha cortada bem fina, alho frito, azeite e parmesão por cima. Sim, eu disse abobrinha! Uma delícia!

Fiz outra com molho, mussarela, calabresa picada bem fina, cebola e azeitonas pretas. Também gostamos bastante de margherita.

Assando a pizza em forno caseiro

pizza de abobrinha assada

O princípio básico para assar um boa pizza é assar bem rápido, sem ressecar a massa para que não fique dura e não queime. Algo em torno de 7 a 10 minutos (vai depender do seu forno), assim, a temperatura deve ser bem alta.

Neste sentido, a maioria das pizzarias utiliza forno à lenha, cuja temperatura chega a mais de 400 graus. Infelizmente, o forno a gás convencional doméstico não alcança essa temperatura.

Porém, assim como fazemos com os pães de fermentação natural, com alguns ajustes é possível improvisar e melhorar o resultado das nossas pizzas usando o que temos. 

Embora todos os fornos caseiros tenham indicação de temperatura, eles não são muito exatos e podem variar muito. Assim, um jeito de conseguir chegar a uma temperatura bem alta e assar a pizza em menos tempo é pré-aquecer bastante o forno.

Costumo deixar ligado por volta de 30 a 40 minutos, no fogo máximo. Tudo isso no intuito de simular o forno a lenha em casa.

Fazendo isto, sua pizza vai assar em menos tempo. O meu forno geralmente assa em 10 minutos a pizza toda montada (antigamente eu pré-assava a massa e só depois colocava o recheio e deixava ainda uns 30 minutos assando, mas esse processo todo ressecava muita a massa). Se você faz pizza com bastante frequência, você pode investir em um termômetro para forno e assim controlar melhor a temperatura.

Por fim, assei as pizzas em torno de uns 10 minutos até ficarem bem douradas e pronto!!

Assadeira ideal para receita de pizza

A fôrma também pode interferir na sua pizza, por isso, assar em uma fôrma de ferro pode ser interessante. Comprei uma a pouco tempo e tenho gostado bastante.

Existem também assadeiras específicas para assar pizza em casa. Elas são feitas de metal, com pequenos furos por baixo e que auxiliam a assar a massa por completo. 

Outra opção para quem quer assa com bastante frequência é adquirir uma assadeira de pedra sabão para pizza.

Se você tem em casa um forno elétrico que possui a função grill, use para finalizar a pizza e gratinar. O resultado fica bem interessante também.

Gostou da receita? Se fizer, me conte o que achou, a sua opinião é muito importante. Qualquer Dúvida me escreva nos comentários que tento responder o mais rápido possível.

Vídeo da Receita de Pizza

Um pouco da história da pizza

Existem muitas controversas sobre a origem da pizza, que remonta às antigas Grécia e Roma, mas um ponto em que os historiadores concordam é que a pizza como conhecemos hoje nasceu na região de Nápoles, sul da Itália.

Por volta do século 16, os pães redondos assados em forno de pedra, já eram muito parecidos com as pizzas como conhecemos atualmente, mas não eram usados tomates no recheio. O tomate foi trazido da América tempos depois, com o descobrimento e as grandes navegações. O manjericão já era usado como tempero predileto e então a novidade já era apreciada na corte de Nápoles.

A primeira pizzaria

A primeira pizzaria conhecida no mundo surgiu por volta de 1780, em Salita S. Anna di Palazzo, nos arredores do palácio real de Nápoles. Conhecida como “Pietro e basta cosi”, o restaurante foi inaugurado por Pietro Colicchio e então suas pizzas se tornaram conhecidas e apreciadas em toda a cidade.

E a pizza ganha o mundo

A receita da pizza se espalhou por toda a Itália e com o tempo, também para o mundo todo, sempre levada pelos imigrantes italianos, especialmente no final do século 19 e início do século 20.

Embora a origem da pizza seja italiana, os dois países que mais consomem o alimento nos dias de hoje são Estados Unidos e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

No Brasil, as primeiras pizzarias foram inauguradas no bairro do Brás, em São Paulo. Até hoje a pizza paulistana é considerada uma das melhores do Brasil. Eu e meu marido comprovamos isso em uma de nossas viagens à capital paulista. Ficamos encantados com a pizza que vendem por lá.

receita de pizza
Essa receita de pizza fica deliciosa, além de ser muito fácil de fazer

Conclusão

Como visto acima, existem muitas receitas e estilos de pizza, e por muito tempo tentei fazer uma pizza que realmente ficasse boa em forno caseiro. Até que, finalmente cheguei nessa massa que funcionou muito bem e desde então, sempre fazemos aqui em casa. Essa receita de pizza é realmente bem fácil, pois já testamos inclusive no forno a lenha e fica muito boa.

A massa é com fermento biológico, sem muitos segredos e é perfeita para aquela hora que bate a vontade de comer pizza. Deixei ao fim apenas algumas considerações sobre o modo de assar, que vai interferir diretamente no resultado.

Aqui em casa gostamos de pizza com massa fina, mas neste dia fiz um pouco mais grossa, com borda de catupiry e ficou semelhante às pizzas conhecidas como pizza pan. 

Se gostou dessa receita, compartilhe com seus amigos e não se esqueça de me seguir lá no Instagram. Se fizer essa receita, posta e me marca, que vou adorar ver como ficou!

Qualquer dúvida, deixe seu comentário. Até a próxima!

Dicas de livros

Larousse dos pães: 80 receitas salgadas e doces com passo a passo ilustrado

Autor: Éric Kayser | 2015

Livro muito bom. Testei várias receitas, e todas deram bastante certo. Usa fermento natural e traz várias dicas que uso muito. Ótima opção para se aprofundar na arte de fazer pães.

Comprar na Amazon

Sobre o Autor

Amanda Franco
Amanda Franco

Padeira Master pela Escola Levain de Panificação e acima de tudo apaixonada por pães.

5 Comentários

  1. Oi Lea! Como o tempo de assamento da pizza é bem curto, em torno de 10 a 15 minutos, no máximo, o recheio não esturrica sabe. Então o pulo do gato é preaquecer bem o forno por uns 30 a 40 minutos no máximo e colocar a pizza. Fazendo assim, a gente tenta simular um forno a lenha que chega fácil em 409 graus e assa a pizza bem rápido.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *