Empanadas: Receita Deliciosa e Prática de Fazer em Casa

Hoje vou mostrar como faço uma receita de Empanadas com descarte de Levain, realmente uma delícia. Continue lendo e não deixe de fazer na sua casa!

Introdução
Vídeo desse Receita de Empanadas
Receita Completa de Empanadas
Receita de empanadas detalhada com fotos
Conclusão

Introdução

Como vocês sabem, eu adoro tentar reproduzir em casa as coisas que eu como na rua. E com a saltenha não foi diferente. Há muito tempo eu procurava uma receita que me lembrasse aquelas que comia lá da minha infância, então testei muitas, mas, por ironia do destino, foi justamente a receita que fiz com descarte de Levain a que mais me agradou. Então esta é receita que vou compartilhar com vocês aqui hoje. 

Deixo aqui também uma Receita de Cookies e outra de Donuts Recheado, que ficam muito boas para acompanhar essas empanadas.

Também fiz um vídeo dessa receita e postei lá no meu canal no Youtube, então vou deixar aqui para quem quiser ver, pois vale muito a pena:

Vídeo desta Receita de Empanadas

Receita Completa de Empanadas

empanadas

Ingredientes da Massa das Empanadas

  • 240 g de farinha de trigo
  • 4 g de sal
  • 56 g de manteiga ou banha
  • 4 g de suco de limão 
  • 42 g de ovo (1 ovo)
  • 56 g de descarte de levain (ou 28 g de água + 28g de farinha de trigo)
  • 42 g de água gelada

Ingredientes do Recheio das Empanadas

  • 200 g de cebola picada
  • 350 g de carne moída 
  • Azeitonas à gosto
  • Sal
  • Alho
  • Cominho a gosto (opcional)

Resumo da Receita de Empanadas

  1. Primeiro misture os secos e a manteiga em um bowl e faça como se fosse uma farofa. Reserve. 
  2. Em uma tigela à parte, misture bem os líquidos com o descarte de Levain.
  3. Por fim, misture tudo até incorporar bem.
  4. Tampe com filme plástico e leve para geladeira por cerca de 2 horas antes de abrir a massa.
  5. Abra a massa bem fina e recheie. 

Modo de Preparo das Empanadas – Detalhada

1-Modo de preparo do recheio:

Refogue a cebola, o alho. Após, acrescente a carne moída, o sal, o cominho a gosto e então as azeitonas e as uvas passas ao final. Não estranhe a quantidade de cebola na receita, pois é isso que vai trazer toda a umidade da empanada. 

recheio das empanadas
Recheio para as Empanadas

2-Modo de preparo da massa dessa receita de empanadas 

Em um bowl, primeiro misture a farinha e o sal e a manteiga. 

Em um pote à parte, misture bem o descarte de levain e o ovo, em seguida,acrescente o suco de limão. 

Junte as duas misturas no mesmo recipiente e então mexa bem para incorporar todos os ingrediente. 

Por fim, acrescente os 42 g de água aos poucos até dar o ponto, caso perceba que a massa está muito seca, então acrescente um pouco mais de água, mas não exagere.

3-Deixe a massa descansar na geladeira

Não há necessidade de sovar muito essa massa, apenas até deixá-la bem lisa e uniforme. Após a sova, passe um filme plástico e então deixe descansar na geladeira por aproximadamente 2 horas.

 Após o descanso, abra a massa bem fina e então acrescente o recheio. 

empanadas prontas para assar
Empanadas prontas para assar

4-Hora de assar as empanadas

Por fim, pincele uma gema misturada com um pouco de leite, polvilhe açúcar por cima e leve ao forno médio pré-aquecido até dourar.

Conclusão

De onde vem as empanadas?

O resultado dessa receita de empanadas fica excelente, então vale a pena fazer em casa e comer com um pouco de molho chimichurri, pois fica realmente delicioso. Aproveite!

Em minhas pesquisas, descobri que a saltenha é muito popular no Acre, e o que pouca gente sabe é que esse estado fez parte da Bolívia até 1903. Talvez isso explique o gosto por esse petisco que não tem origem brasileira, mas sim que é herança dos tempos em que a região pertencia ao país vizinho.

Mais tarde, o consumo da saltenha se expandiu para os estados de Rondônia e então para as cidades do Centro-Oeste do Brasil que também fazem fronteira com a Bolívia, como a cidade de Corumbá.

A primeira saltenharia do Brasil, a J. Lima, foi fundada na década de 60 em Porto Velho-RO, mas a capital atualmente possui várias lanchonetes destinadas ao consumo da iguaria. (Fonte: Wikipedia).

Além da Bolívia e do Brasil, as empanadas, ou saltenhas, são muito consumidas em toda a América Latina. Elas são como o nosso pão de queijo aqui no Brasil, pois em todos os lugares você vai encontra-las.

Minha experiência com as empanadas

Quando era pequena, morei um tempo em Fortaleza e foi lá que provei um salgado que nunca mais esqueci: a saltenha. O recheio era meio apimentado, mas também agridoce, pois levava carne moída e uvas passas.

Sou do clube do agridoce, assim, sempre amei demais esta combinação. 

Passados os anos, me mudei para outra cidade e nunca mais comi a saltenha, mas tempos mais tarde, descobri que a saltenha era simplesmente um dos sabores das tão famosas empanadas, como a empanada argentina, que leva carne moída e uvas passas. 

Anos mais tarde, quando me mudei para Porto Velho, Rondônia, para minha surpresa, dei de cara novamente com a tal da Saltenha, então essa é a receita que gosto de fazer até hoje, mesmo após ter voltado a morar no sudeste.

Me lembro que, em uma viagem que fiz ao Chile em 2016, em um dos passeios, no caminho para uma montanha, paramos na estrada pra tomar uma coca-cola em uma bodega bem pequena, mas que vendia uma empanada muito boa.  E eu sou muito assim: a comida me traz memórias dos lugares e dos momentos.

viagem para chile 2016

Então é isso. Espero que tenha gostado dessa receita de empanadas com descarte de Levain. Se fizer ai na sua casa, me marque nas redes sociais, pois vou adorar ver como ficou. Não deixe de me seguir no Instagram. Até a próxima!

Quer desvendar todos os segredos da Panificação Artesanal, então conheça nosso curso de Panificação Artesanal Descomplicada.

Sobre o Autor

10 Comentários

  1. Amei a receita, vou tentar fazer.
    Ainda não vi as outras receitas e já estou gostando.
    Aproveitar descarte de Levain é comigo mesma.

  2. Testei a receita da massa para fazer uma torta. Ficou maravilhosa. Fiz com recheio de carne moída, acrescentei palmito e manjericão.
    Muito bom poder fazer pão e ainda usar o descarte de “Levain”
    Parabéns por nos presentear com essa receita.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *