Na receita de hoje vou mostrar como fazer um Cruffin recheado com creme de confeiteiro. Você já ouviu falar de Cruffin? Trata-se basicamente de uma mistura de croissant com o muffin, famoso bolinho americano.
A receita surgiu em 2013, quando Kate Reid, da Lune Croissanterie, localizada em Melbourne, Austrália, inventou um híbrido entre um croissant e um bolinho e batizou carinhosamente de Cruffin.
Porém, o cruffin ganhou fama mundial após Ry Stephen e Aaron Caddel, do Sr. Holmes Bakehouse, de São Francisco começarem a comercializá-lo.
A receita ficou tão famosa e cobiçada que bandidos invadiram a padaria à noite para roubar a receita.
Hoje você encontra o Cruffin em vários lugares, em várias versões diferentes.
A massa é bem mais simples de fazer do que um croissant e fica mais fofinho também. O segredo está em abrir a massa bem fininha e pincelar manteiga por cima. Por fim, a massa é enrolada de uma forma que se assemelha muito à massa de folhada.
A qualidade da manteiga interfere muito no resultado. O ideal é que você utilize uma manteiga de boa qualidade e sem sal. A manteiga com sal vai deixar esta receita com um sabor não muito definido entre doce e salgado.
O recheio escolhido vai fazer toda a diferença. Capriche na quantidade. Você pode rechear com creme de confeiteiro, nutella, doce de leite, enfim, soltar a imaginação. Nessa receita, vou fazer meu Cruffin recheado com creme de confeiteiro (veja a receita nesse link).
Como rende bastante, se preferir, faça meia receita.
Vamos à receita?
Ingredientes da esponja
7 gramas de fermento biológico seco
89 gramas de água
59 gramas de farinha de trigo
Para fazer esta receita com levain:
Se for fazer com levain, substitua a esponja por 155 gramas de levain bem ativo, no pico, e siga os próximos passos da massa (excluindo a esponja). Para esta receita, o ideal é que o levain não esteja muito líquido.Se puder, alimente o levain no 123. Tenha paciência, espere o tempo da massa.
Ingredientes da massa:
410 gramas de farinha
74 gramas de açúcar
12 gramas de água
182 gramas de leite
100 gramas de manteiga de sal de boa qualidade
1 pitada de sal
Para o recheio:
Manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo para pincelar
Açúcar de confeiteiro ou refinado para polvilhar
Modo de preparo da esponja
Misture o fermento, a água e a farinha e deixe fermentar bem, até formar bastante bolhas, o que pode levar entre 30 minutos e 1 hora.
Modo de preparo da massa:
Primeiro misture os líquidos com o açúcar e a esponja já bem ativa
Posteriormente, acrescente a farinha aos poucos e misture bem
Acrescente o sal e por fim a manteiga.
Incorpore bem todos os ingredientes até ficar uma massa bem lisa e homogênea. Não é necessário sovar muito. Se sentir que a massa está muito seca, adicione um pouco mais de manteiga ou um pouco mais de farinha se estiver muito mole. Não se desespere se isto acontecer, como a qualidade da farinha e dos ingredientes muda muito, um ajuste pode ser necessário, mas não exagere.
Tampe e deixe a massa fermentar até dobrar de tamanho. Tenha paciência, espere o tempo da massa. Em dias frios pode demorar mais.
Após dobrar de tamanho, divida a massa em 8 partes iguais.
Enfarinhe a bancada e, com ajuda de um rolo, abra a massa a massa bem fininha. Quanto mais fino melhor. Este é o pulo do gato desta receita.
Depois de abrir bem fininho, pincele manteiga sobre a massa de maneira uniforme. Não passe de menos e nem demais. Este processo vai simular uma massa folhada. Não utilize manteiga com sal.
Por fim, enrole as bordas da massa, sempre apertando para que não fique frouxa.
Após enrolar, com uma faca ou um cortador de pizza, corte a massa de fora a fora
Após cortar, enrole a massa para fora
Você pode também fazer de outros sabores.
Em algumas, após pincelar a manteiga, polvilhei açúcar e cacau. Já fiz com açúcar e côco também e ficou muito gostoso.
Após acrescentar o cacau e o açúcar, fiz o mesmo processo
Hora de assar o cruffin
Coloque todos em uma forma. Como a massa é bem amanteigada, não é necessário untar
Você pode colocar os cruffins em forminhas de cupcake também. Desta forma, eles crescerão para cima e manterão o formato da forminha.
Após modelar, deixe a massa dobrar de tamanho. Por fim, delicadamente pincele um ovo por cima dos cruffins e asse em forno médio até dourar. O tempo vai variar muito de acordo com seu forno.
Após assar, coloque os cruffins para esfriar sobre uma grade e recheie como preferir.
Testei colocar o recheio de duas formas, uma injetando com o saco de confeitar por cima do cruffin e outra cortando a tampinha e colocando o recheio no centro do cruffin, e achei que a segunda forma ficou bem melhor.
Após rechear, polvilhe açúcar por cima e aproveite!!!
Por hoje é isso. Se gostou dessa receita de Cruffin recheado com creme de confeiteiro, essa mistura de croissant com muffin, compartilhe com seus amigos. Se fizer ai na sua casa, me marque no Instagram, que vou adorar ver como ficou. Qualquer dúvida, deixe um comentário. Até a próxima receita.
Amei essa receita! Vou fazer qualquer dia.
Obrigada. Se fizer, depois me fala
parabéns pela receita. gostei da forma que dobra a massa.
Obrigada. Se fizer me fala, blz?
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Eu fico muito feliz Marcos. Eu que te agradeço.
Boa tarde,
Não entendi está parte.
Para fazer esta receita com levain:
Se for fazer com levain, substitua a esponja por 155 gramas de levain bem ativo, no pico, e siga os próximos passos da massa (excluindo a esponja). Para esta receita, o ideal é que o levain não esteja muito líquido.Se puder, alimente o levain no 123. Tenha paciência, espere o tempo da massa.
Oi! Nesta receita dei a opção pra quem gostaria de substituir o fermento biológico por fermento natural. Você tem fermento natural? Se não, aqui no blog tem um ebook ensinando a criar do zero. Depois de criado, uma das forma de alimentar o fermento natural/levain é pelo 123, ou seja: 1 parte de levain, o dobro de água e o triplo de farinha. Sobre este assunto de alimentação, escrevi este artigo:
https://meupaocaseiro.com.br/blog/7-coisas-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-fermento-natural-mas-teve-medo-de-perguntar/
Espero te ajudado. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda.