Receita de Pão de tomate seco e parmesão

Hoje vamos fazer uma receita de pão caseiro com tomate seco e queijo parmesão que é uma delícia.

Eu sempre gostei muito de tomate seco, mas confesso que muitas vezes tentei fazer em casa, mas sem sucesso. A receita levava horas e horas no forno, gastava muito gás e o resultado sinceramente não me agradava. 

Até que descobri esta receita do tudo receitas e deu muito certo. 

receita de tomate seco

Depois de pronto, coloquei o tomate seco no azeite e alho, deixei curar por alguns dias e junto com um pouco de parmesão, usei para fazer este pão que, na minha opinião, junto com o pão de azeitonas, são os mais aromáticos e saborosos que já fiz até hoje. Este pão acompanhado de um caldo em uma noite fria, quase te abraça. 

Neste dia testei a farinha superiore le stagione e gostei bastante da textura do pão e do aroma. Fiz autólise de 2 horas e controlei a temperatura da massa para que não ultrapassasse 26 graus, guardando na geladeira sempre que via que estava aumentando.

pão de tomate seco e azeitona

Receita de pão de tomate seco com parmesão

O passo a passo da receita você confere abaixo:

Como fazer tomate seco

10 unidades de tomate bem maduro

 1 colher de chá de açúcar

 ½ colher de chá de sal

 2 dentes de alho esmagados

 1 colher de chá de manjericão seco

 1 colher de chá de orégano seco

azeite de oliva

papel absorvente

Modo de preparo: 

Lave bem os tomates, corte ao meio no sentido do comprimento, retire as sementes

tomates bem maduros para a receita de tomate seco
tomates cortados e sem semente

Misture o açúcar e o sal e passe por dentro dos tomates.

Forre um prato com papel toalha e disponha os tomates virados para baixo. Você pode usar o próprio prato do microondas.

tomates para ir ao microondas

Leve ao microondas por 10 minutos na potência máxima, sempre controlando e vendo se não está queimando, porque um microondas pode ser diferente do outro.

Após esse tempo, esmague os tomates secos, para que libertem o suco, e substitua o papel absorvente por um novo. Fiz este processo por 3 vezes diminuindo o tempo em 1 minuto a cada repetição, sempre de olho no tomate para que não queime.  Ao fim, os tomates ficam assim:

tomate seco depois de ir ao microondas

Separe um pote limpo, de preferência esterilizado em água quente e coloque os tomates (cuidado para não se queimar) o alho amassado, manjericão, orégano e azeite à gosto. 

Deixe curar pelo menos 24 horas e use na receita.

Feito o tomate seco, vamos à receita do pão? 

Receita de Pão de fermentação natural com parmesão e tomate seco

Neste dia, testei a farinha le stagione superiore com 70% de hidratação, 20% de levain e 20 gramas de farinha integral Dona Benta especial que tenho gostado bastante.

Se você não tiver uma farinha que aguente uma hidratação maior, não deixe de fazer a receita. Simplesmente reduza a quantidade de água e ficará igualmente gostoso. Esta receita vale a pena. 

Ingredientes

380 gramas de farinha de trigo

20 gramas de farinha de trigo integral 

280 gramas de água 

8 gramas de sal

80 gramas de levain

67 gramas de tomate seco

67 gramas de parmesão 

Modo de preparo:

Autólise:

Misturei apenas a farinha e a água e deixei descansando por 2 horas.

massa do pão de tomate seco e parmesão misturada

Sovando a massa:

Após o descanso, acrescente o levain e misture um pouco. Por fim, acrescente o sal.

misturando o fermento na massa

Sovei na batedeira por 4 minutos na velocidade 1 e mais 8 minutos na velocidade 2 até atingir o ponto de véu, que na batedeira é quando a massa gruda no batedor. Sempre controlando a temperatura da massa para que não ultrapassasse 26 graus. Para isto, sempre que percebia que a temperatura estava subindo, colocava na geladeira.

Vale utilizar água gelada para manter a temperatura.

Hora das dobras:

Após a sova, fiz um descanso de meia hora controlando a temperatura e fiz 4 dobras, sempre com bastante leveza na mão para preservar o ar da massa. 

Acrescentando o recheio:

O recheio acrescentei na primeira dobra, colocando aos poucos em cada puxada da massa. Literalmente vou escondendo o recheio, colocando as emendas para baixo. 

recheio do pão de tomate seco e parmesão
acrescentando o recheio na massa

Veja o vídeo abaixo como recheio a massa. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, assim sei que você gosta dos vídeos e nos ajuda a continuar trazendo novidades:

Após as dobras, deixei descansando por meia hora e fiz a pré-modelagem em formato de bola, simplesmente puxando as pontas para o centro da massa, por fim virando as emendas para baixo. Como é uma massa de 70% de hidratação, usar uma espátula de padeiro ajuda a não usar muita farinha e não grudar nas mãos. Após a pré-modelagem, a massa precisa descansar mais meia hora.

Hora de modelar

Após o descanso de meia hora, vamos modelar a massa. Como neste dia usei o Banneton em formato oval, usei a modelagem em formato de costura. Veja como faço neste vídeo:

Modelada a massa, polvilhei farinha de arroz no banneton e deixei a massa descansando na geladeira até atingir o ponto de fermentação que é quando você aperta a massa e ela volta lentamente e deixa uma leve marca.

Você pode fazer a fermentação na geladeira ou em temperatura ambiente. Em termos de fermentação, entendo que mais vale a observação do que simplesmente esquecer a massa por 12 horas na geladeira. Como aqui onde moro é bem quente, muitas vezes mesmo na geladeira, a massa atinge o ponto de fermentação em menos de 12 horas. 

Assando seu pão de tomate seco e parmesão

Esquentei o forno por 30 minutos em 250 graus e como neste dia usei a cocotte saveurs, não esquentei a panela. Recentemente comprei essa panela e estou gostando bastante. Ela é leve e gostei do custo benefício pois comparada à uma panela de ferro, é bem mais barata.

Virei o banneton na própria panela, fiz o corte e assei por 35 minutos com a tampa. Após este tempo, tirei a tampa e deixei no forno até dourar. 

O aroma do tomate seco e do parmesão invadiu a casa e o sabor ficou incrível. 

E aí? Gostou desta receita? Se fizer me conte o que achou e me marque no Instagram que vou adorar ver.

Se tiver alguma dúvida, pode deixar um comentário aqui mesmo, que respondo o mais rápido possível. Até a próxima receita!

pão de tomate seco e parmesão

Mais receitas

Pão de Batata com recheio de Catupiry

Como fazer pão baguete: desafio Rita Lobo

Receita de Cuca Alemã com geleia de uva

Sobre o Autor

Amanda Franco
Amanda Franco

Padeira Master pela Escola Levain de Panificação e acima de tudo apaixonada por pães.

6 Comentários

  1. Que delícia Amanda, estou adorando ver suas receitas e o carinho com que prepara tudo. Vou tentar fazer os tomates, pra depois fazer o pão!

  2. Oiê estou iniciando e querendo aprender fazer pão para mim e minha família. Gostei muito da sua explicação e têm fotos. Que para mim é muito importante devido a minha idade e ter problemas de saúde. Obrigada. Vou conseguir!

  3. Olá!
    Sou apaixonado por pão de fermentação natural com levain, faço um todas as semanas. Tenho diversos sabores, mas esse com tomate seco nunca fiz. Vou tentar com tomate seco comprado, não tenho microondas. Penso que ficará excelente pois também não vivo sem parmesão!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *