Receita de Cuca Alemã Com Geleia de Uva

Na receita de hoje vamos aprender a fazer uma deliciosa Cuca Alemã com recheio de geleia de uva caseira, além de uma cobertura de farofa de açúcar e canela que é realmente uma perdição! Então, veja até o final e confira!

Receita de Cuca Alemã: Tradição e Sabor

Originalmente servida apenas em datas especiais, como Natal e páscoa, a Cuca, que na Alemanha é chamada de Streuselkuchen, (bolo de flocos), tornou-se bastante popular aqui no Brasil, em especial no sul do país, pois é a região onde houve maior imigração Alemã.

Essa delícia já é tradição na região, mas hoje é muito consumida em qualquer época do ano. 

A cuca alemã é uma espécie de bolo-pão, que pode ter variados recheios, como geleias, damasco, ameixa, peras, maçãs, cerejas, goiabada ou até mesmo doce de leite. 

Como Preparar a Receita de Cuca Alemã

Para o preparo dessa receita de Cuca Alemã com geleia de uva, inicialmente é feita uma massa que usa fermento para pão. Após um rápido descanso, acrescenta-se o recheio escolhido por cima e por fim, uma farofa doce feita à base de manteiga. É fácil de fazer, então acompanhe o passo a passo abaixo: 

Cookies: Receita Prática Com Fermento Natural + Vídeo

Ingredientes

Massa:

  • 2 xicaras e meia de farinha de trigo
  • 6 colheres de açúcar
  • 1 colher de sopa fermento biológico seco
  • 2 colheres de sopa banha ou manteiga
  • Raspas de limão
  • 250 ml de leite morno
  • 2 ovos
  • uma pitada de sal

 Farofa:

  • 1 xícara e 1/2 de farinha
  • 1 xícara e 1/2 de açúcar
  • 2 colheres de banha ou manteiga (usei manteiga)
  • 1 colher de chá de canela em pó

Geleia de Uva:

  • 200 Gramas de uva sem sementes
  • 100 gramas de açúcar 
  • 50 gramas de água

Modo de Preparo da Receita de Cuca Alemã

Recheio de Geleia de Uva

Para o recheio da nossa cuca alemã, vamos usar uvas de mesa bem doces e sem caroço.

Lave bem as uvas, então acrescente um punhado de açúcar e por fim bem pouquinha água. Confesso que muitas vezes faço no olho mesmo, assim, vou acrescentando mais uvas se achar que foi pouco e deixo essa mistura reduzir. Esta é a base de qualquer geleia e dá super certo.

Leve para o fogo baixo até reduzir bem e em uns 20 minutos está pronta, então, reserve. Não vou te julgar caso decida usar uma geleia pronta. Na nossa Vitrine Virtual tem algumas opções bem bacanas. Vale a pena conferir!

Farofa para Cobertura da Receita de Cuca

Misture os ingredientes com as pontas dos dedos até formar como se fosse uma areia de praia. Reserve. 

Massa da Receita de Cuca Alemã

Para fazer a massa, basta misturar o fermento com 1 colher de sopa açúcar e metade do leite, depois deixe fermentar por aproximadamente 30 minutos.

Após o descanso, então misture os outros ingredientes com o fermento, inclusive o resto do leite e em uma tigela acrescente a farinha, (a massa fica um pouco pegajosa, use uma espátula para mexer).

Por último adicione o sal e misture bem. 

Coloque em uma forma untada com auxílio de uma colher e então deixe crescer por cerca de 30 minutos.

Delicadamente coloque o recheio. No meu caso, coloquei a geleia de uva aos poucos e com o auxílio de uma colher fui afundando um pouco na massa para que incorporasse melhor. Se o recheio ficar muito na superfície, o efeito da uva não fica tão bonito.

receita cuca alemã

Por fim, regue com a farofa. Você pode polvilhar um pouco de canela também, se gostar.

Hora de Assar Sua Cuca Alemã

Leve para assar por aproximadamente 30 minutos em fogo médio, mas não descuide, para não queimar.

Conclusão

Cucã Alemã com geleia de uvas pronta
Cucã Alemã com geleia de uvas pronta

O resultado é simplesmente divino! Então, caso faça esta receita de Cuca Alemã com geleia de uva ou outro recheio qualquer, me marque no Instagram @meupaocaseiroblog. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário!

No site Receita de Viagem também tem outra receita de cuca alemã muito boa. Clique nesse link para conferir. Vale a visita!

Veja mais:

Fondue de Chocolate do Outback no Pão Australiano

Sobre o Autor

Amanda Franco
Amanda Franco

Padeira Master pela Escola Levain de Panificação e acima de tudo apaixonada por pães.

12 Comentários

  1. Oi Amanda. Sigo vc já à um bom tempo mas, não conhecia suas receitas em detalhes. Parabéns !! Gostei muito pq vc é detalhista . Esse é meu perfil também rsrs. Bjs.

    • Oi! Dá certo sim! Já fiz e funcionou. Só os tempos da fermentação que serão mais longos mas nada demais, é preciso mais paciencia. Tenta acrescentar uns 100 gramas de levain bem ativo, no pico da fermentação que vai dar certo. Se estiver muito frio, deixa a massa em um lugar quentinho, pode colocar um copo com água quente do lado pra simular uma estufinha. Depois me fala como ficou. Bjs, Amanda.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *