Nesse post vou ensinar a fazer uma receita deliciosa de pão caseiro de açafrão da terra com tomate seco. Fica realmente muito bom e com uma cor maravilhosa. Confira!
Semana passada resolvi tentar fazer um pão que há muito tempo tinha vontade de fazer, usando açafrão da terra! A cor amarela fica linda!
E pra arrematar, em um dos pães (fiz 2) inclui um pouco de tomate seco. O tomate seco inclusive já ensinei a fazer aqui no blog nesta receita aqui.
E aproveitando o embalo, resolvi fazer os pães usando os bannetons artesanais que recebi da Handmade (@hhandmade1)
Os bannetons são feitos de forma artesanal com cordão de algodão 100%, costurados na máquina e não usam cola ou outros produtos químicos.
Eles tem bannetons de vários tamanhos, desde o P, que é esse que eu usei para massas de 500 gramas até o G para massas maiores.
Achei os bannetons muito bem feitos e bem leves, fáceis de guardar. Eles indicam que você evite amassar na hora de guardar para que ele mantenha a sua forma.
E, assim como no Banneton tradicional, para que não grude, eles indicam usar farinha de arroz ou você pode usar uma daquelas toquinhas descartáveis e polvilhar a farinha de arroz por cima dela se não deseja sujar o cesto.
Vamos à receita do pão caseiro de açafrão
Ingredientes:
400 gramas farinha de trigo ( usei rosa branca) (100%)
1 colher de chá de Açafrão da terra
260 gramas de água (65%)
100 gramas de levain (25%)
8 gramas de sal (2%)
66 gramas de tomate seco picado
Modo de Preparo
Pra começar essa receita de pão caseiro de açafrão, fiz autólise de aproximadamente 2 horas acrescentando o açafrão logo no começo. Logo quando a gente coloca o açafrão, parece que ele não deu cor suficiente. Porém, com as horas a cor vai ficando mais forte. Então não exagere na quantidade porque pode amargar o pão.
Após autólise, acrescentei 25% de levain. A quantidade de Levain vai depender muito do clima onde você mora, da velocidade que você quer o seu pão e do tipo de farinha.
A farinha rosa branca é uma farinha boa, porém, se acrescento 30% de levain observo que a fermentação ocorre muito rápido e o pão passa do ponto de madrugada. Então, gosto de acrescentar de 20 a 25% de levain e o pão vai mais devagar, o que é uma boa opção se você mora em um lugar quente. Então se acrescentar menos levain, tenha paciência para esperar o pão crescer.
Desta vez usei o levain 122. Esta forma de alimentar é um pouco mais rápida do que o 123 e neste dia queria o levain pronto mais rápido, então alimentei e em torno de umas 5 horas o levain estava bem ativo para ser usado.
Após acrescentar o levain, acrescento o sal e sovo na mão ou na batedeira até a massa ficar bem uniforme, quando ela praticamente desgruda da mão.
Não há necessidade de chegar no ponto de véu pois com as dobras e a longa fermentação o ponto de véu chega naturalmente.
Após sovar, coloquei a massa em uma tigela untada com azeite, tampei e dei um descanso de meia hora e fiz a primeira dobra.
Incluindo o recheio na receita de pão de açafrão
Como em um dos pães acrescentei tomate seco picado, inclui o recheio nas dobras. Gosto de fazer assim pois acho que o recheio fica melhor distribuído mas você também pode incluir na modelagem final.
Eu gosto de picar o tomate seco bem pequeno e secar com um papel toalha para retirar todo o líquido e não interferir na massa do pão.
Para ver como acrescento o recheio nas dobras, assista o vídeo:
Após a primeira dobra, fiz um intervalo de meia e mais 3 dobras com intervalos de 30 minutos. Se o tempo estiver muito frio, você pode prolongar um pouco esses intervalos para que a massa se desenvolva melhor.
Após as 4 dobras, a massa tinha crescido um pouco. Se a sua massa não se desenvolver muito, faça mais uma dobra e depois continue.
Modelagem
Após as dobras, parti então pra pré modelagem. Fiz como no esquema abaixo:
Após a pré modelagem modelei os pães e coloquei nos bannetons enfarinhados com farinha de arroz.
Para modelar no formato de bola, fiz como no esquema abaixo, só que sem o recheio, que já tinha sido incluído nas dobras.
Você pode modelar também no formato oval como no vídeo abaixo:
Para que o pão não grude no banneton, o ideal é usar a farinha de arroz ou usar uma touquinha descartável polvilhada com farinha de arroz.
Deixei a massa descansando em torno de uma hora e meia para dar um start na fermentação e após esse tempo coloquei na geladeira para passar a noite fermentando lentamente. Este tempo inicial pode variar de acordo com o clima aí na sua região. Se você mora em um local mais quente, não é legal fermentar demais antes de ir pra geladeira.
Hora de assar o pão de açafrão
Após passar a noite na geladeira, se a sua massa chegou no ponto, você pode assar ou deixar fermentando mais um pouco se ela ainda não está no ponto, para depois assar.
Eu gosto de me basear sempre pelo crescimento da massa para decidir a hora de assar. A massa não pode virar um balão e nem fermentar de menos pois o miolo fica bem massudo e compacto.
Aqueci o forno e a panela em torno de uns 40 minutos, fiz os cortes no pão e assei por 30 minutos com tampa e em torno de uns 20 minutos sem tampa, até o pão dourar bem.
O tempo de forno pode variar de acordo com o seu forno.
Por fim, deixei o pão esfriar bem sobre um grade e pronto!!!
Ficou delicioso!!
Então é isso. Se gostou dessa receita de pão caseiro de açafrão da terra e for fazer ai na sua casa, me maque com a hashtag #meupaocaseiro. Vou adorar ver como ficou. Até a próxima.
Oi Amanda, lindo seu pão! Queria saber onde você comprou os bannetons da Handmade, e eles são mais em conta do que os de ratan? Obrigada querida!
Oi Andrea! Os bannetons da Handmade são mais em conta que o banneton tradicional e você consegue encomendar com eles pelo instagram deles que é @hhandmade1 ou pelo telefone 19 9927 20015 Mary. Eles tem de vários tamanhos e os valores variam entre 35 e 50 reais. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda
Obrigada Amanda, sempre super atenciosa! Beijos.
Olá Amanda, fiquei com uma dúvida. O pão de açafrão no banneton, mesmo com a touquinha, não fica manchado? Obrigada e parabéns pelos seus pães.
Oi Marjorie, tudo bem? Vc diz com farinha? Eu gosto depois que eu viro o pão no papel pra assar, de passar um pouco de farinha pra uniformizar a superfície do pão e dar um acabamento bem legal. Aí depois que faço isso eu faço o corte. Espero ter ajudado, qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda