Nesse post vou ensinar a fazer a famosa receita de panetone salgado, um tipo de panetone feito com recheio de bacon.
Como todo mundo sabe, o Panetone, Panettone ou “Pane di tone” é um pão Italiano, feito com bastante manteiga, gemas e tradicionalmente é recheado com frutas cristalizadas, uvas passas, etc.
Com base nesta informação, a ideia de fazer um Panetone Salgado pode assustar os italianos e as pessoas mais puristas e tradicionais, porém, como a gente sabe muito bem, o brasileiro é um povo muito criativo e que não conhece limites. Rsrs. Quem tem limite é estado, município, a gente não.
E muita gente me perguntava se eu já tinha feito ou comido um Panetone Salgado, então resolvi por em prática essa ideia. Então, se é pra inventar uma moda, resolvi atacar logo Panetone de Bacon: fiz o Panetone com bacon e queijo canastra curado.
Se é pra fazer Panetone salgado, vamos começar em grande estilo. Rsrs. E o resultado me surpreendeu bastante. Comemos com geleia de pimenta defumada e ficou bom demais da conta!!!
Ficou uma massa “curinga” que você pode rechear com calabresa, bacalhau, azeitonas, enfim, soltar a imaginação. Ficou bem fofinho e desfiando!!
Vamos à receita ?
Ingredientes para o Bacontone
Para fazer Panetone de aproximadamente 550 gramas usei:
Ingredientes para o pré-fermento:
-25 g de farinha de trigo
-5 gramas de fermento biólogico seco
-25 gramas de água
Obs: Se quiser fazer com levain, substitua a mistura por 50 g de levain bem ativo, no pico da fermentação)
Ingredientes da Massa:
-250 g de farinha de trigo
-135 g de água
-Todo o pré-fermento que preparamos previamente ou 50 de levain bem ativo.
– 15 g de açúcar
-12 g de leite em pó
-4 g de sal
-47 g de gemas (aproximadamente 3 gemas)
-25 g de manteiga sem sal
Modo de preparo do pré-fermento:
Para começar o Panetone, primeiro misturei 25 g de farinha, 5 gramas de fermento biológico seco e depois acrescentei 25 g de água. Misturei bem, tampei e deixei descansar em temperatura ambiente por aproximadamente 60 minutos.
Após ativar bem o fermento, comecei a receita.
Importante: Procure fazer e usar esse pré-fermento no mesmo dia que for fazer o pão.
Você pode fazer com levain também, porém lembre-se de ativar bem o fermento e usar no pico da fermentação.
Modo de preparo da massa:
Para começar a massa, misturei todos os secos menos o sal. Depois acrescentei a água e misturei bem.
Após misturar bem, acrescentei o pré-fermento e misturei bem.
Após misturar bem acrescentei o sal.
E misturei bem. Fiz na batedeira mas você pode fazer o processo na mão. Só vai ter que ter mais paciência na hora da sova e na hora de incorporar os ovos e a manteiga.
Depois de sovar bem, acrescentei as gemas aos poucos.
Tenha paciência. A massa pode parecer que desandou mas no fim ela vai tomando corpo.
Ela pode ficar meio grudenta mas com a sova, aos poucos vai ficando mais elástica e começando a desgrudar das laterais do bowl.
Não é legal que a massa esquente demais. Após incorporar bem os ovos, vamos acrescentar a manteiga picada aos poucos.
O ideal é que a massa não passe dos 26 graus porque se esquentar demais a massa, vira uma espécie de “chiclete” o glúten se quebra e o Bacontone não vai desfiar, vai ficar com a textura de bolo. Se sentir que está esquentando muito, pare de sovar, tampe e deixe descansando por uns 20 minutos na geladeira.
Por fim, incorporei toda a manteiga e sovei até o ponto de véu. Outro indício de que a massa chegou no ponto é quando ela fica grudada do batedor.
Você pode fazer esse processo na noite anterior, tampar bem o pote da massa para que não resseque, colocar na geladeira, e no outro dia continuar o processo.
No outro dia, mesmo na geladeira, a massa provavelmente terá crescido bastante.
Você pode também sovar menos tempo(apenas até incorporar bem os ingredientes) e fazer dobras. Com as dobras e a longa fermentação, a massa vai chegar no ponto.
Pronta a massa, na geladeira ou em temperatura ambiente, vamos deixar que ela quase dobre de tamanho. Não é legal deixar fermentar demais.
Modelagem da receita de Panetone Salgado
Depois que a massa cresceu bem, eu passei um pouco de óleo sobre a bancada (não exagere) e, com delicadeza, abri a massa fina.
O bacon eu piquei bem, fritei na própria gordura dele sem acrescentar nada e depois sequei bem com papel toalha.
Deixei esfriar bem para usar na receita. Usei 141 gramas de bacon mas fica muito ao gosto da pessoa, cuidado para não pesar a mão no bacon também. Acrescentei também 87 gramas de queijo canastra curado. Se não tiver, pode usar mussarela, provolone, coalho, enfim, o queijo que gostar mais.
Depois que distribui o recheio, fui fechando a massa.
Depois que fechar bem a massa, virei de cabeça pra baixo e boleei.
Se sentir grudar, passe um pouco de óleo nas mãos, não exagere.
Por fim, coloquei o Panetone na forma de 500 gramas, tampei e deixei fermentar quase dobrar de tamanho. Não pode fermentar demais senão não dá o chamado “salto de forno” pois já cresceu muito fora do forno.
Hora de assar o panetone Salgado
Depois de crescer, esquentei o forno a 170 graus por 20 minutos e enquanto isso, fiz o corte em cruz no Panetone com uma lâmina de barbeiro bem afiada, separei as pontas e coloquei um pedacinho de manteiga por cima e levei ao forno em torno de uns 40 a 45 minutos, ou até dourar.
Tudo vai depender muito do seu forno. Não exagere na temperatura do forno para não ressecar.
Usei uma contenção feita com papel manteiga e fita para segurar a massa.
e retirei essa contenção no fim para terminar de dourar o Panetone.
Depois de assado, retirei do forno, passei mais manteiga derretida por cima pra dar uma cor a mais (não exagere) e deixei esfriar sobre uma grade. Como este Panetone Salgado tem uma massa mais firme, não senti necessidade de espetar palitos e deixar esfriar de cabeça para baixo como nos Panetones Tradicionais.
Como ficou nossa receita de Panetone Salgado
Deixei esfriar um pouco e comemos!!! Ficou bem saboroso, até o natal vai rolar muitos panetones salgados aqui com certeza.
Gostou dessa receita ? Se fizer, me marque nas redes sociais. Vou adorar ver!
E se quiser aprender a fazer mais tipos de Panetones, se inscreva no meu curso de panetones artesanais. Tá muito legal, aguardo vocês!!!
Incrível! Fiz e fica maravilhoso! Obrigada por compartilhar.
Poxa Silvia! Que coisa boa!!! Eu fico feliz.
MARAVILHOSO! Resultado fantastico. Seu passo a passo é muito cuidadoso. Não tem como dar errado. PARABÉNS, super didático. Obrigada pela generosidade.
Obrigada Olga! Eu que agradeço. bjs, Amanda.