O pão delícia é um clássico da Bahia, e está para os baianos assim como o pão de queijo está para os mineiros. E este pão pra mim tem gosto de saudade, pois na adolescência morei em Salvador e este era um dos pães preferidos meu e do meu irmão. A sua textura é bem leve, o recheio bem suave.
Então siga na leitura do post que eu vou te ensinar a fazer essa receita deliciosa, que pode ser servida no café da manhã ou no lanche da tarde, acompanhada de uma bebida bem gelada ou daquele cafezinho especial.
Essa receita é boa demais. E o melhor: é bem simples de fazer, só basta um pouco de paciência pra manusear a massa, que tradicionalmente é mais hidratada. Vamos à receita?
Pão delícia da Bahia
Ingredientes
Ingredientes da massa
- 250 gramas de farinha de trigo branca
- 45 gramas de açúcar
- 5 gramas de sal
- 5 gramas de fermento biológico seco
- 17 gramas de leite em pó
- 100 gramas de água
- 25 gramas de ovo
- 50 gramas de manteiga
Ingredientes da Cobertura
- 50 gramas de manteiga derretida
- 50 gramas de parmesão ralado de boa qualidade
Ingredientes do Recheio
- 50 mls de água
- 20 gramas de farinha de trigo branca
- 150 mls de leite integral
- 100 gramas de creme de leite
- 100 gramas de requeijão cremoso
- 50 gramas de queijo parmesão ralado
- 5 gramas de açúcar
Modo de Preparo
Modo de preparo do recheio
- Para fazer o recheio, primeiro dissolva bem a farinha na água.
- Adicione os demais ingredientes, leve ao fogo médio e deixe engrossar até o ponto de mingau. Deixe esfriar e reserve.
Modo de preparo da massa
- Primeiro misture a farinha com o fermento, o açúcar, o sal e o leite em pó.
- Após misturar os secos, acrescente a água e sove até formar uma massa propriamente dita. Evite adicionar mais água, pois ainda vamos adicionar mais gordura na receita.
- Após sovar um pouco, acrescente o ovo e novamente sove até incorporar bem.
- Por fim, acrescente a manteiga em ponto de pomada e sove até o ponto de véu, que é quando a gente estica a massa e consegue praticamente ver do outro lado sem rasgar. Não se assuste se sentir a massa meio grudenta. Este é o ponto mesmo. Como este é um pão bem leve, se a gente adiciona muita farinha, ele acaba ficando pesado.
- Após chegar no ponto de véu, deixe a massa crescer até dobrar de volume. Pode ser em temperatura ambiente, o que a 26 graus leva em torno de 1 hora, ou você pode tampar a massa e deixar passar a noite na geladeira. Este segunda opção deixa o pão bem leve e a massa gelada acaba deixando o pão mais fácil de manusear.
- Após praticamente dobrar de volume, é hora de modelar os pãezinhos. Para isto, em uma superfície levemente untada com um pouco de manteiga ou óleo (não exagere) divida a massa em bolinhas de 30 gramas e modele as bolinhas.
- Após modelar os pães, coloque em uma assadeira untada com manteiga e acomode os pães, deixando uma distância entre eles, tampe com um plástico e novamente deixe fermentar até dobrar de volume.
- Crescidos os pães, é hora de assar! Leve ao forno médio pré-aquecido 175 graus em forno caseiro por cerca de 40 minutos (o tempo de forno pode variar de acordo com o seu forno).
- Retire do forno, deixe esfriar um pouco sobre uma grade.
- Após amornar um pouco, recheei os pães, passe na manteiga derretida, polvilhe queijo parmesão ralado por cima e pronto! Fica delicioso.
Dicas para a receita
Para fazer esta receita de pão delícia com fermento natural, basta adicionar 30% de levain bem ativo, que vai dar 75 g, e seguir a receita normalmente. Os tempos da fermentação serão bem mais longos, porém, com um pouco mais de paciência a receita dá certo do mesmo jeito.
Cuidado com o excesso de farinha:
A massa do pão delícia é uma massa mais mole mesmo, então pode ser que fique mais grudenta na hora de manusear. Mas para facilitar o processo de modelagem, você pode deixar a massa cerca de 30 minutos na geladeira antes de modelar.
Varie nos recheios:
O recheio tradicional do pão delícia é com parmesão, porém esta massa fica boa com vários tipos de recheio, tanto doce quanto salgado. É só soltar a imaginação.
0 Comentários