O que acontece se eu sovar demais a massa?

Hoje vamos falar sobre o ponto certo da sova da massa do pão artesanal. Afinal, o que acontece se você sovar demais a massa?

Se você tem hábito de sovar a massa nas mãos, provavelmente este problema não será corriqueiro para você. Sovando a massa nas mãos, antes de sovar demais, é provável que você esteja exausto rs…

Porém, se você tem hábito de fazer pão na batedeira, é bom ficar atento. 

O primeiro sinal de que você sovou demais é quando a massa se torna bem brilhante. O segundo sinal é que a massa perde a elasticidade. Ao fazer o teste do ponto de véu,  a massa rasga com facilidade, sinal de que o glúten foi desenvolvido em excesso.

Você também sentirá a massa muito densa e rígida. Será difícil pressionar a massa e achatá-la no balcão.

Todos esses são indicadores de que a massa desenvolveu muito glúten, fazendo com que fique excessivamente firme. O resultado é um pão com miolo bem mais denso e fechado e textura semelhante a um algodão. 

Este vídeo do canal Flour and Water exemplifica muito bem esse colapso do glúten:

No fim do vídeo, é possível ver como a massa perde a elasticidade e rasga:

o que acontece se você sovar demais a massa?

Além disso, a sova excessiva levará a uma super oxidação da massa, o que afetará a cor do pão, tornando o miolo bem branco.

O site Fresh Loaf exemplificou muito bem os efeitos do excesso de sova:

o que acontece se você sovar demais a massa?

Sovar demais a massa causa mudança na coloração

Na primeira foto podemos ver um pão que foi sovado na medida certa: a cor é visivelmente mais amarelada e o miolo menos denso, mais alveolado.

Na segunda foto, um pão visivelmente mais branco e mais denso. 

Segundo Nathan Myhrvold e Francisco Migoya, no  livro Modernits Bread, esta perda de cor acontece porque a farinha contém carotenóides (pigmentos amarelo-laranja) que fazem algumas massas suavemente misturadas adquirirem um tom amarelo-creme que muitos padeiros artesanais acham atraente. 

Quando as massas são misturadas, mais oxigênio é incorporado a cada minuto que passa. Após um longo período de tempo, a pigmentação cremosa desaparece por causa do excesso de oxigênio, que efetivamente alveja a cor e produz uma migalha muito branca.

O pão cresce pouco

Outro efeito negativo do excesso de sova é que o pão provavelmente não terá um bom crescimento no forno, resultando em um pão pequeno e sólido. Isso acontece porque a massa tinha tanto glúten que criou uma barreira sólida dentro do pão, prendendo completamente os gases liberados pelo fermento e impedindo-os de empurrar a massa para cima.

Sovar demais a massa pode afetar o sabor

Além disso, sovar a massa em excesso causará um super aquecimento da massa, o que fará com que fermente muito rápido, resultando em um pão menos saboroso, com sabores menos complexos.

Assim, para evitar os efeitos do excesso de sova, o ideal é uma sova curta e de baixa velocidade, combinada com autólise, o que ajudará a reduzir este tempo.

O que fazer quando você passou do ponto na sova?

Uma forma de tentar reverter essa situação é deixar a sua massa descansar bem. Se a receita recomenda 1 hora de descanso, por exemplo, deixe o dobro do tempo, e se possível na geladeira.

A massa esfriará, fazendo com que o fermento aja mais devagar. Isso dará ao glúten tempo para relaxar e amolecer um pouco. Também permitirá que o fermento trabalhe melhor e se desenvolva melhor no forno.

Na hora de modelar, tente não brincar demais com a massa. Manipule o mínimo possível para evitar a criação de filamentos mais difíceis de glúten. Antes de assar, deixe crescer bem, mais do que o de costume.

Porém , se nada adiantar e o pão  ao sair do forno ainda estiver duro, não o jogue fora! Este é o pão perfeito para fazer croutons ou até farinha de rosca!

Se gostou desse texto sobre o que acontece se eu sovar demais a massa, compartilhe nas suas redes sociais. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário, que respondo assim que possível. Até a próxima dica!

Sobre o Autor

20 Comentários

  1. Olá Amanda, e na prática vc percebe que souvou na mão por 10 min e percebeu que a massa ainda não formou o ponto de véu. Deixar descansar para que atinja naturalmente, ou continuar sovando correndo o risco de sovar em excesso?

    • Oi! Quando demora muito pra atingir o véu, geralmente eu tampo e deixo descansando na geladeira por uns 20 minutos e volto a sovar. Quando sai da geladeira, a textura já está bem melhor.

  2. Having read this I believed it was extremely informative.
    I appreciate you taking the time and effort
    to put this short article together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and posting comments.
    But so what, it was still worthwhile!

  3. Se eu sovar na sovadeira manual, quantas vezes tenho que passar na máquina…estou passando umas cem vezes e não acerto mais o pão, daí me disseram que sovo muito será?

  4. Oi Sirlei!! Vc nota que a textura do pão fica parecendo um chiclete? Se sim, é pq sovou demais. Mas o resultado final do seu pão é como? Desfia ou fica igual um bolo? Se ele está ficando igual um bolo é porquê você sovou demais. O glúten se quebrou. Tenta não esquentar demais a massa. Se está demorando muito pra chegar no ponto de véu, tampa e deixa descansar na geladeira por uns 20 minutos e continua. Ou você pode simplesmente parar de sovar e fazer dobras a cada 30 minutos. Faz umas 4.dobras. Na longa fermentação não há necessidade de sovar muito. Com as dobras e o tempo o pão chega no ponto. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda

  5. Eu gostaria de saber o pq o meu pão de forma está rasgando. Sova ok, temperatura da massa e do forno ok, tempos de descansos tbm.

    • Oi! Será que não é a modelagem? Tenta enrolar menos apertado pra dar mais espaço pra ele crescer. O ar da massa vai tentar escapar de alguma forma, então tenta deixar a massa menos tensionada também. Observa o forno também. Será que o forno não está muito quente? A gente vai observando, tentando fazer as alterações e vendo se o pão melhora. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda

  6. Oi, Amanda! Fui fazer uma receita de pão, sovando na planetária, mas depois de sovar o tempo falado na receita, minha massa ficou grudenta, nem conseguia puxar para ver se atingiu o ponto através da elasticidade. O moço no vídeo colocou um termômetro na massa para ver se ia deixar fermentar 30 min na geladeira e 30 min em temperatura ambiente ou 1h em temperatura ambiente e a massa dele atingiu 29° C. Segundo ele, essa massa tem que ficar em torno de 26º C. Já a minha massa esquentou muito, estava febril (rs) com mais de 40° C. Será que foi porque bati muito na batedeira, esquentando a massa, que ela não chegou no ponto da sova? Em qual velocidade devo sovar na batedeira e geralmente por quanto tempo? Dê-me dicas, por favor. =)

    • Oi Michelle! Tudo joia? Se a massa ficou grudenta parecendo um chiclete, tenho quase certeza que é porque sovou demais e a massa esquentou demais. Quando é assim, destrói o glúten e vira um chiclete. Já aconteceu comigo tb kkkkk então o ideal é que a massa não passe dos 26 graus e se demorar muito pra chegar no véu, vc para tudo, tampa e coloca na geladeira pra descansar uns 30 minutos. Após esse descanso vc faz o teste e provavelmente a massa já chegou no véu, caso contrário, sova mais um pouco. A velocidade da batedeira é muito realitivo, depende muito da marca. Como não é legal esquentar, tenta começar a sovar na velocidade 1. E tem batedeiras que possuem a velocidade 1 muito alta. Então vai controlando a temperatura e se ela esquentar muito você coloca na geladeira e depois continua. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda

  7. Olá, essas dicas valem pra panetone tb? O meu primeiro desfiava, agora estao mais pesados e brancos. Acho q estou sovando demais. Abraço

    • Oi Fátima! Valem sim. A massa do panetone é muito delicada, então o ideal é que a temperatura não passe dos 26 graus. Você pode passar gelo por fora do bowl durante a sova.ou fazer descansos para que a massa não esquente demais. Um indício de que esquentou demais é justamente a textura de bolo e não de pão.
      Espero ter ajudado, qualquer coisa me fala. Bjs, Amanda

  8. Olá, na hora de modelar eu mexi demais em uma parte da massa e depois de assado ficou rígida parecenfo bolo a oitra parte que eu só fiz bola de leve ficou desfiando e gostoso de comer.
    Entendi esse tal glúten.
    Obrigada.

  9. Ola por favor gostaria de saber porque a massa do pão tem que atingir o glúten se eu ouvi falar que o glúten faz mal para o corpo, obrigada pela atenção

    • Oi Vera, tudo bem? O pão artesanal desenvolve bem o glúten e faz com que ele se torne mais digestivo e melhor para o nosso organismo. Espero ter ajudado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *