Hoje é comemorado o dia do padeiro. Parabéns a todos nós!

Quem não gosta de acordar pela manhã e, antes de começar as atividades do dia-a-dia, comer aquele pão quentinho, crocante e delicioso. Dá até água na boca…

Pois é, isso não seria possível sem esse profissional que é tão importante para nosso dia começar bem. Estou falando do padeiro. Nesse 8 de julho é comemorado o dia do padeiro e tenho muito orgulho de poder ser chamada de padeira, mesmo que seja padeira artesanal.

Nos dias de hoje, muitos de nós podemos nos orgulhar de sermos padeiros, alguns profissionais, que acordam ainda de madrugada para garantir o pãozinho de cada dia na mesa do brasileiro, outros artesanais, amadores, caseiros… Não importa. O que conta é o amor por essa técnica milenar que está presente desde os primórdios da humanidade, que é a panificação.

Na verdade, a história do pão está intimamente ligada com a história da humanidade. Sem ele, talvez não teríamos chegado tão longe na evolução.

Só no Brasil são quase 100 mil padarias, que geram quase 1 milhão de empregos formais diretos. O pão preferido dos brasileiros certamente é o francês, ou pão de sal, como conhecido em algumas regiões. Mas é claro que nosso pão artesanal de fermentação natural tem ganhado espaço.

História do dia do padeiro

Conta a história que, no ano de 1333, sob o reinado de D. Diniz, casado com D. Isabel, houve uma fome terrível em Portugal. Naquele cenário, D. Isabel empenhou suas jóias para poder comprar trigo de outras regiões e assim poder manter seu costume de distribuir pão aos pobres.

Em um dos dias de distribuição, o rei apareceu inesperadamente. Com medo de ser censurada, ela escondeu os pães em seu vestido. O rei percebendo o gesto perguntou o que ela havia escondido. A rainha respondeu em voz trêmula: “São rosas, meu senhor”.

O rei, não acreditando, pediu para vê-las. Isabel obedeceu e para surpresa de todos, caíram ao chão rosas frescas e perfumadas. O rei não se conteve e beijou as mãos da esposa enquanto, os pobres gritava: “Milagre, milagre!”.

Atualmente, comemora-se no dia 08 de julho, o dia de Santa Isabel. Por isso, neste dia é comemorado também o dia do panificador.

Queria aproveitar a data de hoje para parabenizar todos os padeiros, profissionais ou não, artesanais ou não, e todos aqueles que gostam de fazer aquele pãozinho para o café da família. Aproveitem, que hoje é seu dia!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *