Fermentação Natural Faz Bem Para a Saúde?

A fermentação natural já é um recurso usado na panificação há milênios, com registros de seu uso datados de até 3.500 anos atrás. No entanto, a rapidez de ação do fermento industrializado, desenvolvido em meados do século XIX, acabou dando uma ofuscada em toda a importância dessa forma de uso da levedura. Por isso, você não ouve sempre sobre as vantagens e benefícios da fermentação natural.

Mas, afinal, como fazer o fermento natural? Mais do que isso, será que a fermentação natural faz bem para a saúde? Descubra as respostas a seguir.

fermentação natural

Como fazer o fermento natural?

Naturalmente, a farinha já possui microrganismos. Sendo assim, no ambiente, na temperatura e no tempo certos eles se desenvolvem e levedam a massa. Para isso, você deve misturar farinha de trigo e água. Em alguns casos, a pessoa mistura algum outro ingrediente para alimentar e potencializar a fermentação, como maçã, abacaxi, uvas ou iogurte natural.

Diariamente, essa mistura deve ser alimentada com pequenas porções de água e farinha, mantida em pote fechado com furinhos na tampa, permitindo que o ar também faça seu trabalho. Geralmente, dentro de 10 dias essa mistura terá formado um fermento natural, também conhecido como “massa mãe” ou sourdough starter.

Aprenda a fazer seu Fermento Natural do zero aqui nesse vídeo da chef padeira Amanda Franco

As massas feitas por meio da fermentação natural costumam resultar em pães, tortas e biscoitos levemente azedos, como o famoso pão italiano, por exemplo. Mas, quais são as vantagens da fermentação natural para a saúde?

Vantagens da fermentação natural para a saúde

Para início de conversa, difícil você não se apaixonar de cara pelo sabor de um pão feito com a levedura natural. Na verdade, esse processo melhora a textura e o sabor de pães feitos com grãos e farinhas integrais. Dessa forma, você fica mais motivado ingerir esse tipo de alimento.

Aqui no blog fiz um texto sobre como a fermentação natural pode ajudar inclusive nas dietas de emagrecimento. Veja aqui.

Além disso, o ácido acético, produzido durante a fermentação, retarda o desenvolvimento de bolor nas massas. Assim, o seu pão ou biscoito dura mais tempo. Mas, existem várias outras vantagens para a saúde e você precisa conhecer. Confira:

Melhor controle da glicose

Normalmente, o índice glicêmico do pão feito com fermentação natural é mais baixo. Isso significa que o seu corpo leva mais tempo para consumir a energia fornecida. Como resultado, você tem um aumento e uma queda gradativa de insulina e maior controle sobre a fome.

Melhora o funcionamento do intestino

Na verdade, de acordo com um artigo divulgado pela UFSC, estudos indicam que pães feitos com fermentação natural desenvolvem cerca de 80% menos carboidratos. Nesse caso, foi observado que pessoas com sensibilidade ao glúten apresentavam menos reações alérgicas ao ingerir pães naturalmente fermentados.

Ao mesmo tempo, esses mesmos produtos possuem componentes probióticos, famosos por darem aquela forcinha para intestinos preguiçosos. Para isso, eles aumentam a quantidade de bactérias “do bem” no intestino. Como resultado, a digestão é realizada mais lentamente e fica mais fácil. Sem falar que um intestino que funciona bem, absorve bem todos os nutrientes e vitaminas dos alimentos que você consome.

  • Diminui a quantidade de glúten na massa

Inicialmente, vimos que os microrganismos são os principais atores na fermentação natural. De fato, são eles os responsáveis também pela degradação de proteínas. Dentre elas, o glúten também sofre a ação desses microrganismos. Ou seja, ao fim do processo, a quantidade de glúten presente na massa é menor que a quantidade consumida em uma massa feita com fermentação comum.

pão artesanal

Vale a pena incluir fermentação natural sua dieta?

Sem dúvida. Afinal, qualquer tipo de melhoria na alimentação tem impacto direto na sua qualidade de vida. Dessa forma, além de facilitar sua digestão, diminuir os picos de insulina e glicose no organismo, e dar uma força para o bom funcionamento do seu intestino, você vai além. Na verdade, um bom hábito puxa outro e te dá ânimo para fazer várias pequenas mudanças. Gradativamente, elas trazem grandes benefícios para a sua saúde.

Por onde começar?

Produzir pães com fermentação natural pode mudar sua vida. Para isso, você precisa desvendar os segredos e todos os pulos do gato na hora de fazer seu próprio fermento e criar seus pães. Mas, não sabe por começar? Então, Amanda Franco, especialista em panificação, pode te ajudar. Clique aqui e descubra tudo sobre a panificação artesanal descomplicada. Para encontrar uma receita maravilhosa e super bem explicada de pão integral, clique aqui.

Sobre o Autor

2 Comentários

  1. bom diaaaaaaa sou o Luís estou gostando de mexer com massa já preparo fermento natural ja tenho 2 que triplicam más ainda faço pouco pao na verdade quase nada pouco incentivo o custo fuca um pouco alto pra mim nai deixo de alimentar diariamente guardo um na geladeira que alimento a cada 15 dias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *