Hoje vamos mostrar uma receita deliciosa de pão caseiro com nutella, usando fermento natural. A babka é um doce de origem polonesa, tradicionalmente servido no domingo de Páscoa.

Originalmente, tratava-se de um bolo feito de passas ao rum e envidraçado com uma cobertura à base de frutas.

O nome desse pão caseiro vem da expressão ‘para avó’ em Polonês. Alguns historiadores afirmam que veio da Itália para a Polônia, e deriva de uma versão do clássico panetone italiano.

Uma outra versão é a judaica, que usa canela e chocolate ao invés do recheio de frutas polonês, e é especialmente popular na América do Norte.

Quais sabores usar na sua Babka?

A Babka pode ser feita de diferentes sabores, como baunilha, limão ou chocolate. É tradicionalmente servida como um lanche da tarde ou uma sobremesa, e vai muito bem com uma xícara de café quente. 

Nesta versão,  vamos fazer um delicioso pão caseiro de nutella usando apenas fermento natural. Essa receita rende duas babkas bem grandes e super macias! 

Você pode aprender a fazer seu próprio fermento natural nesse tutorial.

Babka com fermento natural exige preparo

Para preparar essa babka, você vai precisar fazer uma espécie de esponja com uma parte do seu fermento natural, alimentando-o com açúcar mascavo, farinha branca e um pouco de água. 

No dia em que fiz, preparei a esponja pela manhã e fiz a massa no final da tarde. Por fim, deixei descansando por 2 horas em temperatura ambiente, depois levei à geladeira para modelar no dia seguinte. 

Ingredientes:

Esponja

80 g de farinha de trigo branca 

20 g de açúcar mascavo

25 g de fermento natural

35 g de água

Massa

350 g de farinha de trigo branca  (100%)

Toda a esponja preparada pela manhã (aprox. 160g) (42%)

2 ovos (aprox. 100 g) (28%)

50 g de açúcar mascavo (12%)

85 g de manteiga amolecida sem sal (24%)

7 g de sal (2%)

110 g de leite (31%) *

Evite adicionar mais líquido, se sentir que a massa está muito seca, pois na hora que for acrescentar a manteiga, ela vai ficar mais úmida. 

Recheio

Nutella à gosto ou qualquer outro recheio da sua preferência como doce de leite, açúcar, manteiga e canela.

Modo de preparo

A esponja

1. Pela manhã prepare a esponja, misturando 25 gramas do seu Levain, a água, o Açúcar mascavo e a farinha branca. Ficará uma mistura rígida mais como uma massa.

Não se esqueça de guardar uma isca do fermento na geladeira para futuras receitas, pois vamos usar toda a esponja na Babka.

2. Deixe fermentar até dobrar de volume. Isso pode levar de 4 a 12 horas, dependendo da temperatura ambiente e da força do seu levain. Caso seu fermento dobre de tamanho muito rápido, mas você ainda não está pronta para fazer a massa, guarde o frasco na geladeira.

A Massa

1. No final da tarde, misture a massa. Você pode usar a batedeira ou as mãos. Em uma tigela grande coloque leite, a esponja, açúcar, ovos, farinha e sal. Misture tudo. 

2. Resista à tentação de adicionar mais líquido, mesmo se estiver um pouco seca. Misturar na manteiga, na fase seguinte, irá amolecer a massa. Sove por 3 a 4 minutos e deixe descansar por 15 a 20 minutos.

massa do pão caseiro já misturada no recipiente

3. Depois, adicione  metade da quantidade de manteiga e mexa.

acrescentar manteiga na massa do pão caseiro

4. Uma vez completamente integrada a manteiga, adicione a outra metade e sove a massa por 8 a 10 minutos até ficar homogêneo e elástico, atingindo o ponto de véu. 

Se você sentir que o glúten não está se desenvolvendo bem, deixe a massa descansar por 15 minutos e volte a sovar novamente.

massa do pão caseiro mostrando ponto de véu

5. Molde a massa em bola e coloque em uma tigela limpa. Cubra com filme plástico e deixe fermentar à temperatura ambiente por 2 horas, depois coloque a tigela na geladeira durante a noite, vedando bem.

Recheando a Babka

6. De manhã, retire da geladeira  e coloque numa superfície levemente enfarinhada. Abra a massa em quadrado medindo aproximadamente 45×45 cm e tenha de 4 a 5 mm de espessura. 

7. Quando terminar, espalhe a nutella pela massa, deixando uma margem de 1 a 1,5 cm. Se você quiser, polvilhe um pouco de chocolate picado ou pedaços de chocolate. Enrole de forma firme. Se precisar, apare as pontas. Corte o rolo pela metade para ficar mais fácil de caber na forma.

massa da babka aberta, acrescente a nutella
dividir a massa ao meio

A trança da Babka

8. Em seguida, pegue uma faca afiada e corte os troncos pela metade. Para moldar a babka, pegue uma metade e a coloque sobre a outra e simplesmente trance essas duas metades. 

duas partes separadas da massa, para fazer um pão caseiro trançado
massa da babka trançada

9. Deixe os babkas descansarem até dobrar de volume, o que pode levar de 4 a 7 horas, dependendo da temperatura. 

pão caseiro babka pronta para assar

Como moro em uma região de clima quente, em 2 horas a minha massa já tinha dobrado de tamanho.

10. Pré-aqueça o forno a 220 ° C e  asse por 10 minutos a 220 ° C e depois diminua para 200 ° C e asse por mais 30 a 40 minutos ou até assar bem. Tudo vai depender do  seu forno. 

11. Depois de assadas, retire os babkas das formas e deixe-os esfriar em uma grade . Pronto! Agora é só se delicitar com esse pão caseiro de nutella feito com seu próprio fermento natural.

Solte a imaginação e aproveite!

Você pode rechear também com doce de leite, ganache, ou ainda canela e açúcar, enfim, deixe soltar a imaginação. Espero que goste da receita e se fizer me marca no instagram @meupaocaseiroblog. Qualquer dúvida me manda um comentário.

Quer mais uma ideia bem legal pra fazer com Nutella. Vai lá no Receita de Viagem e confira esse brownie de Nutella.

Beijos

pão caseiro de nutella com fermento natural pronto

Mais receitas de pão caseiro:

Receita de Cuca Alemã com geleia de uva

Receita de antepasto de beringela

Pão de batata com recheio de catupiry

Tags: |

Sobre o Autor

Amanda Franco
Amanda Franco

Padeira Master pela Escola Levain de Panificação e acima de tudo apaixonada por pães.

13 Comentários

    • Oi! Você pode tentar fazer um brigadeiro de limão siciliano. Faz ele,espera esfriar bem e usa como recheio. Se fizer depois me fala como ficou.Bjs, Amanda

  1. Oi! vou testar fazer agora, e me surgiu uma duvida: as 350g de trigo, é contando já as 80g usada para a biga? ou seria 80g para a biga + as 350 para a massa?
    Obrigada!!!

    • Oi! É os 80 gramas da biga mais 350 de farinha para a massa. Depois me fala como ficou. Espero ter ajudado, qualquer dúvida me fala. Bjs, Amanda.

    • Oi! Sim! Em vez de usar a esponja, alimente seu levain como de costume e use a mesma quantidade que a receita pede, que é 160 gramas. Porque na realidade esta esponja nada mais é do que uma alimentação do levain. A única coisa pra dar certo é você usar seu levain bem ativo, no pico da fermentação. Depois me fala se deu certo. Bjs, Amanda.

  2. Esta receita é a melhor que já experimentei com levain para massas doce, pois, geralmente as receitas de pão doce mandam adicionar um pouquinho de fermento biológico por conta da acidez do levain, não isso. Aprendi fazer meu fermento em um curso rápido, que foi muito proveitoso. A sua receita ficou maravilhosa, maravilhosa mesmo! E agora vou usá-la para fazer meu primeiro panetone de fermento natural.
    Sou também advogada e amo fazer pão!
    Muito obrigada por compartilhar com a gente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *