Fermento Natural: Como Criar Seu Levain com Método Comprovado!

Nesse artigo vou ensinar você a fazer seu próprio Fermento Natural do zero, misturando apenas farinha e água. Sem segredos e sem complicação. Comece hoje mesmo a fazer seu Levain e faça pães maravilhosos.

O que você vai ver nesse artigo?

Introdução
Vídeo: Como Fazer Seu Fermento Natural do Zero
O que fazer depois de criar seu Fermento Natural?
E se der algum problema com meu Levain?
Conclusão

Introdução

O fermento natural, também conhecido como Levain, Sourdough, Lievito Madre, ou Massa Madre, nas mais diversas línguas, nada mais é do que a forma utilizada para se fazer pães até meados do século XIX, pois naquela época ainda não existia fermento biológico.

Aqui no blog já publiquei um post sobre a primeira biblioteca de Levain do mundo. Vale muito a pena conhecer, pois lá eles conservam fermentos de várias partes do mundo e alguns podem chegar a um século de vida!

Vídeo: Como Fazer Seu Fermento Natural do Zero

O processo de fermentação

Através da ação lenta das leveduras, forma-se uma crosta crocante e sabores complexos, criando-se pães altamente digestivos. É o famoso pão artesanal, ou pão rústico, ou ainda pão italiano, como alguns preferem chamar.

Com a criação do fermento industrializado, também conhecido como fermento biológico, a forma de fazer pão de antigamente foi sendo deixada de lado, pois a fermentação rápida traz como resultado pães bem volumosos, e sem necessidade de preparação prévia. É mais fácil para a produção, mas não quer dizer que seja melhor para a saúde, como mostro nesse post aqui.

A paixão pelo fermento natural renasce

Nos últimos anos uma nova onda de apaixonados por pães de fermentação natural vem surgindo, e isso se deve muito aos sabores e aromas só alcançados pela fermentação e pela arte em si, que também é linda.

A fermentação natural exige dedicação, mas vale a pena cada minuto.

Uma pequena dose de paciência…

Antes de conseguir fazer o meu Levain, confesso que tive algumas tentativas frustradas, talvez pela falta de paciência.

Tentei fazer algumas vezes acrescentando suco de frutas, mas ao fazer o primeiro pão, ficou duro como pedra, realmente impossível de comer.

Com essa técnica que vou ensinar no vídeo abaixo, que mistura somente farinha e água, consegui fazer o meu primeiro Levain e começar a fazer pães. Esse blog e tudo que você está vendo aqui é fruto dessa primeira receita de como fazer fermento natural do zero, que mostro logo em seguida. Assista ao vídeo e aprenda a criar seu Levain em 10 passos simples.

O que fazer depois de criar seu Fermento Natural?

Depois de assistir ao vídeo acima e aprender a fazer seu Fermento Natural do zero, você já pode começar a fazer pão, por isso deixo aqui um link com as receitas aqui do blog, para você mergulhar mais fundo nessa maravilhosa arte da panificação artesanal.

Caso você esteja chegando aqui pela primeira vez, talvez queira saber um pouco mais sobre o mundo da fermentação natural. Aqui no blog trago várias dicas sobre o assunto. A primeira delas que indico bastante a leitura é o post sobre 7 coisas que você sempre quis saber sobre fermento natural, mas teve medo de perguntar. Esse texto é bem interessante e vai te fazer entender melhor seu novo amiguinho e como se dar super bem com ele, extraindo tudo que ele pode trazer de bom.

Caso você tenha “esquecido” do seu Levain por algum tempo, nesse post ensino como reativá-lo para que ele possa “voltar à vida”.

Mas primeiro é preciso saber se realmente seu fermento natural morreu, porque ele é um bichinho bastante resistente. Muitas vezes achamos que vamos precisar joga-lo fora e começar novamente a cultura, mas tenha muita calma nessa hora. Então, leia o artigo sobre isso aqui no blog.

É preciso ainda entender ainda o que pode ou não estragar seu fermento natural, e como você pode evitar que ele morra e então você tenha que começar do zero.

Outra dúvida que aparece muito é sobre o que fazer com o Levain se for viajar e ficar vários dias fora. Não se desespere, pois não será preciso pedir a um vizinho para cuidar dele, ou mesmo deixálo em uma creche, como fazermos com um cãozinho, por exemplo.

E se der algum problema com meu Levain?

Publiquei aqui no blog um post que fala sobre como solucionar problemas no seu Levain, que recomendo bastante a leitura. Lá você vai encontrar várias dicas para cuidar bem do seu fermento natural e assim obter melhores resultados nas suas fornadas.

Caso não seja suficiente para responder sua dúvida, ou então se quiser se aprofundar mais nesse mundo da panificação artesanal, você pode entrar no nosso grupo no Telegram, onde vai poder trocar experiências e aprender mais sobre panificação.

Recentemente lançamos também nosso Curso de Panificação Artesanal Descomplicada, onde você vai aprender todos os segredos da panificação e da fermentação natural com quem entende do assunto: a chef padeira Amanda Franco vai te mostrar todos os caminhos para elevar suas fornadas a outro nível. Então, se você é iniciante ou mesmo se já faz pães e quer melhorar seus resultados, conheça nosso curso.

Conclusão

Então é isso. Espero que tenha gostado do vídeo sobre como fazer seu fermento natural do zero e aproveite bastante o conteúdo, pois foi tudo preparado com bastante carinho.

Se quiser, pode deixar um comentário aqui no post ou lá no youtube, que respondo assim que possível. Não se esqueça de deixar seu like no vídeo e se inscrever no nosso canal.

Sobre o Autor

Amanda Franco
Amanda Franco

Padeira Master pela Escola Levain de Panificação e acima de tudo apaixonada por pães.

89 Comentários

  1. Olá boa tarde! Gostaria de receber o de fermentação natural e o de como fazer pães e roscas doces. É gratuito? Achei muito interessante,será que consigo fazer um pão delicioso e bonito? Prazer em conhecê-la

  2. Olá Amanda, boa tarde!

    Gostaria de baixaar o eBook Levain do Zero, mas qdo cadastro meu eMail, recebo a receita da Colomba.

    Teria outro meio de fazer o download?

    Obrigada e adorei seu blog.

    • Oi Rose! É porque a gente está mandando todos os 3 livros no mesmo email. Só leia um pouco mais pra baixo no email que tem o ebook do levain tb. Gente manda os 3 de uma vez e você baixa qual preferir. Qq coisa me fala

  3. Oi, bom dia!!
    Sou encantada por pães com fermentação natural!!
    Por gentileza, pode me enviar receitas e dicas, inclusive do levain??
    Muito obrigada!!

    • Oi Neusa! Eu tb sou. Aqui na página inicial do blog tem como você se cadastrar na lista exclusiva, pra receber várias dicas sobre fermentação natural. Mas se quiser, me passa seu email que eu te cadastro, blz? Bjs. Amanda

  4. Oi, bom dia!!
    Sou encantada por pães com fermentação natural!!
    Por gentileza, pode me enviar receitas e dicas, inclusive do levain??
    Muito obrigada!!

    • Aqui na página inicial do blog tem como você se cadastrar na lista exclusiva, pra receber várias dicas sobre fermentação natural. Mas se quiser, me passa seu email que eu te cadastro, blz? Bjs. Amanda

    • Oi! Aqui na página inicial do blog tem como você se cadastrar na lista exclusiva, pra receber várias dicas sobre fermentação natural, e neste primeiro email enviamos os 3 ebooks pra você baixar. Mas se quiser, me passa seu email que eu te mando, blz? Bjs. Amanda

  5. Olá, Amanda! Tudo bem? Descobri sua página hoje. Já estou acompanhando seu Instagram. Cadastrei-me para receber suas dicas. Você disse que receberia 3 e-books. Só recebi o do levain. Será que deu algum problema na remessa?
    Parabéns pelas suas páginas. Obrigada. Abraços.

  6. Oi Helenice!! Muito obrigada. Neste mesmo email que você recebeu mais pra baixo tem 2 links pra baixar do primeiro pão e 1 da colomba. Dá uma olhada e qualquer coisa me fala blz? Bjs, Amanda

  7. Olá Amanda, Gostaria de receber seu ebook sobre da fermentação natural. fico grato pela ajuda, em tempo você tem curso de como aprender fazer pão para ter uma renda extra.

  8. Gostaria muito de aprender fazer o fermento natural. Fiz a 4° ( quarta ) tentativa e não consegui. Amo comer pão. ( aliás a família toda), me ajude a fazer, Por favor.
    Obg.

    • Oi!!! Acabei de enviar os ebooks ensinando o fermento e o primeiro pão no seu email.me confirma se recebeu blz? Qualquer dúvida você vai me falando por aqui ou lá pelo instagram. É @meupaocaseiroblog

    • Oi!!! Acabei de enviar os ebooks ensinando o fermento e o primeiro pão no seu email.me confirma se recebeu blz? Qualquer dúvida você vai me falando por aqui ou lá pelo instagram. É @meupaocaseiroblog

  9. Olá Amanda, gostaria de receber o e-book de fermentação natural, acabei de fazer o cadastro mas não recebi.
    Obrigada.

  10. Oi Amanda, vc é muito didática e delicada! Parabéns!
    Vc pode por gentileza enviar-e os 2 e-books
    (fermento e pão), muitíssimo grata!!!

  11. Parabéns pelo seu blog, muito interessante e bem elaborado!
    Da vontade de fazer todas as receitas!!!
    Gostaria de receber os e-books de receitas e fermento natural, por favor.

  12. Amanda, adorei seu blog. Muito completo e bem didático. Adorei mesmo!
    Você poderia me passar o e-book sobre o fermento natural? Não vejo a hora de começar minhas experiências.

    • Oi! Acabei de enviar. O hotmail sempre envia nossos emails para a caixa de spam, infelizmente. Mas agora te enviei direto e acho que vai chegar direitinho. Qualquer problema me fala. Bjs, Amanda

  13. Boa noite Amanda!!
    Gostaria de receber em meu email o e-book sobre o fermento natural do zero como faço?
    Eu tentei fazer fermento natural com alguns tipos de farinha, mas não deu certo ainda tem alguma dica de farinha que vc utiliza e dá certo integral, refinada, organica e a marca?
    Ah gostaria de saber também qual a proporção de fermento natural usar em uma receita, por exemplo para uma receita que vai 10g de fermento seco biológico.

    Permaneço no aguado desde já obrigada!!

  14. Eu tentei fazer fermento natural com alguns tipos de farinha, mas não deu certo ainda tem alguma dica de farinha que vc utiliza e dá certo integral, refinada, organica e a marca?
    Ah gostaria de saber também qual a proporção de fermento natural usar em uma receita, por exemplo para uma receita que vai 10g de fermento seco biológico.

    Permaneço no aguado desde já obrigada!!

    • Oi! Tudo joia? O seu fermento que você falou que não deu certo foi como? Ele deu fungo ou não apresentou atividade? A farinha realmente influi muito, eu criei o meu com farinha comum, de supermercado, a rosa branca. Se não deu certo com determinada marca, é legal você trocar. Se quiser, me manda um e-mail para o meupaocaseiro@gmail.com que tenho te ajudar mais na criação do seu fermento. E com relação à substituição do fermento biológico para o levain, geralmente eu faço em torno de 30%, 40% em relação à quantidade da farinha e uso o fermento bem ativo, no pico da fermentação. Qq coisa me fala. Espero ter ajudado, bjs, Amanda.

  15. Não consigo entra na comunidade do telegram para ganhar o ebook do levsin. Poderia me ajudar e me enviar o mesmo?

  16. Sou apaixonada por pães. Embora faça excelentes pães tipo brioche não tenho informações técnicas “teoria aplicada”. Estou sempre lendo, me informando e estudando, mas nunca tentei fazer pães rústicos de Levain.
    Agradeceria muito se puder encaminhar e.books inclusive de fermentação natural .

  17. Gabriela, o descarte faz parte da renovação do fermento. O que você pode fazer se quiser aproveitar tudo é separar em dois potes e alimentar os dois. Mas para fazer isso todas as vezes, vai ficar com vários potes com levain. Se tiver espaço para armazenar, pode tentar fazer. Abraços.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *